Buscar

PORTFÓLIO CICLO 2 DISFUNÇÕES ORGANICAS

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO CICLO 2 DISFUNÇÕES ORGANICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
NOME: URIEL RODRIGUES DE ASSIS/RA 8094444
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA BACHERELADO
DISCIPLINA: DISFUNÇÕES ORGANICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
TUTOR: ARTHUR MARQUES
1) O estudo do artigo Sedentarismo, exerci cio físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexa o, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exerci cio físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:
a) Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?
A inatividade leva as crianças, adultos e idosos ao sedentarismo, que traz diversos problemas, para as crianças, traz a predisposição para desenvolver doenças no futuro, para os adultos traz o risco de contrair as doenças e também a predisposição, e nos idosos o risco de se desenvolver alguma doença relacionada ao sedentarismo aumenta exponencialmente.
b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção ao de saúde? Quais são os desafios?
Cabe ao educador físico incentivar a população a praticar alguma atividade física, seja através de atividades voluntarias ou de atividades econômicas, como a abertura de academias próximo as pessoas. O maior desafio é justamente atrair as pessoas
2) Já, o artigo A poli tica Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Poli tica Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-pra ticas corporais como uma de suas prioridades. Sa as apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema U nico de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.
O sedentarismo é um dos problemas que agravam a sociedade, e o uso da tecnologia tem favorecido para o crescimento do mesmo. Desta forma, o governo criou uma série de programas com o intuito de combater o sedentarismo, e consequentemente, reduzem os riscos de obesidade e permitem que a população tenha uma qualidade de vida melhor. Esses programas são citados por Malta, como por exemplo, Academia da Cidade de Belo Horizonte e de Aracaju SE, que são administradas pela Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Sergipe, respectivamente. Além desses, os programas Academia da Cidade do Recife e CuritibAtiva
3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a pra tica de atividade física como estratégia de educação a saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento a pra tica de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da regia o ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ac a o integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda:
a) O que você entendeu por estudo transversal?
É um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação
b) Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde relacionado ao aconselhamento a Pratica de atividade Física?
É que importante que o profissional de Educação Física, alie as atividades físicas as formas de manutenção da saúde de todos os alunos, não apenas focando em exercícios de explosão, pois é necessário avaliar cada caso, mantendo os rendimentos os auxiliando quanto a frequência cardiovascular, resistência, alongamentos, enfim, é importante aliar essas duas esferas para uma vida mais saudável.
4) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.
	
	SEGUNDA/QUINTA
	QUARTA
	TERÇA/SEXTA
	
	
	TREINO MOBILIDADE/CARDIORRESOIRATORIO
	MUSCULAÇÃO
	FLEXIBILIDADE/CARDIO
	
	INTENSIDADE
	LEVE A MODERADA
	LEVE A MODERADA
	LEVE A MODERADA
	
	FREQUENCIA
	2 X SEMANA
	1X SEMANA
	2X SEMANA
	
	TEMPO
	40MINUTOS/ 25 MINUTOS DE ESTEIRA OU BIKE/ 15 MINUTOS DE MOVILIDADE GERAL/QUADRIL, TORNOZELO, MAOS ETC.
	1 MINUTOS PARA CADA SERIE/3 SERIE
	ALONGAMENTOS POR 25 MINUTOS/ESTEIRA POR 25 MINUTOS
	
	VOLUME
	VELOCIDADE 6 DA ESTEIRA
	60% DE 1 RM
	ESTEIRA VELOCIDADE 6 MAIS ALONGAMENTOS 
	
5) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de Exerci cios Físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, forca e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Ale m disso, esses programas podem ser adaptados de acordo com as condições ou necessidades especificas do indivíduo. A partir desta premissa, exemplifique um programa de exerci cios físicos para uma população com obesidade leve em uma Unidade Básica de Saúde com cada capacidade física a ser trabalhada e o objetivo de cada uma delas.
· MUSCULAÇÃO 5X SEMANA
· TEMPO DE TREINO EM TRONO DE 60 MINUTOS
· VOLUME: CARGA EM TORNO DE 60% DE 1 RM
· 60 SEGUNDOS DE DESCANSO PARA CADA SERIE
· ESTEIRA POR 40 MINUTOS, RITMO LEVE. VELOCIDADE 5.
SEGUNDA: PEITO, TRICEPS E OMBRO
· SUPINO RETO 4X10
· SUPINO INCLINADO 4X10
· VOADOR 4X10
· DESENVOLVIMENTO HALTERES 4X10
· ELEVAÇÃO ÇATERAL 3X10
· TRICEPS PULLEY 3X10
· TRICEPS CORDA 3X10
· ESTEIRA 40 MUNUTOS
TERÇA E QUINTA: COSTAS E BICEPS
· PULLEY FRENTE 3X10
· REMADA BAIXA 3X10
· REMADA ARTICULADA 3X10
· ROSCA DIRETA 3X10
· ROSCA SCOOT 3X10
· ROSCA MATELO 3 X10
· ESTEIRA 40 MINUTOS
QUARTA: PERNAS
· LEG 45 3X10
· EXTENSORA 3X10
· AGACHEMENTO NO SMHIT 3X10
· FLEXORA SENTADA 3X10
· STHIFF 3X10
· ADUTORA 3X10
· ABDURORA 3X10
· PANTURRILHA 3X10
· ESTEIRA 40 MINUTOS

Continue navegando