Buscar

Sistemas Aeronáuticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)	O que são velocidades transônicas?
Refere-se à condição de voo no qual o intervalo das velocidades do fluxo de ar circundante esta ligeiramente abaixo da velocidade do som. Esta faixa varia de 0,8 a 1,0 Mach. 
2)	O que são atuadores hidráulicos?
São responsáveis por movimentar os aerofólios. Este sistema, mecânico-hidráulico, proporcionaram aos pilotos maior precisão e conforto no ato da pilotagem em alta velocidade.
3)	Qual a principal diferença entre o sistema fly-by-wire e os demais?
Atualmente a maioria das aeronaves militares, principalmente os caças de alta performance, utilizam sistemas de controle de voo fly-by-wire. Isto se deve, principalmente a redução de peso, visto que componentes eletro-eletrônicos são mais leves do que muitos componentes mecânicos e hidráulicos.
4)	O que se entende por reversão mecânica?
Este é o modo de emergência que considera os dois computadores em falha. Os sinais digitais não são processados cabendo aos sinais elétricos à função de operação dos componentes do sistema. Neste modo vários funções serão desativadas permanecendo em operação as funções essenciais ao voo. 
5)	O que são superfícies de comando primárias? Onde elas estão instaladas?
Aeronaves de asa fixa são controladas por meios da deflexão de aerofólio simétricos móveis, instaladas nas asas e estabilizadores. Elas alteram o fluxo de ar causando o aumento ou a perda da sua sustentação. A consequência destes efeitos é o movimento da aeronave em determinadas direções.
6)	Quais os três movimentos proporcionados pelas superfícies primárias? Sobre quais eixos da aeronave eles são executados?
Estes movimentos, que traduzem os controles direcionais da aeronave, são conhecidos como de rolagem (roll), arfagem (pitch) e guinada (yaw).
O movimento de rolagem (roll) ocorre sobre o eixo longitudinal da aeronave e caracteriza as curvas para direita ou para a esquerda.
O movimento de arfagem (pitch) ocorre sobre o eixo transversal da aeronave sendo caracterizado pelos movimentos de subida e descida do avião.
O leme de direção (ruder) é a superfície responsável pelo movimento de guinada (yaw). Ela normalmente esta instalada no estabilizador vertical sendo comandada pela ação dos pedais localizados na cabine de comando.
7)	Explique o funcionamento dos aileirons.
Quando o comando de aileron é executado pelo piloto na coluna de controle. Ele aciona cabos que são fabricados de liga de aço carbono do tipo 7x196. Os cabos passam por uma série de roldanas que são responsáveis por sua mudança de direção. A força transmitida pelos cabos chega aos atuadores hidráulicos. Neles, válvulas solenoides são abertas e fechadas, permitindo a passagem de fluído hidráulico pressurizado para movimentar os pistões. Estes por sua vez transmitem movimento às superfícies de comando como ailerons, profundores e leme de direção. A Figura 22 apresenta o diagrama do sistema de comando que foi descrito. Ele possui números que apresentam a sequência de acionamento desde o manche até o aerofólio.
8)	Quando os ailerons são utilizados em conjunto com o leme de direção?
Ná prática os ailerons que controlam o movimento de rolamento são utilizados em conjunto com o leme de direçãoe o leme de direção para produz curvas coordenadas, nas quais o eixo longitudinal da aeronave está paralelo ao arco da curva.
9)	Quais os três tipos de construção existentes para as superfícies primárias?
As superfícies de comando primárias podem ser fabricadas em madeira revestida em tecido, liga de alumínio revestido em chapas de alumínio conformado ou de material composto formado pela composição de fibra de carbono ou kevlar e resina epóxi. O primeiro é muito encontrado em aeronaves experimentais e de pequeno porte. Já a composição em alumínio é encontrada nas aeronaves de médio porte como os bimotores, turbo-hélice e pequenos jatos. O terceiro modelo de construção que contempla o uso do material composto tem dominado o mercado aeronautico atual. Tal fato se deve principalmente pela redução de peso da estrutura de composito se comparada com as demais.
10)	Qual tipo de construção para superfícies primárias têm dominado o mercado da aviação? Por quê?
O terceiro modelo de construção que contempla o uso do material composto tem dominado o mercado aeronautico atual. Tal fato se deve principalmente pela redução de peso da estrutura de composito se comparada com as demais.
11)	Qual o movimento é proporcionado pelos ailerons?
Os movimentos de rolagem são proporcionados pelos ailerons.
12)	Qual o movimento é proporcionado pelo rudder?
O leme de direção (ruder) é a superfície responsável pelo movimento de guinada (yaw).
13)	Qual o movimento é proporcionado pelo elevator?
Já o movimento de arfagem (pitch) ocorre sobre o eixo transversal da aeronave sendo caracterizado pelos movimentos de subida e descida do avião. A superfície de comando responsável por estes movimentos chama-se profundor (elevator).
14)	Por que as superfícies de comando encontram-se instaladas em seções distantes do centro de gravidade da aeronave?
As superfícies de comando encontram-se instaladas na extremidade das asas e nos estabilizadores vertical e horizontal. Estes pontos estão localizados o mais distante possível do centro e gravidade da aeronave. Tal localização não foi escolhida por acaso. Estas superfícies fazem usos do efeito alavanca para deslocarem todo o conjunto do avião. Em outras palavras, quanto mais distante a superfície de comando estiver do centro de gravidade da aeronave, menor será sua deflexão para deslocar a aeronave no ar. 
15)	O que são superfícies secundárias (trim tabs)? Qual sua função?
Trim tabs são aerofólios simétricos instalados no bordo de fuga3 das superfícies primárias. Eles têm a função de auxiliar no movimento destas superfícies, aliviando o efeito da carga aerodinâmica sobre ela. Assim, o piloto fará menos força para movê-la.
16)	Como se movimentam os trim tabs no momento em que são acionadas as superfícies primárias?
Este efeito segue a Terceira Lei de Newton, segundo a qual a cada ação corresponde uma reação em intensidade igual e sentido oposto. Desta forma, o trim irá mover no sentido contrário do movimento da superfície primária gerando assim uma força que irá auxiliá-la a vencer a carga aerodinâmica sobre ela.
17)	O que são superfícies de hiper-sustentação?
As superficíes de hiper-sustentação são aerofólios projetados para aumentar a sustentação em determinadas fases do voo. Dentre eles encontram-se os flaps, slats e flaps de bordo de ataque.
18)	Qual o efeito os flaps provocam na asa?
Os flaps são dispositivos de hiper-sustentação que consistem de aerofólios articulados, existentes nos bordos de fuga das asas de um avião. Quando abaixados e/ou estendidos aumentam a sustentação e o arrasto de uma asa pela mudança da curvatura do seu perfil e do aumento de sua área alar. Existem quatro tipos de flaps que são utilizados nas aeronaves: o simples, ventral, fowler e o fenda.

Outros materiais