Buscar

UNIP- regulacao hormonal

Prévia do material em texto

REGULAÇÃO HORMONAL 
CAMETÁ/PA
2022
REGULAÇÃO HORMONAL 
A formação hormonal ocorre em grupos de células específicas, as glândulas endócrinas, ou em células que tenham também outras funções. Muitos hormônios proteicos, como o hormônio de crescimento, hormônio da paratireoide, prolactina, insula e glucagon, são produzidos em determinadas células pelos mecanismos-padrão de síntese proteica comuns a todas as células.
Hormônios podem ser definidos como sinais químicos secretados na corrente sanguínea que atuam em tecidos distantes, geralmente de forma regulatória. A sinalização hormonal representa um processo de sinalização entre as células.
COMO AGEM OS HORMÔNIOS
As glândulas endócrinas sempre liberam os hormônios no sangue (ou na hemolinfa), porque eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo. As células-alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. É apenas quando a combinação correta ocorre que as células-alvo exibem a resposta característica da ação hormonal.
A secreção hormonal não é necessariamente uniforme, mas pode obedecer a estímulos, estabelecendo ciclos ou ritmos de vários tipos. Outro conceito clássico é que os hormônios devem ser transportados via sanguínea desde o sítio de produção até o sítio de ação (função telécrina). Entretanto, alguns hormônios não entram na circulação sanguínea, mas podem ir até a célula-alvo por difusão passiva. Por outra parte, há substâncias que compartilham algumas 6 características dos hormônios sem serem consideradas como tais, como é o caso das somatomedinas, produzidas no fígado por ação da somatotropina
REGULAÇÃO HORMONAL POR FEED-BACK
O feedback negativo é o mecanismo mais conhecido e está ligado diretamente à homeostase. A maioria das secreções de hormônios é regulada dessa forma. Ele caracteriza-se por ser um mecanismo que reduz um certo estímulo, revertendo a direção da mudança. Diferente do negativo, o feedback positivo é um mecanismo que amplifica o estímulo. Nesse sentido, esse mecanismo, às vezes, torna-se perigoso. Esse é o caso da perda excessiva de sangue. Quando ela ocorre, pode haver o comprometimento do bombeamento de sangue pelo coração. Isso leva a uma diminuição da pressão e também do fluxo sanguíneo no órgão. Com isso, o coração se enfraquece e menos sangue é bombeado. Nesse caso, o indivíduo pode morrer em decorrência da amplificação do estímulo.
REGULAÇÃO HORMONAL FEMININA 
REGULAÇÃO HORMONAL MASCULINA 
CONTROLE HORMONAL 
A liberação de hormônios por um órgão endócrino com frequência é controlada por outro hormônio. Quando o resultado consiste na estimulação da liberação hormonal, o hormônio que exerce esse efeito é denominado trófico, como no caso da maioria dos hormônios produzidos e liberados pela adeno-hipófise. A regulação da liberação de glicocorticoides pelo ACTH fornece um exemplo desse tipo de controle sobre a liberação hormonal. Os hormônios também podem suprimir a liberação de outro hormônio. Um exemplo é fornecido pela inibição da liberação do hormônio do crescimento pela somatostatina.
CONCLUSÃO 
Um conhecimento base acerca da atuação hormonal e sua regulação é de fundamental importância, uma vez que essas moléculas participam de uma gama de ações e reações do organismo humano e a função final dos seus meios de controle é fazer o sistema neuroendócrino se adaptar as mudanças do ambiente, integrar sinais e manter a homeostasia. Além disso, são diversos os distúrbios resultantes de alterações na secreção hormonal ou na responsividade da célula-alvo à ação hormonal e mais abundante ainda a quantidade de condutas terapêuticas voltadas a utilização de fármacos que utilizam mecanismos semelhantes à ação dos hormônios, ou que atuem sobre estes.
REFERENCIAS 
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Mecanismo de feedback. Mundo educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/mecanismo-feedback.htm. Acesso em: 23 de outubro de 2022.
Melo, Gabriela. Regulação hormonal. Passei direto. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/66943034/regulacao-hormonal. Acesso em: 26 de outubro de 2022. 
COELHO, Rhyan. Uma visão geral sobre a atuação hormonal e sua regulação. Sanar med. Disponível em: https://www.sanarmed.com/uma-visao-geral-sobre-a-atuacao-hormonal-e-sua-regulacao-colunistas. Acesso em: 23 de outubro de 2022.

Continue navegando