Buscar

Rosa Maria Damasceno da Silva - Artigo 12

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CAMPUS FLORESTA
 CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS
 
 
 
 
ROSA MARIA DAMASCENO DA SILVA
ERIKA
LUCAS
 
 
 
 
 
TÍTULO: ANÁLISE METODOLÓGICA DE APLICATIVOS MAIS VOLTADOS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CRUZEIRO DO SUL – ACRE
2022
ROSA MARIA DAMASCENO DA SILVA
ERIKA
LUCAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Título: Análise Metodológica de aplicativos mais voltados para a aprendizagem de Língua Inglesa
 
 
 
Artigo submetido ao Curso de Licenciatura em Letras Inglês da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Gêneros Discursivos e os Novos Letramentos.
 
Orientador: Prof. Me. Stepheson Emmanuel Araujo de Souza.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CRUZEIRO DO SUL – ACRE
2022
Análise Metodológica de aplicativos mais voltados para a aprendizagem de Língua Inglesa
Rosa Maria Damasceno da Silva 
Erika Abreu 
Lucas Cordeiro ³ 
Resumo 
Este trabalho visa destacar sobre o uso de aplicativos utilizados na Língua Inglesa a partir de uma discussão sobre o uso da tecnologia móvel bem como analisar a importância para o processo de ensino aprendizagem. Na atualidade, os dispositivos móveis se caracterizam como um grande apoio educacional, onde gera educandos aptos a Geração Digital, mobilizando a interação social. Os aplicativos são disponibilizados não somente com pagamento mas de forma gratuita, favorecendo o aprendizado de línguas. A Metodologia utilizada é através de uma Revisão Bibliográfica através da pesquisa em sites como scielo, Revistas Científicas, Teses e Dissertações. Dessa forma, é esperadoo que a utilização de ferramentas pedagógicas sejam levadas em consideração para o cumprimento das atividades nas aulas de língua estrangeira tradicional.
Palavras-chave: Aplicativos; Dispositivos Móveis; Línguas.
Methodological analysis of applications more focused on English language learning
Abstract 
This work aims to highlight the use of applications used in the English language from a discussion on the use of mobile technology as well as analyze the importance for the teaching-learning process. Currently, mobile devices are characterized as a great educational support, which generates students capable of the Digital Generation, mobilizing social interaction. The applications are available not only with payment but also free of charge, favoring language learning. The methodology used is through a Bibliographic Review through research on sites such as scielo, Scientific Journals, Theses and Dissertations. In this way, it is expected that the use of pedagogical tools will be taken into account for the fulfillment of activities in traditional foreign language classes.
Keywords: Apps; Mobile devices; Languages.
1 Introdução 
O uso dos aplicativos está se tornando cada vez mais frequente nos tempos atuais, devido às novas tecnologias que são produzidas, atualizadas e comercializadas. A internet é um grande meio para a transmissão de informações, vendas, criação de conhecimentos e possibilidades. Diante disso, com a introdução do aplicativo voltado para a aprendizagem há inúmeros benefícios como promover a inclusão social e um desenvolvimento mundial em relação à utilização dos meios eletrônicos entre eles, os dispositivos móveis, como smartphones, tablets e telefones com acesso a internet.
A língua inglesa é considerada muito importante no dia-a-dia das pessoas e possibilitam diversas formas de comunicação a partir de diversos lugares, estudos e culturas, ao conhecer essa linguagem e desenvolver práticas como leitura, escrita, ouvir, falar é desenvolvido grandes oportunidades para o mercado de trabalho e para a cidadania.
A aplicação da tecnologia digital ao ensino não é considerado um ato simples, mas esse método tem se tornado eficaz na práica cotidiana. Diante disso, é de fundamental importância uttilizar os dispositivos móveis para finalidades pedagógicas. Pode-se perceber que os alunos utilizam as tecnologias para pesquisas, comunicação e publicações, mas não somente para a aprendizagem.
O professor apresenta um papel muito importante na transmissão de conhecimentos, auxiliando em diversas situações, tirando dúvidas e mediando grupos de trabalhos educacionais. Dessa forma, o educando passa do meio tradicional de ouvir, copiar os conteúdos e passa a interagir com os alunos, transformando e construindo conhecimentos.
Na Língua estrangeira a aprendizagem móvel é destacada através de inúmeros aplicativos disponibilizados e que atualmente se encontram disponíveis para os que querem aprender a Língua Inglesa e há uma mudança para os alunos na forma de aprender, onde são disponibilizados práticas de aspectos gramaticais, apreensão de vocabulário novo, podcasts e dicionários.
Diante de um contexto educacional revolucionário as novas gerações mudam a realidade atual com novas culturas, novos comportamentos e interações com a sociedade. As crianças encontram-se mais próximas aos avanços tecnológicos e ao chegar ao espaço escolar, já possuem contato com as tecnologias no contexto familiar.
O objetivo deste trabalho é apresentar três aplicativos como Duolingo, Busuu, Babbel para compreender como o uso pode auxiliar na prática educativa.
2 Fundamentação teórica
	O trabalho apresentado é um estudo para avaliar a utilização de aplicativos em relação ao ensino aprendizagem. É importante ressaltar que serão mencionados três tipos de aplicativos utilizados na Língua Inglesa que são: Duolingo, Busuu, Babbel. 
 2.1 Duolingo
	O Duolingo apresenta-se como um dos que tem maior popularidade, sendo, de acordo com diversos meios midiáticos de comunicação, como jornais e revistas e trabalhos acadêmicos. De acordo com as informações disponibilizadas no próprio site do aplicativo, trata-se da ferramenta educacional mais baixada no mundo, com 170 milhões de usuários. No que se refere ao Brasil, é o segundo país com maior número de aprendizes, perdendo somente para os Estados Unidos (SATAKA, 2019).
	Duolingo, que é a maior plataforma online de aprendizado de idiomas do mundo. Utiliza-se de ciências e técnicas de aprendizagem para fazer o aprendizado mais divertido e eficaz, oferecendo isso totalmente de forma gratuita. O aplicativo foi reconhecido como Aplicativo do Ano para iPhone em 2013 pela Apple, e o Melhor dos Melhores da Google Play em 2013 e 2014. Foi criado pelo pioneiro de “crowdsourcing” Luis Von Ahn, PhD, e Severin Hacker, PhD. 3 Com mais de 100 milhões de alunos, o Duolingo se transformou de forma orgânica na maneira mais popular de aprender um idioma online em apenas alguns anos (SANTANA, ABRANCHES, 2018).
2.2 Busuu
	Conforme Sabota, Peixoto, 2015 por meio do Busuu, e ao contrário do Babbel, o tipo de CALL utilizado é o integrativo, e se refere não só à visão mais social ou sociocognitiva de ensino que põe maior ênfase no uso da linguagem em contextos sociais semelhantes, mas também devido aos esforços no desenvolvimento de novas perspectivas que visem a integrar os vários aspectos da aprendizagem de línguas, como, por exemplo, o uso das abordagens por tarefa ou baseadas em projetos, o que corresponde à abordagem comunicativa de ensino de línguas. 
	No Busuu, há uma convergência multimodal de mídias e procura-se usar os recursos on- e off-line dos computadores para engajar os alunos em atividades colaborativas, significativas e de grande alcance, como, por exemplo, criar uma página multimídia que terá como interlocutores não somente o professor, mas o vasto público da internet (SABOTA, PEIXOTO, 2015).
2.3 Babbel
	O aplicativo Babbel, é um exemplo dessa ampliação do espaço de aprendizagem de línguas. Trata-se de um software aplicativo para o ensino dos idiomas espanhol, inglês, alemão, italiano, sueco, português, turco, polonês, indonésio, dinamarquês, holandês e norueguês com mais de 20 milhões de usuários num total de 190 países (SABOTA, PEIXOTO, 2015).
Metodologia 
		A Metodologia utilizada é através de uma Revisão Bibliográfica a partir dapesquisa descritiva com base qualitativa em sites como scielo, Revistas Científicas, Teses e Dissertações. O trabalho se divide em 6 seções Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultado e discussão, Considerações finais, Referências Biliográficas.
		Conforme Jacobsen, et, al., 2017, a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus pesquisadores estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a ele conferem. Ao discutir as características da pesquisa qualitativa, chama atenção para o fato de que, na perspectiva qualitativa, o ambiente natural é a fonte direta de dados e o pesquisador, o principal instrumento, sendo que os dados coletados são predominantemente descritivos. 
		Partindo dessa perspectiva, defende a idéia de que uma estratégia de pesquisa qualitativa é mais indicada para a análise de fenômenos sociais, e, portanto, mais alinhada às Ciências Sociais, já que seus praticantes poderão estar mais próximos às pessoas que estão investigando e ficarão menos propensos a lhes impor estruturas conceituais impróprias (JACOBSEN, et, al., 2017).
Resultados e Discussão
Deve apresentar informações a partir da análise das evidências encontradas. Tabelas, gráficos ou figuras devem ser mencionados no texto e devem apresentar os resultados mais significativos.
Deve-se seguir o padrão das normas da ABNT vigentes em todo o documento. Quanto às citações, no caso das literais maiores que três linhas, inserir recuo de 4cm, espaçamento simples, fonte Arial 11 pt. Quando for uma citação de determinado autor, pode-se usar de duas maneiras:
A redação se torna mais fácil quando se tem objetivo claro e bem focado. Objetivos pobremente definidos ou em grande número prejudicam o processo de redação, pois se torna difícil alcançar as qualidades de um bom texto, como clareza, concisão e sequência lógica. (PEREIRA, 2017, p. 661)
Ou, segundo Pereira (2017, p. 661):
A redação se torna mais fácil quando se tem objetivo claro e bem focado. Objetivos pobremente definidos ou em grande número prejudicam o processo de redação, pois se torna difícil alcançar as qualidades de um bom texto, como clareza, concisão e sequência lógica.
No caso de citação literal de mais de 3 linhas, de entrevistas realizadas em procedimentos de coletas de dados, colocar o texto em itálico. 
Para citação literal menor que três linhas, colocar entre aspas: "[...] educadores e pesquisadores que vêm clarificando a importância da arte na formação humana." (SIMÃO, 2022, p. 1). Para supressões utiliza-se reticências entre colchete. 
Para referenciar as citações de mais de três autores, deve-se indicar apenas o sobrenome do primeiro, acrescentando a expressão ‘et al.’. Exemplos: Passos et al. (2014, p. 15) e (FONSECA et al., 2016).
As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ter a forma completa do nome, seguida da sigla escrita entre parêntese, por exemplo: Ministério da Educação (MEC). Para padronização dos textos, indica-se que sejam grafadas em itálico as palavras estrangeiras que ainda não tenham sido incorporadas ao idioma. 
Qualquer que seja o tipo de ilustração (desenho, esquema, fluxograma, quadros, fotografia, mapa, entre outros), devem ter sua identificação na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. A fonte da ilustração é elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor, devendo ser indicada após a ilustração. Destaca-se que as ilustrações devem citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme Figura N.
Figura N – Título da figura - formatado em Arial 12, centralizado, 0pt antes, 0pt depois, espaçamento simples
· 
Fonte: Fulano (2015) - formatado em Arial 10, centralizado
Deve-se ter atenção a qualidade das ilustrações, para que não fiquem desfocadas.
Quadro N – Título do quadro - formatado em Arial 12, centralizado, 0pt antes, 0pt depois, espaçamento simples
	texto
	Arial 11
	0pt antes
	0pt antes
	texto
	Arial 11
	0pt antes
	0pt antes
	texto
	Arial 11
	0pt antes
	0pt antes
	texto
	Arial 11
	0pt antes
	0pt antes
Fonte: Elaborado pelos autores (2018) - formatado em Arial 10, centralizado
As tabelas devem ser tratadas consoante ao que rege o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O conteúdo de uma tabela é composto por dados numéricos que complementam uma informação do texto. Com relação a formatação, na tabela as bordas laterais não podem ser fechadas, a identificação é feita na parte superior e a fonte na parte inferior, conforme exemplo demonstrado na Tabela N.
Tabela N – Título da tabela - formatado em Arial 12, centralizado, 0pt antes, 0pt depois, espaçamento simples
	texto
	Arial 11
	0pt antes
	0pt antes
	texto
	Arial 11
	0pt antes
	0pt antes
	texto
	Arial 11
	0pt antes
	0pt antes
	texto
	Arial 11
	0pt antes
	0pt antes
Fonte: Fulano (2017) - formatado em Arial 10, 0pt antes, 0pt depois, espaçamento simples
A correta formatação do documento, consoantes às normas da ABNT, a exata inserção de fontes e referências e a precisa grafia da língua, de acordo com o idioma escolhido para a escrita do manuscrito, são de total responsabilidade dos seus autores.
Considerações finais
Referências
ALMEIDA, J. R. R.; LIMA, A. S. DE. Aplicativos educacionais: Uma análise sobre o aplicativo Duolingo no aprendizado do idioma inglês.2018. Disponível em:
https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/2774/1/JonathanRuanAlmeida.pdf. Acesso em: 29/08/2022.
JACOBSEN, A.L. DE.; CONTO, S. F. DE.; SILVÉRIO, R. C.; GUIMARÃES, V. R. DA.; SILVA, W. C. DA. Perfil Metodológico de pesquisas elaboradas no âmbito das instituições de ensino superior brasileiras: Uma análise de publicações feitas pela Revista de Ciências da Administração. Disponível em: 
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/181164/101_00179. Acesso em: 25/08/2022.
LIMA, S. M. M. Mobile Learning: Reflexões sobre uso de aplicativos de , aprendizagem de Língua Inglesa em escolas públicas de Araioses- MA. Conedu. Congresso Nacional de Educação. 2019. Disponível em:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID6342_01102019000144.pdf. Acesso em: 30/08/2022.
NASCIMENTO, K. C. O uso de aplicativos móveis como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de Língua inglesa. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós Graduação em Linguística e ensino. João Pessoa-PB, 2017. Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/12046/1/Arquivototal.pdf
SABOTA, B.; PEIXOTO, S. M. Busuu e Babbel: Reflexões acerca do potencial de contribuição de aplicativos para o processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 14, n. 2, 2015. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/download/1415/1248/2453. Acesso em:28/08/2022.
SANTANA, R. S. DA.; ABRANCHES,S. P. Duolingo: A utilização da plataforma como ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem em línguas estrangeiras. Revista Cadernos de estudos e Pesquisa na Educação Básica. V. 4. N. 1, p. 162-172, Recife, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/download/237659/30727. Acesso em: 26/08/2022.
SATAKA, M. M. Análise do aplicativo Duolingo para aprendizagem de Língua Espanhola: Uma pesquisa narrativa. Universidade Estadual Paulista-UNESP. Faculdade de Ciências e Letras. Campus de Araraquara- SP. 2019. Disponível em:
https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/4881.pdf. Acesso em: 27/08/2022.
· Obra com um só autor:
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
· Obra com dois autores:
GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas,1992.
DUTRA, G. N. C. L.; CARVALHO, T. F. R. de. A democracia participativa do Estado Contemporâneo. Virtù: Direito e Humanismo, Brasília, v. 1, n. 4, 2013. Disponível em: http://revistaeletronica1.hospedagemdesites.ws/revista-eletronica-virtu/pasta_upload/artigos/a7.pdf. Acesso em: 05 maio 2022.
· Obra com de três autores:
FADUL, É. M. C.; SILVA, M. A. M. A.; SILVA, L. P. da. Ensaiando interpretações e estratégias para o campo da administração pública no Brasil. Revista de Administração Pública (RAP), Rio de Janeiro, v. 46, n. 6, p. 1437-1458, 2012. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/7130/5676. Acesso em: 05 maio 2022.
· Obra com mais de três autores:
DANTAS, J. A. et al. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772014000100002. Acesso em: 05 maio 2022.
Todas as referências que possuem DOI devem incluí-lo como link (destacado em cor diferente e estar habilitado), em substituição ao endereço web do documento precedido de “Acesso em:”. O link deve estar ativo e sua verificação é de responsabilidade dos autores. Para localizar o DOI basta inserir a referência em https://doi.crossref.org/simpleTextQuery. 
· Capítulo/Artigo em livro:
COELHO, F. de S. Reformas e Inovações na Gestão Pública no Brasil Contemporâneo. In: BRASILIENSE, J. M.; DANTAS, H. (Orgs.) Parceria Público Privado Social. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer e a Fundação Vale, 2013.
· Artigo em revista:
SEKEFF, G. O emprego dos sonhos. Domingo, Rio de Janeiro, ano 26, n. 1344, p. 30-36, 3 fev. 2002.
MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera, 1998. Disponível em: https://philpapers.org/rec/MANLCE-2. Acesso em 05 abr. 2022.
· Tese, dissertação ou outro trabalho de conclusão de curso
COELHO, A. C. Fatores determinantes de qualidade de vida física e mental em pacientes com doença pulmonar intersticial: uma análise multifatorial. 2009. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16359/000695147.pdf?sequence=1. Acesso em: 4 set. 2021.
· Artigo/Matéria em jornal:
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
· Publicação em meio eletrônico:
BUCCI, E. Rouba, mas faz obra social. Época, São Paulo, 19 out. 2015. Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/colunas-e-blogs/eugenio-bucci/noticia/2015/10/rouba-mas-faz-obra-social.html. Acesso em: 28 mar. 2022.
· Legislação
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 05 out. 1988. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Súmula no 14. Não é admissível, por ato administrativo, restringir, em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. Disponível em: http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.html. Acesso em: 29 nov. 2021.
· Trabalho apresentado em evento
OLIVEIRA, J. F. de. Os papéis sociais e a gestão das universidades federais no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 26., 2013, Recife. Anais […], Recife: ANPAE, 2013, p. 1-14.
CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos [...], Recife: UFPe, 1996. Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais.htm. Acesso em: 21 jan. 2022.

Continue navegando