Buscar

A Psicologia no Processo de Inclusão Escolar "resenha do filme Um sonho possível"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia
Atividade de Psicologia e Dinâmica Educacional
A Psicologia no Processo de Inclusão Escolar
Assunto: resenha do filme "Um sonho possível"
A historia do filme “O sonho possível” prova que a escola deve promover situações dentro do processo educativo onde existam praticas de cooperação conjuntas, ao invés de lidar com cada individuo isoladamente. O processo de inclusão não é simplesmente o fato de “pegar” um individuo com alguma característica diferente e colocá-lo dentro de uma sala de aula regular. O ponto mais importante é socializar este individuo com o grupo; e neste contexto, entender sua historia de vida, suas dificuldades e seu perfil psicológico é indispensável para que se possa chegar a um resultado positivo.
 Mesmo não sendo criada com este propósito a psicologia contribuiu muito com esse processo. Através das teorias da psicologia podemos compreender as dificuldades dos alunos e baseando-se nas mesmas, aplicar métodos variados no processo de educação e socialização do individuo, esperando chegar assim a objetivo maior que é o aprendizado e a inclusão.
 A linguagem usada por Sean Tuohy (pai- treinador) ao tentar explicar o tema da redação a Michel deu certo, pois ele usou uma linguagem que despertou o interesse do menino fazendo com que ele compreendesse o tema, desenvolvendo uma ótima redação e resultando na boa nota que ele necessitava. Ai está a psicologia na prática educacional.

Outros materiais