Buscar

N1 DIREITO APLICADO À NEGÓCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5
DIREITO APLICADO À NEGÓCIOS
Aluno
INTRODUÇÃO
No presente estudo de caso, analisaremos a responsabilidade por eventuais débitos trabalhistas e tributários que as empresas Construir Ltda e a João de Barro Ltda, possam vir a ter em decorrência da cisão que a empresa Construir Ltda teve.
Palavras-chaves: Leis, Código, Cisão.
2. DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a empresa Construir realizou uma cisão e se dividiu em Construir Ltda e João de Barro Ltda, logo segundo Jota (2018), a sucessão trabalhista é um evento em que ocorre a transferência de titularidade de uma empresa, em paralelo ocorre o acolhimento das dívidas pela sucessora, e a transmissão de crédito pela sucedida. 
Com base no artigo 10 e 448 da Consolidação das Leis Trabalhistas, é possível sim atingir o patrimônio da empresa Construir Ltda, tendo em vista que a cisão ocorrida foi apenas parcial. 
O art. 10 cita que qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados. 
Já o art. 448 menciona que a mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
Para a questão de crédito tributário, a partir do pressuposto do artigo 132. Do Código Tributário Nacional: “A pessoa jurídica de direito privado que resultar de fusão, transformação ou corporação de outra ou em outra é responsável pelos tributos devidos até à data do ato pelas pessoas jurídicas de direito privado fusionadas, transformadas ou incorporadas.”.
3. CONCLUSÃO
Podemos concluir que com base no exposto no desenvolvimento do presente trabalho a nova empresa que surgiu em decorrência da cisão também poderá ser responsabilizada por tributos anteriores a cisão.
4. REFERÊNCIAS
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 18 mar. 2022. 
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.442, de 1º d e maio 1943. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452compilado.htm. Acesso em: 18 mar. 2022. 
BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172.htm. Acesso em: 18 mar. 2022. 
BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 18 mar. 2022. 
BRASIL. Código Tributário Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 18 mar. 2022. 
JOTA, J. M. Reforma trabalhista e alteração na disciplina da sucessão trabalhista. 2018. 
Disponível em: http://www.granadeiro.adv.br/clipping/doutrina/2018/ 01/30/reforma-
trabalhista-alteracao-n a - disciplina-da-sucessao-trabalhista

Continue navegando