Buscar

METODOLOGIA DA PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DA PESQUISA
Nome Completo: Iara Souza de Araújo
Matricula:01427896
Curso: Enfermagem
Considerando as modalidades de pesquisa, explique o que é uma pesquisa científica e o que são os métodos dedutivo e indutivo.
A pesquisa cientifica é um conjunto de processos que são aplicados na prática por pesquisadores ou cientistas, como forma de conseguir novos resultados ou complementar resultados já existentes. As pesquisas cientificas de maneira precisa, contemplam várias etapas. Essas pesquisas são essenciais para novos descobrimentos. Hoje há muitas respostas para quase tudo que existe, graças as pesquisas cientificas que desencadeiam, exploram e auxiliam as descobertas.
Existem muitos métodos de pesquisas científicas, dentre elas encontra se o método dedutivo e o método indutivo. O método dedutivo é racionalista, se baseia na razão, parte de uma premissa maior até a conclusão, buscando sempre a lógica. Exemplo: Todo homem é mortal; Pedro é homem; Logo, Pedro é mortal.
Por outro lado, o método indutivo, se baseia no empirismo, considerando as experiências vividas, conhecimentos adquiridos, partindo de comprovações particulares. Exemplo: Sempre que chove fico resfriado. Hoje choveu. Logo, ficarei resfriado.
Cite e explique, com suas palavras, as diferenças entre citação direta e citação indireta. Utilize um exemplo para cada tipo de citação.
As citações são utilizadas para enriquecer os textos, usando informações, tais como, pensamentos, ideias, dados. Servem também como introdução para o desenvolvimento de explicação ou elaboração de concepções.
A citação direta é a utilização da transcrição textual na íntegra, sem nenhuma modificação. Por exemplo: Portela (2016, p. 22), “É interessante porque as razões para fazer aquilo que faço hoje não são necessariamente as mesmas que eu tinha no começo da trajetória."
De outro modo, a citação indireta é utilizada no texto para embasamento, consiste na utilização da ideia do autor, usando a paráfrase como meio de desenvolver o trecho citado. Por exemplo: Portela (2016, p. 22). Como dizia Portela, as razões que movem uma caminhada hoje, pode não ser as mesmas razões que a fez caminhar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CURADO, Isabela Baleeiro; SOUZA, Marina Elizabeth Vaz; MADEIRA, Elenice Yamaguishi. Diretrizes para citações e referências. Isabela Baleeiro, 2007.
FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.
ALMEIDA Maurício. Noções básicas sobre metodologia de pesquisa científica. Disponível em: chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https:%2 F/mba.eci.ufmg.br/downloads/metodologia.pdf&clen=133824&chunk=true. Acesso em: 28 de julho de 2022.
BORGES, Dayane. Método Indutivo: o que é, conceito, principais características e exemplo. Conhecimento Científico. 04 de maio de 2020. Disponível em: https://conhecimentocientifico.com/metodo-indutivo/. Acesso em 28 de julho de 2022.
COMO CITAR REFERÊNCIAS NO TEXTO. Guia de Apresentação de Teses. São Paulo - SP, 2017. 2ª Edição atualizada. Disponível em http://www.biblioteca.fsp.usp.br/-biblioteca/guia/i_cap_03.htm: Acesso em: 28 de julho de 2022.
ANBT: COMO FAZER REFERÊNCIAS DE LIVROS E SITES. UNIFEBE. 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.unifebe.edu.br/site/blog/anbt como-fazer-referencias-de-livros-e-sites/. Acesso em 28 de julho de 2022.
CORTELLA, Mario S. Por que fazemos o que fazemos? aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. 1 ed. - São Paulo: Planeta, 2016.

Continue navegando