Buscar

Atividade Contextualizada Inovação Setor Publico

Prévia do material em texto

O modelo de administração patrimonialismo, trata-se de um modelo tradicional, por ser definida pela crença do conjunto de costumes de uma determinada sociedade, a quem determina são os membros de uma linhagem que dispõe do poder. Sendo o patrimonialismo se traduz com as relações pessoais que definem que será responsável pelas atividades ou cargos administrativos. Na atual sociedade não somos governados mais por monarquia, porém há muitos políticos e funcionários públicos que se beneficiam pessoalmente dos seus cargos, como o que chamamos de práticas de nepotismo. Por fim o modelo patrimonialismo trás consigo ineficiência e má gestão pública, corrupção e clientelismo à medida que as relações públicas administrativas são marcadas por privilégios pessoais e interesses privados, neste sentido há uma manipulação que transforma o público em privado, prejudicando o princípio da administração pública.
O modelo gerencial vem sendo discutido nos últimos tempos, com o objetivo de superar o engessamento provocado pela burocratização, deste modo trata-se de um modelo normativo, que concentra esforços no controle dos resultados da máquina pública. O objetivo do modelo gerencial é autonomia dos gestores, flexibilização e descentralização da gestão, reduzindo desta forma os níveis hierárquicos que marcam o modelo burocrático.
Conclui-se que a proposta do então governador do Paraná Carlos Massa Ratinho, tem como objetivo implantar em sua administração o modelo gerencial, trazendo muito mais benefícios ao interesse público e coletivo.

Continue navegando