Buscar

ATIVIDADE DE ECONOMIA RESUMO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE RESUMO DE ECONOMIA 
JOÃO FELIX FREITAS DOS SANTOS
CARUARU
2021.2
Concorrência Perfeita
 	A concorrência perfeita é uma situação ideal de mercado. Nesta situação ideal, há uma grande quantidade de vendedores e uma grande quantidade de compradores, o que favorece o equilíbrio natural entre a oferta e a procura e, consequentemente, nos preços. Neste cenário, nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar por si só o preço ou a quantidade transacionada. Desta forma, cada empresa age de forma individual e, a longo prazo, as receitas das empresas devem ser equivalentes aos seus custos de produção.
 Diante disso, deve existir a livre circulação de informação, incluindo sobre lucros e preços, facilitando a tomada de decisões. Neste sistema, ao ser do conhecimento geral que uma empresa está a obter lucros altos, haverá um incentivo para a entrada de novos concorrentes nesse setor, o que aumentaria o leque de escolhas dos consumidores. Se a oferta passasse a ser superior à procura, o mercado equilibrar-se naturalmente, devido à permeabilidade referida anteriormente.
Monopólio
Se encaixa numa estrutura dentro do mercado em que o bem alvo da transação é oferecido por uma única empresa. Ou seja, domina totalmente o mercado sem concorrentes. Sem a regulação de mercado, o monopólio permite que a empresa sozinha determine o preço do bem. Em casos em que a regulação é feita pelo governo, medidas de contenção são criadas para a regulação de preços e, mesmo, da oferta. De qualquer maneira, regulada ou não, os lucros são obtidos somente pela detentora do monopólio. 
Para o mesmo está em vigor o governo faz uma regulação, onde o governo acompanha preços e a quantidade de produtos ofertada. É definida a permanência da empresa no mercado que deve atender às diretrizes mínimas e as condições de atendimento ao consumidor.
Oligopólio
Ela é um intermediário da concorrência perfeita e do monopólio, sendo assim acaba por absorver características dos outros modelos, causando muita confusão na hora de diferenciar cada uma. Ainda assim, com um pouco de atenção, é possível diferenciar as quatro principais de uma maneira simples. Os maiores exemplos no Brasil são o setor de petróleo e mineração. Como possuem alto custo de entrada, é natural que seja uma parcela do mercado com poucas empresas. Ainda que nesses dois setores essa realidade seja muito expressiva, a formação desse modelo pode acontecer em qualquer área do mercado. Assim, é possível ver empresas que oferecem produtos e serviços para o consumidor final, ou para outras empresas se unindo neste modelo.
Concorrência Monopolista
Essa estrutura de mercado é caracterizada por muitas empresas que vendem produtos similares, mas não idênticos, para que as empresas competem por outros fatores além do preço. A concorrência monopolista às vezes é chamada de concorrência imperfeita, porque a estrutura do mercado está entre puro monopólio e pura concorrência.
A eficiência econômica também é moderada. Mercados competitivos oferecem resultados eficientes, mercados monopolistas mostram perdas de peso morto, a concorrência monopolista está em algum lugar no meio, não tão eficiente quanto a concorrência pura, mas menos perda de eficiência do que um monopólio. O principal benefício da concorrência monopolista é o fornecimento de uma ampla variedade de bens e serviços.

Continue navegando