Buscar

Ati Contextualizada - Inovação no Setor Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Renatha Inácio Brito
01543050
Gestão Pública 
De acordo com o enunciado percebemos que o respectivo governador Carlos Massa Ratinho Júnior compara o seu primeiro ano de administração com a época do ex-governador Ney Braga, destacando que desde então foi a maior reforma administrativa. Assim, notamos que ambos os governos apresentam características do Modelo Gerencial. Apesar de que naquela época do primeiro governo Ney Braga (1961 a 1965) o modelo adotado era a burocracia.
É possível observar que o Modelo Gerencial surgiu com o intuito de tornar a administração pública mais eficiente, chegou com a promessa de satisfazer a carência da população utilizando menos recursos e deve ser entendido como uma resposta as limitações dos modelos de gestão anteriores, mas também como uma extensão da burocracia, porém voltada para o cidadão e não para si mesma, correspondendo a tentativa de tornar as estruturas públicas lugares que ofereçam resultados e retornos.
Já o Patrimonialismo é caracterizado como um modelo onde o sistema do Estado representa o poder soberano, ou líder absolutista. Ou seja, nesse modelo de gestão os governantes entendiam o Estado como um patrimônio particular, a ser comandado conforme seus interesses. O patrimonialismo se mostrou pautado na falta de distinção por parte dos líderes entre o patrimônio público e privado, isso implicava em servidores escolhidos muitas vezes a troca de favores. 
Diante do que vimos nos modelos de gestão apresentados, ainda que vários anos tenham passados os indícios do patrimonialismo e da burocracia ainda se fazem presentes nos dias de hoje, vivenciamos claramente em algumas gestões atuais. Além disso, características de interesses clientelista, nepotismo e corrupção. E em cidades do interior aparecem situações de coronelismo. Também observamos algumas reformas no modelo de gestão que se considera a melhor forma de combater as características citadas e tornar o Estado mais moderno, sendo notório na sua administração o modelo gerencial. 
Referências:
KLERING, L. R. et al. Inovação na gestão pública: compreensão do conceito a partir da teoria e da prática. In: JACOBI, Pedro; PINHO, José Antonio (Orgs.). Inovação no campo da gestão pública local. Novos desafios, novos patamares. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BRESSER-PEREIRA, L.C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público. Ano 47 Volume 121, Número I, 1996.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ney_Braga#Refer%C3%AAncias

Continue navegando