Buscar

Questões de Processo Civil Recursos

Prévia do material em texto

1- De acordo com as alternativas marque V ou F:
( ) O prazo para apelação é dia 05 dias;
( ) O prazo para interpor embargos de declaração é de 05 dias;
( ) Cabe embargos de declaração contra qualquer despacho judicial que esclarecer obscuridade ou eliminar contradição; suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento ou corrigir erro material.
( ) Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso.
( ) Serão admitidos novos embargos de declaração se os 2 (dois) anteriores houverem sido considerados protelatórios.
( ) Considera-se omissa a decisão que, deixe de se manifestar sobre tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em incidente de assunção de competência aplicável ao caso sob julgamento ou incorra em qualquer das condutas descritas no art. 489, § 1º .
( ) A apelação terá efeito suspensivo.
( ) Os embargos de declaração e o agravo de instrumentos não tem preparo recursal. 
( ) São pressupostos recursais extrínsecos, a tempestividade, o preparo recursal e a regularidade formal. 
( ) Quando o agravo interno for declarado manifestamente inadmissível ou improcedente em votação unânime, o órgão colegiado, em decisão fundamentada, condenará o agravante a pagar ao agravado multa fixada de dois por cento do valor atualizado da causa.
( ) Na apelação dirigida ao juiz de 2° instância conterá, os nomes e a qualificação das partes, a exposição do fato e do direito, as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade e o pedido de nova decisão.
( ) Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar impugnação. 
( ) Contra decisão proferida pelo relator caberá agravo interno para o respectivo órgão colegiado, observadas, quanto ao processamento, as regras do regimento interno do tribunal.
( ) A apelação não terá efeito suspensivo quando versar sobre condenação de pagamento de alimentos. 
( ) Cabe agravo de instrumento quando a decisão versar sobre a rejeição do pedido de gratuidade da justiça ou acolhimento do pedido de sua revogação. 
( ) Cabe agravo interno sobre as decisões interlocutórias emitidas pelo relator, e este será proposto no mesmo órgão prolator da decisão. 
( ) Nos tribunais, o relator apresentará os embargos em mesa na sessão subsequente, proferindo voto, e, não havendo julgamento nessa sessão, será o recurso incluído em pauta automaticamente.
( ) Além de outras hipóteses previstas em lei, começa a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação a sentença que julga procedente o pedido de instituição de arbitragem.
( ) O pedido de concessão de efeito suspensivo nas hipóteses ART 1.012, §1°, poderá ser formulado por requerimento dirigido apenas ao tribunal, no período compreendido entre a interposição da apelação e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-la. 
( ) A apelação não devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.
( ) Não caberá agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário.
( ) As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
( ) O capítulo da sentença que confirma, concede ou revoga a tutela provisória não é impugnável na apelação.
( ) Os embargos serão opostos, no prazo de 15 (quinze) dias, em petição dirigida ao juiz, com indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão, e se sujeitam ao preparo.
( ) A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte.
( ) Dos despachos cabe recurso.
( ) O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses.
( ) São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
( ) É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos.
( ) O recurso pode ser interposto somente é interposto pelo terceiro prejudicado e pela parte vencida. 
( ) Se, durante o prazo para a interposição do recurso, sobrevier o falecimento da parte ou de seu advogado ou ocorrer motivo de força maior que suspenda o curso do processo, será tal prazo restituído em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr novamente depois da intimação.
( ) O equívoco no preenchimento da guia de custas implicará a aplicação da pena de deserção, cabendo ao relator, na hipótese de dúvida quanto ao recolhimento, intimar o recorrente para sanar o vício no prazo de 10 (dez) dias.
( ) As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.

Continue navegando