Buscar

sandreia trabalho

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CAMPUS FLORESTA
 CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
 
 
 
 
SANDREIA DE SOUZA DIAS
VALCILERNE MARTINS MIRANDA
 
 
 
 
 
TÍTULO: HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL, LÍNGUA E LINGUAGEM, ORALIDADE E ESCRITA, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CRUZEIRO DO SUL – ACRE
2022
SANDREIA DE SOUZA DIAS
VALCIRLENE MARTINS MIRANDA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Título: História da Língua Portuguesa no Brasil, Língua e linguagem, Oralidade e escrita, Ensino de Língua Portuguesa
 
 
 
Trabalho submetido ao Curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Metodologia do ensino da leitura e da escrita.
 
 Prof. 
 
 
 
 
 
 
 
 
CRUZEIRO DO SUL – ACRE
2022
	O ensino da Língua é evidenciado desde os primórdios do século XX, a partir de obras literárias e textos clássicos. Hoje, o estudo da língua é encontrado na sala de aula. A escola é muito importante para tornar as atividades mais dinâmicas, coerentes e produtivas. Dessa forma, a oralidade é de extrema importância para o ensino da língua. O trabalho tem como objetivo identificar o ensino da língua portuguesa no Brasil, destacando a oralidade e escrita, lingua e linguagem, ensino de língua portuguesa.
	A língua falada no Brasil foi introduzida devido outras linguagens como a indígena, os portugueses também transportaram escravos da África, onde o dialeto ficou adepto juntamente com o português de Portugal transformando-se em língua portuguesa em virtude do descobrimento. Há diversos níveis de análise linguística como o fonológico, morfológico, sintático e semântico. O código linguístico permite a utilização na análise de textos e discursos, relações entre fala e escrita, como duas modalidades no uso contínuo das variações.
	A linguagem oral é muito utilizada no cotidiano, a criança, o jovem e adulto ao entrar na escola já possui a língua materna que se caracteriza como uma eficiência na fase comunicativa e nos periodos iniciais da alfabetização. A fala possui a função de organzar, desenvolver e manter as atividades discursivas.
	A escrita possui um papel fundamental para as pessoas letradas mas não se deve desconsiderar o conhecimento linguístico introduzido no início da colonização e estabelece a cultura, pensamento e o raciocínio abstrato. A oralidade e a escrita estão muito presentes na sociedade e a relação é presente através dos gêneros textuais, como textos orais e escritos, atividade de leitura e produção, caso de notícia de um telejornal que aparece de forma falada mas que é caracterizado como uma leitura do texto escrito, publicação de entrevistas em jornais e revistas, produzidos de forma oral, mas só chegam pela escrita.
	A aprendizagem da linguagem oral e escrita é fundamental para a inserção das crianças na participação das diversas práticas sociais. A linguagem oral é construída na Educação Infantil para uma grande competência comunicativa. A escola deve introduzir a Língua Portuguesa na sala de aula, pois, possibilita uma maior aprendizagem com um espaço mais amplo para o pensamento, onde também está inserida nas diversas experiências sociais. É importante ressaltar as brincadeiras na rotina das escolas, que promovem o desenvolvimento da linguagem.
	Portanto, a língua portuguesa possui diferentes formas e siginificados, desnevolvendo na sociedade a comunicação, entendimento, expressão da língua e evolução da sociedade. Dessa forma, a escola é estabelecer formas significativas e corretas da utilização da língua portuguesa aos educandos e se faz necessário também na vida cotidiana.
Referências Bibliográficas
MARCUSCHI, L. A. A Língua falada e o Ensino de Português. Adepto de Letras, UFPE-1996.
MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. Princípios Gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. Belo Horizonte: Autêntica, p. 13-30, 2007.

Continue navegando