Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O Que é processo constitucional? Direitos e garantias fundamentais
É o estudo dos princípios e regras contidas na constituição que disciplinam o processo.
O que é Jurisdição? É o poder dever do Estado, exercido por meio de órgãos jurisdicionais competentes (juízes e tribunais), conforme critérios fixados tanto pela Constituição Federal como pelas demais norma infraconstitucionais, que tem por função a solução dos litígios que lhe forem submetidos a julgamento, por meio da dicção da vontade da lei ao caso concreto. (dei-me os fatos que eu lhe dou o direito).
Jurisdição 
1- Conceito 
· Poder órgãos público na vida privada
· Função aplicação do ordenamento
· Atividade atos coordenados para a contenção de uma → Finalidade pode ser a jurídica e falam tbm do escopo meta jurid. Escopo social ou de pacificação da sociedade, escopo político da jurisd.
 2- Princípios e características da jurisdição:
 Inafastabilidade do controle da jurisdição: imediata? ideia de acesso – Mediata relacionada a efetividade da ação
 
 3- Inercia (ou demanda) Provocação para exercício da jurisdição
 4- Desinteresse imparcialidade do órgão jurisd. Equidistante das partes
 5- Substantividade vontade das partes para a vontade das leis (autotutela)
6- Definitividade aptidão de promover coisa julgada. promover a segurança jurídica
7- Secundariedade insucesso das partes na autocomposição ai venho com a jurisdição
8 – Indelegabilidade externo delegar a jurisd. a outros poderes e interno a membros do próprio judiciário
9- Indeclinabilidade lembra que é poder, mas tbm e dever 
10- Territorialidade limites territoriais para atuação
11- Inevitabilidade sujeição obrigatória, não depende de acordo de vontade entre as partes
12- Juízo natural vedação tribunais exceção juiz competente, investidura (concurso ou nomeação do chefe do executivo) ou distribuição juiz competente para qual a distribuição indicar o exercício de atuação daquele caso 
13- Espécies de jurisdição (ex. Especial Trabalhista, militar e eleitoral) o que não especial é comum (ex. justiça Federal e Justiça Estadual)
14- Civil e Penal jurisdição criminal é penal / tributário, empresarial, trabalhista, consumerista, eleitoral é Civil
15- Jurisdição de Direito e de Equidade: jurisdição de Direito aplica ordenamento Jurídico (normas de Direito) normas = regras – princípios – precedente Jurisd. (decisão tribunais)
Jurisdição equidade = leva em conta juízos de oportunidade e conveniência do magistrado (onde o Juiz põe o ordenamento de lado e julga com base em critério subjetivo) ex. Jurisdição Voluntária
O que é o processo? É o meio ou instrumento instituído pelo Estado para viabilizar o exercício de sua função jurisdicional, por meio de um conjunto de atos jurídicos coordenados, praticados perante o Poder Judiciário, para a solução dos litígios que lhe forem submetidos a apreciação.
Em uma breve definição, o processo pode ser definido como instrumento necessário para o exercício da jurisdição. (instrumento necessário, para exercício da jurisdição, o Estado exerce a Jurisdição, o Estado aplica o Direito ao caso concreto, por meio de seus Juízes e Tribunais disserem como tem que ser) (O Estado exerce este processo por uma Jurisdição que se chama processo)
O que é ação? é o direito de se invocar a tutela jurisdicional, de se pedir que o Estado solucione uma lide. (qualquer pessoa pode se direcionar ao judiciário)
O que é defesa ou exceção? É o direito conferido aquele contra quem se propõe a ação (réu) de se contrapor á pretensão formulada pelo autor. Considerado em seu sentido mais genérico, refere se a todos os atos produzidos pelo réu, no transcorrer do processo, para que o órgão jurisdicional não acolha a pretensão do autor. (aquele de quem foi acionado ter o direito de se defender, buscando a decisão que lhe interessa)
O que é lide? É a pretensão resistida (o autor tem uma pretensão e a outra parte não concorda, ela resiste a pretensão) onde a parte não se conforma com esta pretensão e só cabe ao poder judiciário decidir a questão. Não acolha a pretensão do autor e sim a pretensão do réu.

Mais conteúdos dessa disciplina