Buscar

Estudos Migratórios apol 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ltarAvisos"# $
CURSO: BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DISTÂNCIA
A »
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Disciplina(s):
Estudos Migratórios
Questão 1/10 - Estudos Migratórios
“Um grupo de contrabandistas de pessoas usou um pesqueiro para levar 80 migrantes até alto mar, local onde estas pessoas foram transferidas para um pequeno barco de madeira e abandonadas para serem resgatados por uma Organização Não Governamental, junto à ilha 
italiana de Lampedusa”.
 
 
Avalie as afirmativas abaixo comparando as diferenças entre tráfico e contrabando de pessoas
I. O tráfico de pessoas tem como objetivo facilitar a entrada das pessoas em outro território, com o consentimento da pessoa em troca de um pagamento, enquanto o contrabando de pessoas não envolve o consentimento.
II. O tráfico envolve uma série de fases, já o contrabando termina quando o imigrante chega ao país de destino.
III. O contrabando é transnacional e envolve a atuação de contrabandistas, enquanto o tráfico pode ocorrer a nível doméstico ou internacional.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
A Apenas as afirmativas I e III
B Apenas as afirmativas II e III
C As afirmativas I, II e III
D Apenas a afirmativa II
E Apenas a afirmativa I
Questão 2/10 - Estudos Migratórios
"O número de refugiados em todo o mundo deverá crescer nos próximos anos, provocando novas crises humanitárias. O alerta é de especialistas, que discutiram o assunto nesta terça-feira (20), Dia Internacional dos Refugiados, no seminário Vozes do Refúgio, no Museu do 
Amanhã, no Rio. Um dos motivos do crescimento dos refugiados, além de guerras e crises políticas, é o descontrole do clima provocado pelo aquecimento global, como lembrou a representante no Brasil da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Isabel Marquez."
 
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um caso de deslocado ambiental:
Nota: 10.0
A Sírios após o conflito civil
B Iraquianos após a guerra
C Venezuelanos após o agravamento da situação política
D Haitianos após o terremoto
E Brasileiros após a crise econômica
Questão 3/10 - Estudos Migratórios
“Em um país continental e de enorme miscigenação, ganha corpo o discurso de que o imigrante é uma das ameaças externas ao Brasil. A justificativa é de que venezuelanos, sírios, bolivianos, haitianos e nigerianos, entre outras nacionalidades, aqui chegam para desempregar 
brasileiros. “Haitianos, vocês roubam nossos empregos!”, foi o que seis imigrantes que estavam em frente às escadarias da Igreja Missão da Paz, no Glicério, região central de São Paulo, ouviram antes de serem baleados por atiradores motorizados, em agosto de 2015. Como se os 
algozes ou os entusiastas da barbárie e da xenofobia fossem todos capazes de ganhar a vida com os subempregos oferecidos aos que fogem da fome, do autoritarismo, de grupos extremistas, de terremotos, da miséria etc. em busca de sobrevivência e do mínimo de dignidade”.
 
 
Com base nas aulas, o que a teoria da segmentação das migrações afirma a respeito da relação entre trabalhadores nacionais e trabalhadores migrantes?
Nota: 0.0
A Existe uma disputa entre trabalhadores nacionais e migrantes pelos mesmos postos de trabalho
B Existe uma complementaridade entre o imigrante e o nativo quanto à locação de mercado de trabalho, pois os migrantes buscam trabalhos que exigem menor qualificação que os postos de trabalho almejados pelos nacionais
C Existe uma disputa entre os trabalhadores nacionais e os imigrantes, pois os imigrantes têm maior nível de especialização e ocupam os postos de trabalho melhor remunerados
D Existe uma relação pacífica entre o imigrante e o nativo, porque os trabalhadores imigrantes buscam por trabalhos melhor remunerados, enquanto os trabalhadores nacionais ocupam postos de trabalho que exigem menor qualificação.
E Existe uma disputa acirrada entre trabalhadores migrantes e trabalhadores nacionais, pois ambos desejam ocupar postos de trabalho que exigem menor especialização.
Questão 4/10 - Estudos Migratórios
“A discussão a respeito de uma política imigratória no Mercosul recebeu menor destaque nas instituições comunitárias do que a discussão sobre circulação de nacionais nas fronteiras, da mesma forma que ocorreu na União Europeia” (Adaptado).
 
 
Com base na contextualização acima e no material da disciplina, avalie as afirmativas abaixo sobre a política do Mercosul para imigrantes:
 
I. O tema dos refugiados e dos demais imigrantes extra-bloco foi muito discutido dentro do Mercosul, criando uma política imigratória sólida, que limitou a autonomia dos Estados na questão da entrada de nacionais de países de fora do bloco.
II. Um tema discutido no seio do bloco, especialmente dentro do Foro Especializado Migratório, foi o tráfico de pessoas, dando origem ao Acordo Regional sobre Tráfico Ilícito de Migrantes.
III. O Brasil protagonizou o debate sobre a elaboração de um Estatuto de refugiados do Mercosul, que não foi aprovado por contrariedade da Venezuela.
 
Assinale a alternativa que indica as afirmativas verdadeiras
Nota: 10.0
A Apenas II
B Apenas I e III
C Apenas II e III
D Apenas III
E Apenas I
Questão 5/10 - Estudos Migratórios
“Verifica-se uma ênfase muito grande na migração como essencialmente econômica, que limita o migrante à força de trabalho. Deve-se evitar essa simplificação, que utiliza apenas a ideia de mobilidade de trabalhadores, o que é uma inverdade tendo em conta que existem muitas 
outras causas da migração, que pode ser voluntária ou forçada”.
 
 
Sobre o migrante econômico, com base no estudado nas aulas e nas rotas da disciplina, avalie as asserções abaixo:
 
O conceito de migrante econômico é adotado para diferenciá-los dos refugiados.
 
PORQUE
 
Os migrantes econômicos migram para melhorar sua qualidade de vida, enquanto os refugiados fogem de perseguições étnica ou religiosas e de conflitos. 
Nota: 0.0
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas
Questão 6/10 - Estudos Migratórios
"Existe um vínculo de atuação da OIT com a questão dos migrantes. Nesse sentido, um novo estudo divulgado na quarta-feira (5) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que o número de trabalhadores migrantes saltou na casa de milhões, deixando alguns países 
sem “a parte mais produtiva de sua força de trabalho”. Quase 87% dos trabalhadores migrantes têm entre 25 e 64 anos, o que sugere que alguns países de origem estão perdendo o segmento mais produtivo de sua força de trabalho."
 
 
 
Analise as afirmativas a seguir a respeito da gestão migratória internacional, com base na videoaula 2.
I. O primeiro esforço multilateral de estabelecer normas para a garantia da paz entre os Estados foi a Liga das Nações, criada no período entreguerras. Em 1921, ocorreu a criação do ACNUR para atender à questão dos refugiados e deslocados.
II. O organismo que trata da questão das migrações quando ocorreu a criação do ACNUR era a OIT, sendo que essa organização convocou a Conferência de Nápoles com a finalidade de incentivar a cooperação entre os Estados, mesmo que tenha sido considerada não exitosa.
III. Há uma competição entre duas concepções sobre a gestão migratória, que é (i) a perspectiva dos EUA sobre a necessidade cooperação internacional e autonomia das organizações internacionais que geriam o tema e (2) a visão da ONU de que os Estadosdeveriam preservar o 
controle sobre as políticas migratórias nacionais.
 
Assinale a alternativa que indica as afirmativas verdadeiras:
Nota: 10.0
A Apenas II
B Apenas I e II
C Apenas II e III
D Apenas III
E I, II e III
Questão 7/10 - Estudos Migratórios
“Mesmo as teorias sociológicas das migrações possuem raízes econômicas, sendo que o mais importante é o desenvovimento da teoria neoclássica da economia a respeito das migrações. Todas essas teorias de ordem econômica calcam-se no pressuposto da escolha racional do 
indivíduo, que migra buscando maximizar o seu lucro (benefício)”.
 
 
Qual é, para a teoria push-pull de Ravenstein, a motivação central para a migração?
Nota: 10.0
A A procura de um lugar mais seguro para morar
B A busca do migrante por melhorar suas condições de vida
C A busca por políticas públicas mais eficazes
D O desejo de desbravar o mundo
E A natureza humana nômade
Questão 8/10 - Estudos Migratórios
“Jovens do campo são o perfil mais comum entre os migrantes que deixam países do norte da América Central, com destino ao México e Estados Unidos, aponta um relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização das Nações Unidas 
para a Alimentação e a Agricultura (FAO)”.
 
 
Sobre a migração interna, avalie as asserções a respeito dos argumentos da teoria dos diferenciais de renda e de oferta de emprego: 
 
Para a teoria dos diferenciais de renda e de oferta de emprego os indivíduos migram inicialmente das áreas rurais para as áreas urbanas
 
PORQUE
 
Buscam melhores condições de trabalho e salários mais altos, gerando bolsões de pobreza nas metrópoles e desemprego
Agora assinale a alternativa correta sobre essas duas assertivas:
Nota: 10.0
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas
Questão 9/10 - Estudos Migratórios
"O México posicionou 15.000 soldados e policiais em sua fronteira norte para cumprir com o compromisso assumido com o governo dos EUA de frear a migração. Houve detenções, informou nesta segunda-feira, 24, de junho o secretário de Defesa Nacional, Luis Cresentio 
Sandoval."
 
 
Com base nas videoaulas, no cenário atual das migrações (ano de 2019), qual é o movimento que se observa nas políticas migratórias dos Estados, sobretudo dos Estados mais desenvolvidos?
Nota: 10.0
A Concessão de vistos humanitários
B Criminalização das migrações
C Concessão de mais direitos aos migrantes, sem criminalizá-los
D Abertura descontrolada de fronteiras
E Garantia da integração dos imigrantes no destino
Questão 10/10 - Estudos Migratórios
“A partir do século XX, a migração passou a ser problematizada, em função da vinda de migrantes da Europa para as Américas fugindo dos conflitos mundiais e das crises econômicas no Velho Continente. Essa entrada massiva de imigrantes passou a fazer parte dos debates nos 
EUA, sendo que por algumas pessoas os imigrantes foram vistos como uma ameaça à segurança e à estabilidade da nação. Nesse cenário as teorias sociológicas modernas passaram a levar em consideração a ação de agentes coletivos no fenômeno migratório e não apenas a 
ação individual do migrante”.
 
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 39.
 
Assinale abaixo, dois fatores importantes das migrações para as teorias sociológicas modernas das migrações, segundo as aulas da disciplina:
Nota: 0.0
A Governos e organismos internacionais
B Instituições e redes migratórias
C Redes migratórias e bancos internacionais
D Governos e instituições
E Organismos internacionais e bancos internacionais
Fonte: Autoridades filmam contrabando de pessoas em alto mar. Disponível em: https://www.jn.pt/mundo/interior/autoridades-filmam-contrabando-de-pessoas-em-alto-mar--11035749.html. Acesso em 24 jun. 2019.
A primeira afirmativa é falsa, pois o tráfico de pessoas está associado ao ingresso das pessoas em outro país sem o consentimento das mesmas, enquanto o contrabando envolve consentimento. A segunda é verdadeira porque o trafico passa por várias etapas,
desde o aliciamento até o controle no país de destino, com apreensão do passaporte em vários casos, enquanto o contrabando se encerra quando o imigrante chega ao seu destino. A Terceira é verdadeira porque o contrabando sempre é entre fronteiras de dois
países, já o tráfico pode ocorrer dentro de um país.
 
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019 (Capítulo 1), p. 26-27.
'
Fonte: Questões climáticas devem intensificar o número de refugiados, dizem especialistas. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-06/questoes-climaticas-devem-intensificar-numero-de-refugiados-dizem. Acesso em 24 jun. 2019.
Você acertou!
O único caso correto de deslocado ambiental é o de haitianos após o terremoto, pois os demais exemplos assinalam casos de refugiados e imigrantes econômicos.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019 (Capítulo 1), p. 32
'
Fonte: “Os imigrantes vão roubar nossos empregos”. Disponível em: https://spbancarios.com.br/10/2018/os-imigrantes-vao-roubar-nossos-empregos. Acesso em 24 jun. 2019.
A primeira afirmativa é falsa porque não há disputa entre os dois grupos, conforme a teoria da segmentação, pois os trabalhadores imigrantes procuram trabalhos em atividades de remuneração mais baixa, que muitas vezes não estão sendo ocupadas por
nacionais, o que confirma a veracidade da afirmativa 2. A afirmativa 3 é errada, pois não existe disputa e os trabalhadores imigrantes em geral não são mais qualificados e não ocupam postos melhor remunerados. A afirmativa 4 é incorreta, porque embora haja
relação pacífica a causa não é porque os trabalhadores imigrantes buscam por trabalhos melhor remunerados. A quinta é falsa pois não existe disputa pelos mesmos postos, menos nos postos de trabalho que exigem menor especialização.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 45-46.
'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 122.
Você acertou!
A primeira é falsa, pois o tema da imigração recebeu pouca atenção dentro do Mercosul e não diminuiu a autonomia dos Estados, que continuam sendo soberanos para decidir suas políticas imigratórias. A segunda é verdadeira pois o tema do tráfico de pessoas
recebeu atenção e deu origem ao Acordo Regional sobre Tráfico Ilícito de Migrantes. A Terceira é verdadeira uma vez que o Brasil propôs a discussão sobre o tema dos refugiados, que foi bloqueada pela Venezuela, que considerava a questão muito delicada para
ser tratada no bloco.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 122-24.
'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019 (Capítulo 1), p. 28.
A primeira asserção é verdadeira porque foi criada a ideia de migrante econômico para haver uma distinção entre eles e os que migram por razões humanitárias, sendo assim, a II explica a I. A segunda está correta porque os migrantes econômicos buscam
melhorar salários enquanto os refugiados buscam a sobrevivência.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 28.
'
Fonte: Estudo da OIT mostra salto no número de trabalhadores migrantes no mundo. Disponível em: https://nacoesunidas.org/estudo-da-oit-mostra-salto-no-numero-de-trabalhadores-migrantes-no-mundo/. Acesso em 24 jun. 2019.
Você acertou!
A primeira é correta, porque a Liga das Nações foi o primeiro organismo em que se discutiu a questão migratória, culminando na criação do ACNUR em 1921 tratando da questão dos refugiados. A segunda é verdadeira também porque a OIT conduziu a criação do
ACNUR, convocando a Conferência deNápoles, que foi considerada um fracasso. A terceira está errada, porque os EUA defendem a segunda visão apresentada, de que cada Estado deve preservar sua autonomia na política monetária e a ONU defende a
cooperação internacional na questão, com maior autonomia dos organismos internacionais.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 74-75.
'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 42.
Você acertou!
O modelo push-pull elaborado por Ravenstein tem sua base na lógica econômica e individual do migrante, sendo que defende que a razão central para a migração é o desejo do indivíduo de melhorar seus níveis de vida, salários e padrão de vida, dele e de seus
familiares.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 40-43.
'
Fonte: Nações Unidas. Relatório aponta pobreza rural como causa de migrações na América Central. Dispinível em: https://nacoesunidas.org/relatorio-aponta-pobreza-rural-como-causa-de-migracoes-na-america-central/. Acesso em 24 jun. 2019.
Você acertou!
Gabarito comentado: A primeira asserção é verdadeira porque o movimento natural é do interior para as cidades, em busca de maior empregabilidade e melhores condições de trabalho e vida. Esse movimento, por vezes se revela um equívoco, provocando
bolsões de pobreza nas metrópoles, o que indica que a afirmativa dois é verdadeira e justifica a primeira.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 47.
'
Fonte: México envia 15.000 para coibir imigração para os Estados Unidos. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/mexico-envia-15-000-para-coibir-imigracao-para-os-estados-unidos/. Acesso em 24 jun. 2019.
Você acertou!
A alternativa correta é a de criminalização das migrações, com prisão e expulsão, mesmo que os acordos entre os Estados prevejam uma maior concessão de direitos. Mesmo que as conferências internacionais indicam aos Estados prevenir as ações das redes
internacionais de tráficos de pessoas, observa-se um aumento da entrada de migrantes nos Estados desenvolvidos do Norte, especialmente refugiados na Europa, que induziram a um crescimento das ideologias conservadoras de extrema direita, xenofóbicas e
racistas. Não se observa maior concessão de vistos humanitários, ou garantia de integração e concessão de mais direitos, muito menos a abertura indiscriminada das fronteiras.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 72.
'
As teorias sociológicas mais modernas sobre migração colocam ênfase nas instituições e nas redes, que promovem os deslocamentos de pessoas. Essas teorias focam na importância dos agentes coletivos que incentivam às migrações, como empresas ou redes
de migrantes.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 40-41.
'
(
Roteiro de Estudo
)
Avaliações
*
Trabalhos
+
Livro da oferta
,
Aula Ao Vivo
-
Tutoria
.
Fórum
/
Chat
0
Rádio Web
1
Avisos
ESTUDOS MIGRATÓRIOS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso/home
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/e8cUaSvVxUIiPX0FoQhZPA%3D%3D
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/radiowebusuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Outros materiais