Buscar

Volei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - O ataque na rede com potência, também conhecido como cortada, pode ter diferentes objetivos e formas de execução, dependendo da habilidade do jogador que ataca ou mesmo de como o atacante visualiza a montagem da defesa ou do bloqueio adversários. A cortada é uma ótima opção quando o atacante enfrenta defesas rápidas e organizadas, pois a maior velocidade da bola faz com que a defesa, eventualmente, não tenha tempo de alcançá-la.
 
Com base nessas informações e em seus estudos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma cortada pode ser do tipo longa, cravada ou largada.
II. A direção paralela ocorre quando a bola é cortada em linha reta pelo atacante.
III. A direção diagonal se dá quando o atacante bate na bola em sentido laterolateral.
IV. A largada é quando o atacante tira a força da bola, enganado a defesa adversária.
Está correto apenas o que se afirma em:
2 - Existem diversos tipos e técnicas para a execução do saque. Em um determinado tipo de saque, por exemplo, o atleta deve posicionar a bola sobre a palma da mão não dominante, enquanto posiciona a perna não dominante à frente. Em um movimento, ele deve deixar a bola rolar levemente para o lado da mão não dominante, dando o golpe com a mão dominante na bola, arremessando-a com altura suficiente para que ela chegue ao outro lado da rede, mas sem excesso de força, para que ela não saia pela linha de fundo do time adversário. Esse é um saque mais utilizado por equipes amadoras ou iniciantes.
 
Esse trecho explica o tipo de saque:
Resposta: Saque por baixo
3 - O levantamento é o ato que um jogador faz para preparar seus companheiros para o ataque. Geralmente executado pelo levantador da equipe, esse movimento sempre tenta procurar o atleta em melhores condições de ataque e com menos marcação ou defesa adversária, baseado na visão de jogo e na concepção do levantador.
 
Diante dessas informações, associe as descrições a seguir aos tipos de levantamento a que se referem.
1 - Alto (em parábola)
2 - Rápido (chutado)
3 - Médio
(  ) Quando o levantador joga a bola em projeção semicircular.
(  ) Mais utilizado em táticas preparadas pela equipe ou para privilegiar jogadores que vêm de trás da linha dos 3 metros.
(  ) O mais rápido de todos, quando o levantador praticamente joga a bola para a frente.
Agora, assinale a alternativa correta.
Resposta: 1, 3 e 2
4 - A manchete, um dos fundamentos mais executados do voleibol, é também um dos primeiros a serem aprendidos por crianças e iniciantes por sua facilidade de efetivação e pela sua utilidade durante uma partida de voleibol. A execução do movimento exige uma série de passos que deve ser observada pelo atleta que a executa.
 
Diante dessas informações, enumere as etapas a seguir, de 1 a 4, considerando a melhor ordem para a execução correta do fundamento manchete.
(  ) Ao atacar a bola, o atleta deve estender as pernas, transferindo o peso do corpo para a perna colocada mais à frente. Membros superiores permanecem imóveis.
(  ) Ao entrar sob a bola, é preciso observar o posicionamento dos membros inferiores: os joelhos devem estar semiflexionados, com afastamento de pés semelhante à largura dos ombros. Além disso, um pé deve estar logo à frente do outro.
(  ) É importante que a bola bata nos antebraços, e não nas mãos. Punhos bem estendidos, direcionados ao solo, facilitam o direcionamento da bola.
(  ) As mãos devem estar sobrepostas, com polegares lado a lado tocando-se. Além disso, braços devem estar estendidos e colocados à frente do corpo.
Agora, assinale a sequência correta.
Resposta: 3, 1, 4 e 2
5 - Diversas são as formas de colocar a bola em jogo por meio do saque ou mesmo de servir o reinício da partida após a marcação de um ponto. Entre os tipos de serviço mais difundidos estão o saque por baixo, em que o atleta bate por baixo da bola, efetuando uma flexão de ombro, e o saque por cima, no qual o atleta arremessa a bola batendo atrás dela por meio de uma extensão de ombro.
 
Diante dessas informações, analise as afirmativas a seguir a respeito do saque.
I. O saque por baixo costuma ser mais difícil de ser defendido, uma vez que produz uma trajetória elíptica, mais instável.
II. O saque por cima é o mais utilizado por atletas profissionais, pois dá mais potência e direção ao saque.
III. O saque por baixo pode ser executado com a mão aberta — o que dá mais direção à bola — ou fechada — mais utilizado por iniciantes.
IV. O saque por cima pode ser dos tipos flutuante e cortada (tipo tênis), entre outras variantes.
V. O saque por cima, quando executado por atletas mais altos e com maior impulsão, costuma ter uma trajetória menos elíptica.
Está correto apenas o que se afirma em:
Resposta: 2, 3, 4 e 5
6 - O primeiro toque na bola do time é sempre uma recepção, e esta pode ser executada na forma de um toque, quando a bola vem, como se diz no jargão do voleibol, “sem peso”, isto é, com pouca força e velocidade, além de com uma certa altura que permita a execução do toque; na forma de uma manchete, como acontece na maioria das vezes; ou, em casos extremos, com apenas uma das mãos ou mesmo com um dos pés.
 
Diante dessas informações, é correto afirmar que o principal objetivo da recepção é:
Resposta: amortecer a bola que vem do time adversário, preparando-a com qualidade para o levantador.

Continue navegando

Outros materiais