Buscar

A2 Posse e Propriedade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
	CURSO:
	Direito (DIR 101)
	
	
	
	
	
	TURMA:
	JUR 0701M
	VISTO DO COORDENADOR
	PROVA
	TRAB.
	GRAU
	RUBRICA DO PROFESSOR
	DISCIPLINA:
	Posse e Propriedade
 ( 2 tempos)
	AVLIAÇÃO REFERENTE:
	A1  ☐
	A2 x☐
	A3 ☐
	PROFESSOR:
	DR. CLEYSON DE MORAES MELLO
	MATRÍCULA: 18100467
	
	Nº NA ATA:
	
	DATA:
	01/12/2020
 ( 3ª feira)
	 NOME DO ALUNO:PATRÍCIA ANDRADE ESPINOZA.
	
A2 – POSSE E PROPRIEDADE
1ª QUESTÃO: Quais os deveres do síndico?
Sabendo-se que o síndico é o representante legal eleito pelos condôminos em assembleia,por um prazo de um ano podendo ser prorrogado por igual período. Ele assume inúmeras funções e responsabilidades inerentes ao cargo, e que estão definidas no ordenamento brasileiro em vigor. Portanto, suas incumbências estão previstas expressamente na forma do Art. 1348, incisos I,II,III,IV,V,VI,VII,VIII e IX do Novo Código Civil.
Sendo assim, os deveres do síndico são: convocar assembleia dos condôminos; representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns; dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio; cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia; diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores; elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano; cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas; prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas e realizar o serviço de edificação.
Súmula n° 260 do STJ – A convenção de condomínio aprovada, ainda que sem registro, é eficaz para regular as relações entre os condôminos.
2ª QUESTÃO: O que o condomínio pode fazer? Qual a ação cabível?
O que o condomínio pode fazer no caso de o condômino negar acesso ao apartamento, dificultando o trabalho de manutenção, colocando em risco a edificação e os outros moradores, após ser notificado é o síndico aplicar multa de cinco cotas condominiais, após assembleia geral extraordinária, com no mínimo3/4 dos condôminos restantes para a devida deliberação da aplicação pela atitude antissocial e por não cumprimento de suas obrigações previstas em lei, na forma do Art. 1337, do Código Civil.
Sendo assim, a ação cabível que o condomínio deve tomar nesses casos é entrar com uma Tutela de Evidência para determinar que o condômino Felizberto, autorize a vistoria e manutenção no apartamento, sob pena de multa. Esse procedimento deve ser acompanhado pelo síndico e administração. Isso porque, tal medida visa garantir a segurança dos moradores e do empreendimento. Portanto, essa ação de conhecimento para requerer a adoção de medida de evidência serve para compelir a parte ré a permitir o ingresso no apartamento para a realização dos serviços necessários.
3ª QUESTÃO: Qual o quórum de aprovação de obras emergenciais no condomínio?
O quórum de aprovação de obras emergenciais no condomínio enquadra-se com a classificação legal para obras necessárias. Sendo as obras que teem por finalidade conservar o bem ou evitar que se deteriore. Portanto, uma situação que bem exemplifica esse contexto é o conserto de um barbará. Logo, para a devida execução, basta a aprovação da maioria dos presentes em segunda convocação de assembleia, na forma dos Arts. 1341, § 3°; 1352 e 1353 do Código Civil.
FONTES PESQUISADAS:
CONJUR, Disponível em: https://www.conjur.com.br/, acesso em 05/11/2020.
 STJ,disponível em : www2.stj.jus.br , acesso em 05/11/2020.
1.

Continue navegando