Buscar

Painel Conccepar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA 
EM CONJUNTO AO TREINAMENTO DE JIU-JíTSU
Danton Matheus Perasol. Faculdade Integrado. E-mail: dantonmatheus@gmail.com
Kaio Freitas. Faculdade Integrado. E-mail: kaio_freiitas@hotmail.com
Fábio Santos. Faculdade Integrado. E-mail: fabiosouarte@gmail.com
Marco Antonio Bertolassi. Faculdade Integrado. E-mail: marco.bertolassi@grupointegrado.br
Palavras-chave: Benefícios; Treinamento de Força; Jiu-Jítsu; Qualidade de Vida.
Por vezes a história das práticas corporais é considerada desnecessária, uma vez que não são de aproveitamento prático. Porém não é possível conhecer o valor de algo sem antes conhecer sua história e filosofia de aplicação (MIRANDA, 2014).
Para (2002), após muitos anos sem receber muita importância, sendo utilizado apenas quando se fazia necessário muita força muscular por uma categoria limitada de atletas, o treinamento resistido tem se tornado uma das atividades físicas mais populares e praticadas do mundo.
O objetivo geral do presente estudo foi identificar a visão dos treinadores de Jiu-Jítsu em relação ao uso do treinamento de força em conjunto ao treinamento do Jiu-Jítsu.
Para que o objetivo geral fosse alcançado, alguns objetivos específicos foram cumpridos, como apurar com treinadores de Jiu-Jítsu se eles fazem uso de treinamento de força em conjunto ao treinamento do Jiu-Jítsu, analisar as respostas dos treinadores, verificar se houve um consenso entre os treinadores.
Esta é uma pesquisa de caráter descritivo, de natureza qualitativa. A população foi composta por treinadores de Jiu-Jítsu competitivo. Como amostra, participaram do estudo 10 (dez) treinadores submetidos a aplicação de um questionário elaborado para o fim específico e validado por 3 professores do Curso de Educação Física da Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR.
Questões respondidas pelos treinadores:
Na sua opinião o treinamento de força (musculação) traz algum tipo de benefício quando utilizado em conjunto aos treinos de Jiu-Jitsu?
( )SIM ( )NÃO
*Caso a resposta seja SIM, quais seriam esses benefícios?
OBS.: Escolha apenas uma alternativa
( )Ganho de força;
( )Hipertrofia;
( )Melhora no Sistema Imunológico;
( )Prevenção de lesões devido à tonificação muscular.
*Caso a resposta seja NÃO, qual o motivo?
OBS.: Escolha apenas uma alternativa
( )Perda na qualidade técnica;
( )Desvio no foco do treinamento;
( )Não apresenta benefícios visíveis;
( )Aumento na incidência de lesões.
A partir dos resultados obtidos, pôde-se observar que a maioria dos treinadores (80%) concorda com a utilização do treinamento de força em conjunto ao Jiu-Jítsu, com diferenças apenas nos motivos apresentados, sendo o ganho de força a justificativa mais utilizada. Já os treinadores que não concordam com o uso do treinamento de força somaram apenas 20% do total e as justificativas apresentadas foram o receio pela possível perda de qualidade técnica e o aumento na incidência das lesões.
 
 
Os dados foram apresentados na forma de porcentagem, por meio de gráficos. O primeiro gráfico refere-se as respostas da primeira questão respondida pelos treinadores, ele demonstra que 80% dos treinadores que responderam ao questionário concordaram que o treinamento de força traz benefícios quando utilizado em conjunto ao treinamento de Jiu-Jítsu. Em contrapartida 20% dos treinadores discordaram desta afirmativa. Del Vecchio et al. (2007) estabelecem que praticantes de Jiu-Jítsu possuem grande necessidade de força isométrica.
O segundo gráfico mostra as opções de benefícios que os treinadores poderiam selecionar caso sua resposta à primeira questão fosse positiva, ele evidencia que entre os treinadores que são a favor do treinamento de força em conjunto ao treinamento de Jiu-Jítsu o principal benefício para o atleta é o ganho de força, em segundo lugar temos a prevenção de lesões que vem seguida pela opção hipertrofia. A alternativa referente à melhora no sistema imunológico não foi selecionada por nenhum treinador.
O terceiro gráfico mostra as opções de “malefícios” que os treinadores poderiam selecionar caso sua resposta à primeira questão fosse negativa, ele demonstra que entre os treinadores que são contrários ao treinamento de força em conjunto ao treinamento de Jiu-Jítsu o principal motivo alegado é a perda na qualidade técnica, em segundo lugar temos o aumento na incidência de lesões. As alternativas referentes ao desvio no foco do treinamento e a não geração de benefícios visíveis não foram marcadas por nenhum treinador.
O gráfico acima mostra as opções de “malefícios” que os treinadores poderiam selecionar caso sua resposta à primeira questão fosse negativa, ele demonstra que entre os treinadores que são contrários ao treinamento de força em conjunto ao treinamento de Jiu-Jítsu o principal motivo alegado é a perda na qualidade técnica, em segundo lugar temos o aumento na incidência de lesões. As alternativas referentes ao desvio no foco do treinamento e a não geração de benefícios visíveis não foram marcadas por nenhum treinador.
O gráfico acima mostra as opções de “malefícios” que os treinadores poderiam selecionar caso sua resposta à primeira questão fosse negativa, ele demonstra que entre os treinadores que são contrários ao treinamento de força em conjunto ao treinamento de Jiu-Jítsu o principal motivo alegado é a perda na qualidade técnica, em segundo lugar temos o aumento na incidência de lesões. As alternativas referentes ao desvio no foco do treinamento e a não geração de benefícios visíveis não foram marcadas por nenhum treinador.
Treinadores que responderam "SIM" à primeira pergunta
Treinadores que responderam "SIM" à primeira pergunta	Ganho de Força	Hipertrofia	Melhora no Sistema Imunológico	Prevenção de Lesões	5	1	0	2

Continue navegando