Buscar

AVALIAÇÃO FINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: História do Pensamento Político e Econômico
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) 
1. Dentre os regimes políticos e formas de organização do Estado e da economia, o Socialismo apresenta-se como um dos mais discutidos e polêmicos, tendo sido fundamental na dinâmica das relações internacionais durante a maior parte do século XX, com reflexos até hoje na geopolítica mundial. Fruto de uma revolução social, o regime soviético foi a primeira experiência real do socialismo como princípio norteador das políticas de Estado e da administração econômica desse. Com relação às medidas tomadas pelo governo revolucionário ao tomarem o poder em outubro na primeira revolução socialista do mundo, analise as afirmativas a seguir:
•I- Dentre elas, estava a declaração de paz com a Alemanha.
•II- Destaca-se, entre elas, a expropriação das terras da Igreja Ortodoxa.
III- O incentivo ao lucro do pequeno comerciante foi uma dessas.
IV- Uma delas foi restrição à autonomia dos povos sob domínio russo.
Assinale a alternativa CORRETA:
•a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.  
2. Dois pensadores contribuíram muito para a história do pensamento econômico: o filósofo alemão Karl Marx (1818-1883) e o inglês Thomas Malthus (1776 - 1834). Os dois estudiosos fizeram profundas reflexões sobre a reprodução humana em sociedade, porém, com conclusões diametralmente opostas. Sobre os pressupostos teóricos de Marx e Malthus referente à reprodução humana, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) No século XIX, Marx defendeu a ideia de que se o crescimento populacional não fosse controlado por catástrofes naturais ou pela fome e a miséria, cresceria em progressão geométrica, e os alimentos, na melhor das hipóteses, cresceriam em progressão aritmética.
(  V  ) Na concepção de Malthus, a população deveria ser mantida em situação de subsistência, pois, quanto mais renda tivesse, mais consumiriam. Para o economista, isso representava um problema, pois, para ele, o crescimento populacional é indefinidamente superior a capacidade de a terra produzir os meios de subsistência.
(  F  ) Para Marx, a melhor forma de conter o crescimento populacional desenfreado no contexto do século XIX e, consequentemente, a crise na produção de alimentos seria o controle moral, a contensão sexual e o adiamento dos casamentos.
(  V  ) Para Malthus, o crescimento da população era uma questão individual e de caráter moral. Para Marx, o crescimento populacional estava relacionado à acumulação de capital, que cria uma população de acordo com as suas necessidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GENARI, Adilson Marques. Duas teorias da população no pensamento clássico: Karl Marx e Thomas Malthus. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2009/trabalhos/duas-teorias-da-populacao-no-pensamento-classico-karl-marx.pdf. Acesso em: 11 jul. 2018.
•a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - F.
3. No final do século XVIII, houve o surgimento de uma escola econômica que veio a proceder com a crítica ao sistema mercantilista. Esses críticos desenvolviam novos paradigmas de pensamento na economia para dar conta do surgimento do modo de produção capitalista e dos problemas colocados por esse. Conhecidos como "fisiocratas", esses pensadores defendiam o fim de qualquer interferência na economia. Com relação às ideias fisiocratas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Para os fisiocratas, toda riqueza tinha como origem na indústria.
b) Os fisiocratas limitaram-se à crítica econômica de sua sociedade.
c) Para os fisiocratas, o agricultor deveria plantar o que o Estado determinasse.
•d) Os fisiocratas defendiam a liberdade no comércio e na indústria.
4. Alexis de Tocqueville foi um filósofo e político francês do século XIX. Em suas obras, ele buscou analisar a democracia na América e na França. Uma de suas ideias mais originais e controversas era a de que todos os povos rumariam inevitavelmente para a democracia. Sobre a democracia de Tocqueville, assinale a alternativa CORRETA:
•a) Para Tocqueville, a democracia significa a igualdade de oportunidades culturais e políticas, advindas do exercício da liberdade.
b) Para Tocqueville, a democracia só pode realizar-se plenamente no Estado socialista, no qual não existe nenhum tipo de opressão que poderia cercear a liberdade.
c) Para Tocqueville, a democracia é a igualdade levada às últimas consequências. Trata-se de eliminar todas as exclusões sociais provocadas pela desigualdade racial e de riquezas.
d) Para Tocqueville, a democracia é produto de uma monarquia constitucional e republicana, pois o povo não tem a capacidade de construir instituições e gerir instituições livres e igualitárias.
5. O termo economia tem origem na Grécia antiga. Ao longo do tempo, ganhou diferentes configurações e significados. Na atualidade, a economia é compreendida como uma ciência social que investiga problemáticas relacionadas à produção, à distribuição e ao consumo de bens e serviços. Essa ciência tem como principal função explicar as estruturas dos sistemas econômicos das nações e suas relações com a vida das pessoas, além de procurar solucionar problemas existentes como o que produzir, quando produzir, em que quantidade e para quem produzir. Na Antiguidade, o termo "econômico" foi encontrado nos escritos de ateniense Xenofonte e se fundamenta nos diálogos entre o filósofo e Sócrates. Contudo, para Xenofonte, a palavra "econômico" tinha um sentido muito diferente do descrito no enunciado desta questão. Sobre o significado de economia para o historiador e filósofo Xenofonte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(  F  ) Para o filósofo Xenofonte, o termo economia estava intimamente relacionado à produção e ao consumo de bens manufaturados, aos serviços necessários à sobrevivência dos atenienses e à qualidade de vida.
(  F  ) O conceito de economia pensado por Xenofonte tinha como propósito compreender o funcionamento da estrutura política e econômica da Pólis e apontar soluções para a produção de bens e alocação eficiente de recursos escassos na Grécia.
(  V  ) Para Xenofonte o termo econômico era um tratado prático de bem gerenciar e administrar uma casa.
(  V  ) O conceito econômico de Xenofonte não se relaciona ao termo pólis, ou seja, ao espaço público, da política ou ainda da comunidade de cidadãos. Mas, ao termo oikos, que é o espaço familiar, dos membros da família. Portanto, se relaciona com âmbito privado, particular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.oeconomista.com.br. Acesso em: 30 jan.2019.
a) V - F - V - F.
•b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - V - F - F.
6. O feudalismo foi um modo de produção da vida social e econômica que vigorou em determinado período da Idade Média. A partir do século XI, o feudalismo deu sinais de enfraquecimento e desintegração. Sobre os motivos que levaram à decadência do feudalismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) O fortalecimento das monarquias absolutistas que, apoiadas na filosofia positivista, colocaram termo ao feudalismo no século XIX.
•b) O crescente comércio que ocorria fora dos feudos e que geravam impostos ao Estado, desfavorecendo o poder dos senhores feudais.
c) A ampliação das fronteiras europeias, com a anexação de territórios da Ásia e do norte da África, fortalecendo as iniciativas industriais no século XI.
d) A expansão marítima, através da descoberta dos Estados Unidos e Canadá, que aumentou a renda dos comerciantes e navegadores que buscavam especiarias.
7. Em 1932 o mundo assiste atônito à chegada de Hitler ao poder através de uma eleição que o coloca como chefe de governo. Apenas dois anos depois, Hitler assume completamente o governo e instala um dos regimes mais bárbaros e sanguinários que o mundo já testemunhou. De fato, o regime nazista apresenta algumas características queo distinguem dos demais regimes totalitários. Quanto aos traços fundamentais do regime nazista, assinale a alternativa CORRETA:
a) Tinha uma economia assentada na indústria de base e na coletivização da produção agrícola.
b) Manteve todos os partidos políticos da Alemanha na legalidade.
•c) Defendia a ideia de superioridade da raça alemã.
d) Pregava uma economia planejada do tipo socialista com planos quinquenais.
8. Entre os séculos XVII e XVIII surge o liberalismo, teoria política trazendo transformações na forma de pensar dos indivíduos e nas relações sociais e políticas. Esta nova estrutura de pensamento modifica a postura do homem frente à sociedade e aos mecanismos que a compõem. Sobre o liberalismo, analise as sentenças a seguir:
I- Anterior a este período, predominava a teoria antropocentrista, em que o homem é o centro do universo. Esta teoria era fortemente defendida na Idade Média.
II- O liberalismo consiste em uma teoria política que preza a liberdade do homem, porém o indivíduo não iria interferir no poder do Estado, dando a este total liberdade de decisão e poder.
III- Esta teoria política foi baseada no pensamento burguês, modificando a relação do homem com o mundo, e o poder do Estado, prezando pela liberdade e espírito empreendedor dos homens, substituindo o pensamento religioso do período feudal.
IV- Esta nova forma de pensamento estava atrelada às mudanças políticas que ocorreram neste período. O desenvolvimento do comércio e as ideias do capitalismo mercantil fomentaram as mudanças na forma de pensar e compreender as questões políticas e econômicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
•b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças II e IV estão corretas.
9. Assim como na antiguidade o modo de produção da vida material era caracterizado como escravista, no período medieval era caracterizado como feudal. Na transição do medievo para o período moderno, temos a transição para capitalismo também. Sobre a transição do feudalismo para o capitalismo, assinale a alternativa CORRETA:
•a) Podemos falar efetivamente de capitalismo a partir das revoluções políticas liberais e da constituição da burguesia enquanto classe, a partir da Revolução Industrial.
b) O capitalismo já é perceptível no período medieval, quando o comércio passa a ser totalmente baseado nas trocas de moedas e não mais na troca de produtos agrícolas.
c) O capitalismo apenas foi possível com a explosão demográfica a partir do século IX. Neste século, havia mão de obra abundante para os capitalistas industriais, em virtude da miséria provocada pelas Cruzadas.
d) O capitalismo é a fase superior ao feudalismo. Os senhores feudais, percebendo que a posse da terra já não era a única fonte de riquezas, passam a investir da indústria, empregando a energia elétrica, o petróleo e produzindo um grande número de desempregados.
10. Na segunda metade do século XX, a chamada "social democracia" dá sinais de esgotamento. O papel do Estado na economia passa a ser cada vez mais questionado, muitos setores sociais reivindicam uma menor intervenção do Estado na economia e um corte cada vez maior de gastos. Era um movimento de afirmação de uma nova doutrina ou ideologia: o Neoliberalismo. Sobre o Neoliberalismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) A dinâmica econômica e política do Neoliberalismo contribuiu para os processos de combate às desigualdades sociais.
b) Neoliberalismo assume uma prática política e econômica, baseada em pensadores que defendem a interferência do Estado na economia.
c) Neoliberalismo é o retorno a alguns princípios liberais do século XI.
•d) Na maioria dos estados capitalistas, através da ideologia neoliberal, começou um processo que ficou conhecido como "enxugamento da máquina pública", ou seja, um corte de gastos cada vez maior. Desta forma, ocorreu uma onda de privatizações, atingindo principalmente as áreas de educação e saúde.
11. (ENADE, 2005) No mundo atual, a república é o regime político predominante. Como se sabe, sua origem remonta à antiguidade clássica. Em Roma, nos primeiros séculos de vida republicana, predominavam, do ponto de vista econômico, social e político, respectivamente:
a) A agricultura baseada no trabalho livre, a luta entre patrícios e plebeus e um poder aberto à participação dos cidadãos.
•b) O pastoreio baseado no trabalho compulsório, os plebeus e um poder oligárquico exercido por ricos comerciantes.
c) A comércio baseado no trabalho autônomo, o entendimento entre as classes e um poder exercido por ditadores eleitos.
d) A manufatura baseada no trabalho servil, uma luta de classes generalizada e um poder restrito aos proprietários rurais.
12. (ENADE, 2008) Nenhum Congresso dos Estados Unidos já reunido, ao examinar o estado da União, encontrou uma perspectiva mais agradável do que a de hoje [...] A grande riqueza criada por nossa empresa e indústria, e poupada por nossa economia, teve a mais ampla distribuição entre nosso povo, e corre como um rio a servir à caridade e aos negócios do mundo. As demandas da existência passaram do padrão da necessidade para a região do luxo. A produção que aumenta é consumida por uma crescente demanda interna e um comércio exterior em expansão. O país pode encarar o presente com satisfação e prever o futuro com otimismo.
Presidente dos Estados Unidos Calvin Coolidge, Mensagem ao Congresso, 4 dez. 1928.
As nossas dificuldades, graças a Deus, apenas se referem a coisas materiais. Os preços desceram a níveis inimagináveis; os impostos subiram; a administração sofre graves reduções de receitas, a todos os níveis; os meios de trocas estão bloqueados nos canais congelados do comércio; as folhas mortas das indústrias juncam o solo por toda a parte; os rendeiros não encontram mercados para os seus produtos; desapareceram as economias amealhadas durante numerosos anos por milhares de famílias. A nossa grande obrigação, a primeira, é fazer voltar o povo ao trabalho [...].
Discurso do Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, 1933.
Sem ele [o colapso econômico entre as guerras], com certeza não teria havido Hitler. Quase certamente não teria havido Roosevelt. É muito improvável que o sistema soviético tivesse sido encarado como um sério rival econômico e uma alternativa possível ao capitalismo mundial. [...] O mundo do século XX é incompreensível se não entendermos o impacto do colapso econômico.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 90-91.
Apenas cinco anos separam a mensagem do presidente republicano Calvin Coolidge e o discurso do presidente democrata Franklin Roosevelt. Ambos apresentaram avaliações bastante distintas acerca da realidade econômico-social pela qual passavam os Estados Unidos da América. O texto de Eric Hobsbawm permite entender um pouco melhor as avaliações dos presidentes.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- O New Deal representou uma mudança significativa no modelo tradicional de economia de mercado praticada pelos norte-americanos.
II- A Grande Depressão atingiu todos os países que mantinham algum tipo de relação com os Estados Unidos da América, como a Inglaterra, a França, a União Soviética e o Brasil.
III- A Grande Depressão foi um dos fatores que colaboraram para a construção de discursos críticos sobre o modelo liberal-democrático.
IV- A Grande Depressão, no Brasil, atingiu os setores agrícola e industrial, devido à falta de investimento externo norte-americano.
Estão corretas APENAS as afirmações:
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
•d) I e III.

Continue navegando