Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO RARISON ABREU LICATA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1- ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Nome: Rarison Abreu Licata 
 Matrícula: 03089620
Curso: Tecnologia em gestão pública 
O modelo gerencial da administração pública vem sendo discutido nas últimas décadas, a fim de superar o “engessamento” provocado pela burocratização. Trata-se de um modelo normativo (baseado em leis), que concentra esforços no controle dos resultados da máquina pública.
O modo de atuação do modelo gerencial parte da definição clara de quais são os objetivos da administração pública, além de prezar pela autonomia dos gestores e funcionários públicos. 
Outro ponto importante é a flexibilização e descentralização da gestão incentivando na rotina da administração pública procedimentos que levem em consideração a atuação coletiva de diferentes agentes sociais na elaboração de políticas públicas e a participação social nos processos de tomada de decisão. Além disso, é desejável a competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas a fim de garantir a prestação de serviços com maior qualidade.
A padronização e a racionalidade do funcionamento da máquina pública permitem algumas vantagens como a redução de custos, a eficiência, precisão e rapidez na execução dos procedimentos.
Já o patrimonialismo contribui para a ineficiência, má gestão, corrupção e clientelismo à medida que as relações públicas administrativas são marcadas por privilégios pessoais e interesses privados. Nesse sentido, há uma manipulação que transforma o público em privado, prejudicando os princípios da administração pública.

Continue navegando