Buscar

Estudos Migratórios apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VoltarAvisos"# $
CURSO: BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO » NOVO
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Disciplina(s):
Estudos Migratórios
Questão 1/10 - Estudos Migratórios
“Quando o Estado moderno se constituiu no início do século XV, por meio da unificação das monarquias, o indivíduo começou a ter consciência do pertencimento a uma nação”.
 
 
Ao surgirem, os Estados nacionais trazem consigo uma concepção que é determinante para a compreensão das migrações. Qual é essa concepção que fornece aos cidadãos direitos em relação ao seu país se origem, ao mesmo tempo que induz ao crescimento 
da xenofobia?
Nota: 10.0
A Identidade
B Nacionalidade
C Soberania
D Patriotismo
E Nomadismo
Questão 2/10 - Estudos Migratórios
"A partir de 15 de junho, o Peru vai passar a exigir dos refugiados venezuelanos um "visto humanitário" além do passaporte, alegando razões de segurança após a chegada de 800 mil imigrantes que fogem da crise política em seu país”.
 
 
Indique um exemplo correto de migração humanitária
Nota: 10.0
A Imigrantes mexicanos nos EUA
B Imigrantes brasileiros nos EUA
C Imigrantes sírios na União Europeia
D Imigrantes paraguaios no Brasil
E Imigrantes bolivianos na Argentina
Questão 3/10 - Estudos Migratórios
“Em nova peregrinação do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, pelos Estados Unidos, a pauta principal parece ser a política migratória. Buscando se aproximar da linha adotada pelo governo Trump, o Brasil pode seguir um caminho de fechamento de fronteiras e 
deportação forçada. (…) Além dos planos de Moro, as políticas de Trump devem ser importadas pelo governo Bolsonaro com o endurecimento da legislação migratória. O presidente defende uma “adequação aos novos tempo” com política de acolhimento humanitário mais severa, 
modificando a Lei de Migração, de 2017, e o Estatuto do Refugiado, de 1997”.
 
 
Com base nos conhecimentos apreendidos na disciplina, avalie a afirmativa abaixo e depois assinale a alternativa que faz uma análise correta:
 
A política imigratória, em muitos países, tem sido vinculada à ideia de securitização e de investimentos em controle das fronteiras.
 
PORQUE
 
Houve um aumento de casos de terrorismo e uma expansão de pensamentos conservadores e de extrema direita, que culpam os imigrantes por vários problemas nacionais como o crescimento da violência e do desemprego.
Nota: 0.0
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas
Questão 4/10 - Estudos Migratórios
“No caso do realismo, o relacionamento da migração com a questão não é claro até que ocorra um ingresso elevado de migrantes que transformem a temática em prioritária para o Estado e que possa representar uma alteração na identidade nacional”.
 
 
Como a teoria realista recomendaria que um Estado se comportasse em relação ao fenômeno migratório?
Nota: 10.0
A Abertura indiscriminada de fronteiras
B Cooperação com outros Estados na questão migratória
C Controle de fronteiras para evitar ameaça à segurança nacional
D Criação de instituições internacionais para gerir o tema
E Concessão de vistos humanitários aos refugiados
Questão 5/10 - Estudos Migratórios
“A Anistia Internacional deu início hoje (29 de maio) à campanha Derrube o Muro, na qual contesta as políticas migratórias adotadas pelos Estados Unidos. Um site foi criado para reunir informações relacionadas a violações de direitos humanos. A abertura da campanha foi marcada 
com uma ação de ativistas no Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro. Usuários que chegavam à estação de metrô Carioca eram convidados a interagir com um muro de papelão”.
 
 
Assinale qual afirmativa sobre a política migratória está correta, com base nos conceitos estudados na disciplina:
 
I. Há dois interesses na elaboração das políticas públicas migratóriaa, que são os interesses de busca pelo desenvolvimento dos Estados e a necessidade de garantir aos migrantes direitos humanos amplos aos migrantes.
II. Um dos problemas centrais da política migratória contemporânea implementada nos Estados é que coloca ênfase sobre os interesses dos seus nacionais, buscando preservar postos de trabalho, colocando obstáculos ao ingresso de nacionais de outros Estados e 
desconsiderando os direitos dos migrantes.
III. A partir dos anos 1990 a visão do imigrante se alterou e o imigrante passou a ser compreendido como um sujeito portador de direitos, o que é notado nas Leis migratórias mais avançadas e humanistas aprovadas nos anos 2000, como na Argentina.
 
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
A Apenas as afirmativas I e II
B Apenas as afirmativas II e III
C Apenas a afirmativa I
D Apenas a afirmativa II
E As afirmativas I, II e III
Questão 6/10 - Estudos Migratórios
Entre refugiados, pessoas que pedem asilo e indivíduos que se deslocam dentro de países, o número de vítimas de migração forçada chegou a 70,8 milhões de pessoas em 2018, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). O número dobrou em questão de 20 anos e em 
2018 elas eram 2,3 milhões a mais do que no ano anterior, explicou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi. De acordo com os dados mais recentes, 37 mil pessoas foram forçadas todos os dias por conflitos, violência ou violações de seus direitos 
humanos a deixar suas casas.
 
 
Diante desse cenário alarmante, qual é a melhor forma de conduzir a gestão migratória internacional segundo a teoria da Escola Inglesa, a partir dos conhecimentos apreendidos nas videoaulas?
Nota: 10.0
A Respeito às decisões individuais de cada Estado
B Cooperação, mas sem estabelecimento de instituições ou normas
C Construção de centros de detenções de imigrantes
D Criação de instituições e normas internacionais para gerir o fluxo migratório
E Cooperação entre Estados para impedir imigração
Questão 7/10 - Estudos Migratórios
"Pode-se observar que a história das migrações corresponde à própria história da humanidade. Massey (1990) apresenta uma categorização de quatro etapas da história das migrações internacionais na modernidade."
 
 
Sobre as fases do avanço do fenômeno migratório apresentadas no material e na videoaula 2, avalie as afirmativas abaixo:
I. A primeira fase se inicia em 1500 com a grandes navegações e vai até 1800. Nesse momento, a migração internacional era prioritariamente da América a Europa.
II. A segunda fase da migração mundial inclui todo o século XIX, quando iniciam-se as independências das antigas colônias europeias, nas Américas, África e Ásia. Como nesse momento a Europa já estava densamente povoada, muitos europeus migraram para o Novo Continente 
em busca de oportunidade de emprego onde havia demanda elevada por mão de obra.
III. A partir de 1950, aparece a quarta etapa dos movimentos migratórios modernos. Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, o cenário das migração demonstra alterações consideráveis, com a migração tendo se tornado um movimento global e não apenas da Europa para 
outros continentes. Nesse momento se expandem os países que enviam e recebem migrantes. Surge uma nova migração, dos Estados menos ricos, do chamado Terceiro Mundo, para a Europa, a qual se mantém até hoje.
 
 
 
Assinale a alternativa que indica as afirmativas verdadeiras:
Nota: 10.0
A Apenas II
B Apenas I e III
C Apenas II e III
D Apenas III
E Apenas I
Questão 8/10 - EstudosMigratórios
"Os Acordos de Residência do Mercosul são a pedra angular da política migratória do Mercosul, pois ele permite que nacionais residam e trabalhem nos Estados-Parte do Acordo. Esse Acordo teve inspiração na Área Schengen da União Europeia." (Adaptado).
 
 
A respeito dos Acordos de Residência avalie as afirmativas abaixo, com base na videoaula 4.
Nota: 0.0
A Em outubro de 2002, o Brasil fez uma proposta dentro do Foro Especializado Migratório do Mercosul do anteprojeto de Acordo sobre Residência Permanente para Nacionais dos Estados Parte do Mercosul.
B O preâmbulo do Acordo de Residência estipula que os benefícios de regularização e residência serão concedidos a nacionais e não nacionais do Mercosul.
C O Acordo de Residência foi assinado em 2002, mas só passou a vigorar em 2009, com 7 anos de atraso, após o depósito tardiu da ratificação do Uruguai.
D O Acordo busca garantir direitos amplos aos migrantes da região. Primeiramente o migrante solicita uma residência temporária de dois anos, que depois é substituída por uma permanente.
E Somente os Estados membros efetivos do bloco ratificaram os Acordos de Residência, incluindo entre eles a Venezuela.
Questão 9/10 - Estudos Migratórios
“Jovens do campo são o perfil mais comum entre os migrantes que deixam países do norte da América Central, com destino ao México e Estados Unidos, aponta um relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização das Nações Unidas 
para a Alimentação e a Agricultura (FAO)”.
 
 
Sobre a migração interna, avalie as asserções a respeito dos argumentos da teoria dos diferenciais de renda e de oferta de emprego: 
 
Para a teoria dos diferenciais de renda e de oferta de emprego os indivíduos migram inicialmente das áreas rurais para as áreas urbanas
 
PORQUE
 
Buscam melhores condições de trabalho e salários mais altos, gerando bolsões de pobreza nas metrópoles e desemprego
Agora assinale a alternativa correta sobre essas duas assertivas:
Nota: 10.0
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas
Questão 10/10 - Estudos Migratórios
"Não havia uma análise nas teorias clássica das RI (liberalismo e realismo) a respeito das causas da migração, das explicações dos fluxos migratórios, não sendo a temática da migração uma preocupação central para esses estudos”.
 
 
Com base na videoaula 1, por qual perspectiva as teorias clássicas das relações internacionais (liberalismo e realismo) entendiam as migrações?
Nota: 0.0
A Pela ótica do migrante como portador de direitos
B Pela ótica do sistema internacional
C Pela ótica dos Estados-nação
D Pela perspectiva dos direitos humanos
E Pela ótica dos interesses de cada imigrante
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 64.
Você acertou!
A partir da noção de nacionalidade e o incentivo dado a esse sentimento pelos Estados-nação, os indivíduos recebem certos direitos do seu Estado de origem. A nacionalidade fortalece a da xenofobia no mundo e a sensação de diferenciação das demais etnias.
Assim, os conflitos contribuem para a construção do sentimento de nacionalidade.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 64.
'
Fonte: Peru exigirá visto humanitário para venezuelanos. Disponível: https://oglobo.globo.com/mundo/peru-exigira-visto-humanitario-para-venezuelanos-23723173. Acesso em 16 jun. 2019.
Você acertou!
A primeira, a segunda, quarta e a quinta são erradas porque os imigrantes mexicanos e brasileiros são considerados migrantes econômicos assim como os imigrantes paraguaios no Brasil e bolivianos na Argentina. Já os imigrantes sírios na União Europeia são
refugiados e migram por questão humanitária.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019 (Capítulo 1), p. 28 e 31.
'
Fonte: Revista Fórum. Moro articula “muro” contra refugiados no Brasil durante visita aos Estados Unidos. Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/moro-articula-muro-contra-refugiados-no-brasil-durante-visita-aos-estados-unidos/. Acesso em 24 jun. 2019.
A primeira afirmativa é verdadeira, pois muitos países embasam sua política de ingresso de imigrantes pela lógica do controle e da segurança. A segunda afirmativa justifica a primeira e é verdadeira, pois esse controle ocorre pela ascensão da extrema direita e pelo
aumento do número de atentados, que servem de justificativa para essas políticas mais restritivas.
 
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 36.
'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 48.
Você acertou!
A alternativa correta é a terceira, pois uma percepção realista da migração dará ênfase ao controle fronteiriço e aos obstáculos à entrada de migrantes, indicando as limitações também das organizações internacionais como ONU, OIM e ACNUR na gestão do tema
migratório e da cooperação internacional no tema.
 
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 48.
'
Fonte: Agência Brasil. Anistia Internacional lança campanha para contestar política migratória dos EUA. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2019-05/anistia-lanca-campanha-para-contestar-politicas-migratorias-dos-eua. Acesso em 24 jun. 2019.
A primeira é correta pois os interesses da política migratória são defender os interesses nacionais e assegurar mais direitos aos migrantes. A segunda também é verdadeira porque muitos Estados formulam políticas de migração restritivas sob o pretexto de proteger
os trabalhadores nacionais sem se preocupar com os imigrantes. A terceira é verdadeira uma vez que nos anos 1990 surge um discurso de defesa dos interesses dos direitos humanos dos cidadãos migrantes e alguns países aprovam políticas migratórias mais
progressistas.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 35-36.
'
Fonte: Vítimas de deslocamento forçado no mundo chegam a quase 71 milhões. Disponível em: https://jovempan.uol.com.br/noticias/mundo/vitimas-de-deslocamento-forcado-no-mundo-chega-a-quase-71-milhoes-diz-onu.html/. Acesso em 24 jun. 2019.
Você acertou!
A quarta alternativa é a correta, pois essa teoria argumenta que pode haver a cooperação e o estabelecimento de normas e regras sobre proteção dos migrantes e especialmente dos refugiados, com base em acordos internacionais e organizações internacionais,
como ONU, ACNUR e OIM. A alternativa 1 é falsa, porque não prevê o respeito às decisões individuais de cada Estado, mas à ordem e à justiça internacionais, com criação de normas e não cooperação para evitar a imigração, mas para administrar o fluxo.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 51.
'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 64.
Você acertou!
A primeira afirmativa está errada porque na primeira etapa a migração ocorre da Europa para as Américas. A segunda é verdadeira pois quando o governo deseja expandir o crescimento econômico ele desenvolve uma politica expansionista para colocar mais
dinheiro nas mãos das pessoas. Por outro lado quando ele quer controlar preços, ele precisa reduzir a demanda, fazendo políticas contracionistas. A segunda é falsa porque a política monetária trata da quantidade de moeda na economia e não dos gastos e fontes
de receitas do governo, que é objeto da política fiscal. A terceira é verdadeira pois a definição da taxa de juros, a taxa de redesconto, o compulsório bancário, as operações no mercado aberto mediante compra e venda de título são mecanismos de política
monetária.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 64-66.'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 114.
A primeira é falsa pois não foi o Brasil que fez a proposta do Acordo, mas a Argentina. A segunda é errada porque o Acordo não concede direitos a não nacionais, apenas nacionais intra-bloco. A terceira é falsa pois o país que atrasou o depósito foi o Paraguai e não
o Uruguai. A quarta é verdadeira pois o Acordo tem o objetivo de garantir direitos abrangentes, primeiro de modo temporário e depois substituída por uma residência permanente. A última é falsa porque os estados associados Bolívia e Chile fazem parte do Acordo
de Residência.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 114- 122.
'
Fonte: Nações Unidas. Relatório aponta pobreza rural como causa de migrações na América Central. Dispinível em: https://nacoesunidas.org/relatorio-aponta-pobreza-rural-como-causa-de-migracoes-na-america-central/. Acesso em 24 jun. 2019.
Você acertou!
Gabarito comentado: A primeira asserção é verdadeira porque o movimento natural é do interior para as cidades, em busca de maior empregabilidade e melhores condições de trabalho e vida. Esse movimento, por vezes se revela um equívoco, provocando
bolsões de pobreza nas metrópoles, o que indica que a afirmativa dois é verdadeira e justifica a primeira.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 47.
'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 47.
A temática das migrações, no caso do realismo, priorizaria o entendimento dos interesses nacionais por trás da promoção ou da restrição das migrações ao seu território. Por outro lado, o liberalismo preconizava a respeito da cooperação como meio para se atingir a
paz entre os Estados. Portanto, a questão migratória é entendida pelas teorias clássicas pela ótica do Estado-nação, sem ênfase sobre o migrante como um sujeito portador de direitos.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 47-48.
'
(
Roteiro de Estudo
)
Avaliações
*
Trabalhos
+
Livro da oferta
,
Aula Ao Vivo
-
Tutoria
.
Fórum
/
Chat
0
Rádio Web
1
Avisos
ESTUDOS MIGRATÓRIOS
javascript:%20void(0)
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso/home
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/e8cUaSvVxUIiPX0FoQhZPA%3D%3D
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/radiowebusuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Outros materiais