Buscar

folder azule verde

Prévia do material em texto

avançada, vegetarianismo, gastrectomia, doença celíaca, uso de contraceptivos orais, competição de parasitas, deficiência pancreática, epilepsia e idade avançada.
VITAMINA D3 
A vitamina D3 é um hormônio esteroide lipossolúvel produzido na pele através da ação da luz solar ou obtido a partir de fontes alimentares. Uma deficiência crônica grave de vitamina D em lactantes e crianças provoca a deformação dos ossos, habitualmente denominada raquitismo,  nos adultos, pode provocar fraqueza muscular proximal, dores ósseas e osteomalácia. Uma deficiência de vitamina D menos grave pode provocar hiperparatireoidismo secundário, aumento do metabolismo ósseo e perda óssea progressiva, aumentando o risco de osteoporose. A vitamina D existe em duas formas primárias: vitamina D3 (colecalciferol), produzida a partir da conversão de 7-desidrocolesterol na epiderme e na derme dos humanos com a exposição à luz solar, e vitamina D2 (ergo calciferol), adquirida na alimentação.
Referências 
M., XAVIER, Ricardo, DORA, José Miguel, SOUZA, Carolina Fischinger Moura de, and BARROS, Elvino. Laboratório na prática clínica: Consulta rápida, 2ª edição. ArtMed, 2011.
Uchoa, JUNQUEIRA, Luiz Carlos, and CARNEIRO, José. Histologia Básica, 12ª edição. Guanabara Koogan, 2013.
FAILACE., and Renato e colaboradores. Hemograma: Manual de interpretação, 5ª edição. ArtMed, 2011
EQUIPE:
Alice Maria Saraiva 
Andrene Fernandes Garcia
Antônio Carlos Vieira Oliveira
 Elizabeth Ferreira Pena
 Eleazar Alfonzo Maita Silva
Francicleide Duarte
Gedeão Moura Morais
Helen Cristina Guedes dos Santos
Hevely Smith 
 Isabele Marinho Aparício
Joilto da Silva Mineiro
Kayanne Freitas Lopes
Rafael de Souza dos Santos
 Rebeca Caroline
 Roberto Rodrigues
 HEMOGRAMA
O hemograma é o exame que avalia quantitativa e qualitativamente os elementos celulares do sangue. É o exame complementar mais requerido nas consultas, fazendo parte de todas as revisões de saúde e rotina de exames, pois é uma triagem muito útil e fornece informações valiosas sobre o paciente, muitas vezes tomadas como ponto de partida para a maioria das investigações médicas. O hemograma além de avaliar a condição do sangue e seus tecidos formadores (em especial a medula óssea) pode ser uma indicação de alguma doença presente em outros órgãos. Resultados anormais podem indicar a presença de uma variedade de condições incluindo anemias, leucemias e infecções, muitas vezes antes mesmo que o paciente apresente os sintomas da doença.
 3. 3Monitorar uma condição médica
Se um indivíduo já foi diagnosticado com uma doença, o hemograma será usado para monitorar o seu estado.
 FINALIDADES DO HEMOGRAMA 
Avaliar a saúde geral
 Como parte de um exame médico de rotina para monitorar a saúde geral e para identificar algumas doenças como anemia, leucemia, entre outras.
2. Diagnosticar uma condição médica
 Em casos de fraqueza, fadiga, febre, inflamação, hemorragias, um hemograma pode ajudar a diagnosticar a causa desses sintomas. Se o médico suspeitar de uma infecção, o teste também pode ajudar a confirmar o diagnóstico.
VITAMINA B12 
A vitamina B12 ou cianocobalamina, é uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos, encontrada em praticamente todos os tecidos animais e estocada primariamente no fígado na forma de adenosilcobalamina. A fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne e ovos. A deficiência de vitamina B12 leva a transtornos hematológicos (anemia megaloblástica), neurológicos e cardiovasculares, principalmente, por interferir no metabolismo da homocisteína (Hcy) e nas reações de metilação do organismo. Baixos níveis séricos de B12 são encontrados na deficiência de ferro, gravidez avançada, vegetarianismo, gastrectomia, doença celíaca, uso de contraceptivos orais, competição de parasitas, deficiência pancreática, epilepsia e idade avançada.

Continue navegando