Buscar

Av1 - Cosmetologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Cosmetologia
1)Apesar de esta relação de uso tão antiga, esta ciência e´ uma disciplina ainda muito jovem. Em diferentes países e órgãos regulamentadores, muitos dos seus conceitos se apresentam de maneira distinta (em muitos locais, alguns termos usados não têm conceituação aceita ou ainda não foi definida). Além disso, o profissional desta ciência não e´ um simples formulador, e sim, um profissional que necessita entender completamente a interação de produtos com a pele.
A ciência citada no texto acima, que estuda os cosméticos de forma geral, estudando desde a preparação até a venda destes produtos, é a?
Alternativas:
· a)Fisiologia
· b)Dermatologia
· c)Cosmetologia
· d)Cosmologia
· e)Nutrologia
2)A sacarina e´ o adoçante considerado mais versátil, pois pode ser empregado em alimentos, medicamentos e cosméticos, por sua alta estabilidade ao armazenamento e ao aquecimento, por combinar-se bem com outros excipientes e por se incorporar facilmente às misturas líquidas ou secas. Além disso, cerca de 80% da sacarina ingerida por via oral e´ excretada por via renal.
A sacarina, assim como a sucralose, pode exercer qual função como excipiente?
Alternativas:
· a)Corantes
· b)Flavorizantes
· c)Aromatizantes
· d)Agentes tamponantes
· e)Edulcorante
3)
Tingir os cabelos e pintar o corpo são manifestações culturais muito antigas, comuns a mulheres e homens, surgiram muito antes de qualquer modo de escrita. Na carta considerada por muitos como a “certidão de nascimento do Brasil”, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral revela todo o seu espanto com as cores vivas ornamentais dos seus habitantes. No país, estas substâncias naturais têm importante relação com sua história, a começar pelo seu nome, proveniente da madeira do pau-brasil (Caesalpinia echinata)
O texto acima se refere a um tipo de excipientes. Qual é este excipiente?
Alternativas:
· a)Conservantes
· b)Corante
· c)Edulcorante
· d)Absorvente
· e)Solvente
4)As Marcas podem ser classificadas quanto à origem, quanto ao uso e quanto à apresentação.
As Marcas, quanto à “Apresentação”, podem ser:
•Nominativas: constituídas por uma ou mais palavras, inclusive combinações de algarismos. Exs.: Leite Moça; Sony; 3M.
•Figurativas: constituídas apenas por elementos gráficos, por um desenho ou qualquer forma estilizada de letra e número. Ex.: Lacoste.
•Mistas: quando constituídas por elementos nominativos, ou figurativos, ou de elementos nominativos cuja grafia se apresente de forma estilizada. Ex.: McDonald’s.
•Mista Tridimensional: a marca tridimensional pressupõe uma forma em três dimensões admitindo-se a inclusão de palavras, marcas, cores e desenhos. São constituídas pela representação gráfica da forma plástica, distintiva de um produto. Não se confunde com desenho industrial, mas presentes os requisitos, poderá ser cumulativa. Exs.: Embalagens de perfumes; garrafa de Coca-Cola etc.
A Lei no 9.279/1996, no art. 122, não menciona expressamente a proteção à Marca Tridimensional, mas admite o registro de todos os sinais visualmente perceptíveis.
Com base no texto, o qual cita as definições utilizadas no registro das propriedades intelectuais, complete as lacunas das sentenças a seguir:
A respeito do tipo ______ podemos ver a importância das formas dos frascos dos perfumes, exaltando mais uma vez o poder da identidade_____.
Estas formas, por sua vez, de acordo com as leis podem ser ______ .
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
· a)Mista tridimensional, visual, registradas
· b)Mista tridimensional, olfativa, reutilizadas
· c)Figurativas, visual, registradas
· d)Nominativas, olfativa, registradas
· e)Nominativas, visual, reutilizadas
5)A rede paranaense O Botica´rio foi uma das primeiras brasileiras a embarcar na onda das novas estratégias de marketing para os perfumes. Em agosto do ano de 2015, a companhia lançou o primeiro cartão de crédito perfumado do mundo, em parceria com o Bradesco. Ao passar o cartão pela maquininha ou esfregá-lo com as mãos, o atrito libera um odor com notas de rosas e jasmim – algo que, para a maioria das mulheres, só´ vem aumentar a sensação de bem-estar após as compras. A iniciativa deu tão certo que, no primeiro semestre deste ano, as vendas do tal cartão aromatizado cresceram 20%, ante a média de 12% do mercado: “você^ não pode simplesmente ‘desligar’ o olfato”, diz Harald Vogt, presidente da consultoria americana Scent Marketing Institute. “O aroma fica na cabeça dos consumidores. ”
Considere as afirmativas abaixo;
I. Para um lançamento de um perfume, deve-se fazer previamente um estudo de mercado para verificar o grau de aceitação do futuro do produto
II. O cartão de crédito, citado no texto acima, é um tipo de nova identidade visual para um perfume
III. A mesma fragrância de um perfume, assim como no caso no cartão de crédito no texto acima, terá o mesmo efeito em homens e mulheres
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)I, Apenas.
· b)III, Apenas.
· c)I e III, apenas.
· d)I e II, Apenas.
· e)II e III, apenas.

Outros materiais