Buscar

PROCESSOS EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
HELOISA MACHADO DE LIMA
O PROCESSO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO
O que são as funções cognitivas?
Denomina-se funções cognitivas os processos mentais que nos permitem desenvolver qualquer tarefa. Fazendo com que seja possível que o indivíduo tenha um papel ativo nos processos de recepção, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e recuperação da informação, o que permite que ele se desenvolva de forma adequada no mundo que lhe rodeia.
Quais são as funções cognitivas mais importantes?
As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuo espaciais.
 Cognição social
Conjunto de processos cognitivos e emocionais, através dos quais interpretamos, analisamos, recordamos e utilizamos as informações sobre o mundo social. Refere-se ao modo de como pensamos sobre nós mesmos, sobre os demais e seus comportamentos e relações sociais; e de como damos sentido a todas essas informações, e baseados nelas produzimos nossos comportamentos.
Como utilizamos as funções cognitivas?
 
O processamento da informação na mente humana ocorre através do sistema cognitivo. O indivíduo tem um papel ativo nos processos de recepção, seleção, transformação, elaboração e recuperação da informação que chega ao cérebro.
O processamento da referida informação está composto por elementos cognitivos que se interrelacionam entre si e que atuam conjuntamente para executar as operações mentais mais complexas. Sendo assim, uma função cognitiva pode se unir ou se complementar com outras, formando uma unidade superior, tornando-se um processo cognitivo, sobre o qual se pode intervir trabalhando suas unidades mais básicas (funções cognitivas) ou sobre seus processos mais elaborados (habilidades do pensamento).
CONCLUINDO: TODOS ESSES PROCESSOS EDUCATIVOS ESTÃO LIGADOS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO. Por que o processo do conhecimento se dá na interação entre sujeito e objeto?
O processo do conhecimento se dá na interação entre sujeito e objeto, esta interação Piaget (1973) chama de assimilação e acomodação.

Continue navegando