Buscar

estudos migratórios prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Voltar!Avisos"# $
CURSO: BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS - DISTÂNCIA
AVALIAÇÃO » NOVO
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Disciplina(s):
Estudos Migratórios
Questão 1/12 - Estudos Migratórios
"A partir dos anos 2000 observou-se um cenário de alterações políticas nos países sul-americanos, no processo chamado de guinada à esquerda, em que presidentes progressistas assumiram mandatos em quase todos os países da região. Essa mudança foi acompanhada de uma 
ampliação da agenda sociopolítica do Mercosul, que repercutiu no tema migratório, o qual passou a ser discutido de modo mais intenso e com mais ênfase sobre a questão humanitária e a concessão de direitos aos migrantes”.
 
 
Analise as afirmativas abaixo sobre a política migratória do Mercosul, com base na contextualização acima e no material da disciplina.
 
I. Nos primeiros anos do Mercosul o tema das migrações teve pouca importância nos debates e se concentrou no tema laboral. Os temas mais centrais das decisões sobre migração podem ser divididos nos três tópicos: migrações, trânsito vicinal e controle aduaneiro.
II. Em 1996 um tema que passou a ser debatido foi a criação de uma Carta de Direitos Fundamentais dos trabalhadores. Nesse sentido, em 1998 foi aprovada Declaração Sociolaboral do Mercosul, que definia normas comunitárias sobre trabalho.
III. Em 2010 foi aprovado o Estatuto da Cidadania do Mercosul, que objetiva criar uma visão mais ampla sobre um cidadão sul-americano portador de direitos, baseado na ideia dos Acordos de Residência do Mercosul e Estados-Associados.
 
Assinale a alternativa que indica as afirmativas verdadeiras:
 
 
Nota: 0.0
A Apenas II
B Apenas I e III
C Apenas II e III
D Apenas III
E Apenas I
Questão 2/12 - Estudos Migratórios
"Pode-se observar que a história das migrações corresponde à própria história da humanidade. Massey (1990) apresenta uma categorização de quatro etapas da história das migrações internacionais na modernidade."
 
 
Sobre as fases do avanço do fenômeno migratório apresentadas no material e na videoaula 2, avalie as afirmativas abaixo:
I. A primeira fase se inicia em 1500 com a grandes navegações e vai até 1800. Nesse momento, a migração internacional era prioritariamente da América a Europa.
II. A segunda fase da migração mundial inclui todo o século XIX, quando iniciam-se as independências das antigas colônias europeias, nas Américas, África e Ásia. Como nesse momento a Europa já estava densamente povoada, muitos europeus migraram para o Novo Continente 
em busca de oportunidade de emprego onde havia demanda elevada por mão de obra.
III. A partir de 1950, aparece a quarta etapa dos movimentos migratórios modernos. Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, o cenário das migração demonstra alterações consideráveis, com a migração tendo se tornado um movimento global e não apenas da Europa para 
outros continentes. Nesse momento se expandem os países que enviam e recebem migrantes. Surge uma nova migração, dos Estados menos ricos, do chamado Terceiro Mundo, para a Europa, a qual se mantém até hoje.
 
 
 
Assinale a alternativa que indica as afirmativas verdadeiras:
Nota: 10.0
A Apenas II
B Apenas I e III
C Apenas II e III
D Apenas III
E Apenas I
Questão 3/12 - Estudos Migratórios
Leia o texto abaixo:
 
“A Declaração [Universal] dos Direitos Humanos, em sua interpretação mais tradicional, serviria para regular apenas a relação entre os Estados e seus cidadãos. Entretanto, com o reconhecimento cada vez maior do indivíduo no campo internacional, e com o aumento do número de 
imigrantes no mundo, tornou-se cada vez mais frequente sua utilização como um parâmetro para regular as relações entre os Estados receptores e os imigrantes.”
 
Fonte: REIS, Rossana Rocha. Soberania, direitos humanos e migrações internacionais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 19, n. 55, p. 149-163, 2004, página da citação: 152. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
69092004000200009&lng=en&nrm=iso>.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Estudos Migratórios, análise as assertivas abaixo, que tratam da relação entre direitos humanos e os imigrantes:
 
I. Os imigrantes, igualmente aos nacionais de um Estado, devem ter os direitos fundamentais garantidos por este, não importando se esses imigrantes são regularizados no país ou indocumentados.
 
PORQUE
 
II. Os sistemas universais e regionais de direitos humanos, de uma forma geral, estabelecem em seus documentos como uma obrigação dos Estados respeitarem e garantirem os direitos humanos dos indivíduos, dentro e fora de seus territórios, independentemente de quaisquer 
circunstâncias e considerações.
Avalie as assertivas acima e, depois, assinale a alternativa que faz a análise correta:
Nota: 10.0
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B A asserção I uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
C A asserção II uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa
D As asserções I e II são proposições falsas
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
Questão 4/12 - Estudos Migratórios
“Podemos afirmar que muitas situações como guerras e perseguições étnicas e religiosas fizeram com que durante toda a história da humanidade milhares de pessoas se deslocassem de seus lares para outros locais, tornado-se refugiados”.
 
 
Avalie as afirmativas abaixo sobre a história dos refugiados:
I. Na Antiguidade, um exemplo dessas migrações forçadas ocorreu durante os últimos anos das Guerras Púnicas (264 a.C – 146 a.C) entre Roma e Cartago, resultando na fuga dos cartagineses para outras regiões da África do Norte.
II. A primeira vez que se usou o termo refugiados foi com os palestinos que foram expulsos do seu território após a criação do estado de Israel.
III. Foi a partir do término da Primeira Guerra Mundial e com a Revolução Russa que houve um incremento do número de refugiados no continente europeu. Além disso, em 1947, a separação entre Índia e Paquistão promoveu um crescimento significativo de refugiados na região.
 
 
 
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
A Apenas I e II
B Apenas II
C Apenas II e III
D Apenas I e III
E I, II e III
Questão 5/12 - Estudos Migratórios
Leia o texto abaixo:
 
“A primeira metade do século XX mostra que a apatrídia insere-se em um círculo vicioso: quanto menos observados os direitos dos apátridas, mais essas pessoas se fecham em suas comunidades próprias e passam a exigir direitos apenas a partir da perspectiva de pertencerem a 
uma determinada comunidade (como, por exemplo, poloneses, judeus, alemães etc.), sem reivindicá-los na qualidade de indivíduos portadores de direitos fundamentais. ”
 
Fonte: MULLER, Maria Cristina; GIRO, Miriam. Os direitos são do homem ou do estado? EPISTEME, Caracas, v. 29, n. 2, p. 41-62, página da citação: 46. 2009. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0798-43242009000200003.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Estudos Migratórios, análise as afirmações abaixo, que discutem os direitos dos apátridas, e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
 
I. A Convenção Relativa ao Estatuto dos Apátridas, de 1948, define que pode ser considerada apátrida a pessoa que nenhum Estado considera como seu nacional por efeito da lei.
 
II. A situação de apatridia é prejudicial pois, na ausência de nacionalidade, os indivíduos acabam sendo privados de uma série de direitos fundamentais que são, costumeiramente, garantidos pelo Estado.III. A Carta das Nações Unidas define, em seu Art. 7, que nenhuma pessoa poderá ficar sem nacionalidade, cabendo aos países de menor densidade geográfica a naturalização das pessoas em situação de apatridia.
 
IV. O organismo internacional que deve se encarregar da proteção dos apátridas e que possui mandato universal nesse assunto é o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Nota: 10.0
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
C Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 6/12 - Estudos Migratórios
Leia o texto abaixo:
 
“No dia 24 de maio de 2017 foi sancionada, com vetos, a nova Lei de Migração, proposta através do Projeto de Lei PLS 288/2013, pelo senador Aloysio Nunes Ferreira, que dispõe sobre os direitos e os deveres do migrante e do visitante, regula a sua entrada e estada no País e 
estabelece princípios e diretrizes para as políticas públicas para o emigrante. A nova lei substitui o antigo “Estatuto do Estrangeiro“, de 1980, época em que o Brasil ainda passava pelo regime militar. ”
 
Fonte: POLITIZE. A Nova Lei de Migração: o que muda?. Politize, página da internet (s/p). 2017. Disponível em: https://www.politize.com.br/nova-lei-de-migracao/
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Estudos Migratórios, analise as afirmações abaixo, que abordam a Nova Lei de Migrações brasileira e, depois, assinale a alternativa que indica apenas as corretas:
 
I. A Lei de Migrações de 2017 garante ao imigrante direitos como a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
 
II. Diferentemente de regulações anteriores na história brasileira, a Lei de Migrações de 2017 aponta quais são os direitos dos emigrados brasileiros.
 
III. Apesar de trazer muitos avanços para os imigrantes, a nova Lei de Migrações brasileira não define o que o país entende por apátrida.
 
IV. A Lei de Migrações de 2017 estabelece o tratamento diferencial em caso de regularização de nacionais do Mercosul.
Nota: 0.0
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
B Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
C Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
D Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
E Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Questão 7/12 - Estudos Migratórios
“Em um país continental e de enorme miscigenação, ganha corpo o discurso de que o imigrante é uma das ameaças externas ao Brasil. A justificativa é de que venezuelanos, sírios, bolivianos, haitianos e nigerianos, entre outras nacionalidades, aqui chegam para desempregar 
brasileiros. “Haitianos, vocês roubam nossos empregos!”, foi o que seis imigrantes que estavam em frente às escadarias da Igreja Missão da Paz, no Glicério, região central de São Paulo, ouviram antes de serem baleados por atiradores motorizados, em agosto de 2015. Como se os 
algozes ou os entusiastas da barbárie e da xenofobia fossem todos capazes de ganhar a vida com os subempregos oferecidos aos que fogem da fome, do autoritarismo, de grupos extremistas, de terremotos, da miséria etc. em busca de sobrevivência e do mínimo de dignidade”.
 
 
Com base nas aulas, o que a teoria da segmentação das migrações afirma a respeito da relação entre trabalhadores nacionais e trabalhadores migrantes?
Nota: 0.0
A Existe uma disputa entre trabalhadores nacionais e migrantes pelos mesmos postos de trabalho
B Existe uma complementaridade entre o imigrante e o nativo quanto à locação de mercado de trabalho, pois os migrantes buscam trabalhos que exigem menor qualificação que os postos de trabalho almejados pelos nacionais
C Existe uma disputa entre os trabalhadores nacionais e os imigrantes, pois os imigrantes têm maior nível de especialização e ocupam os postos de trabalho melhor remunerados
D Existe uma relação pacífica entre o imigrante e o nativo, porque os trabalhadores imigrantes buscam por trabalhos melhor remunerados, enquanto os trabalhadores nacionais ocupam postos de trabalho que exigem menor qualificação.
E Existe uma disputa acirrada entre trabalhadores migrantes e trabalhadores nacionais, pois ambos desejam ocupar postos de trabalho que exigem menor especialização.
Questão 8/12 - Estudos Migratórios
Desde 2013 na União Europeia, a Croácia quer pertencer ao círculo mais integrado dos Estados-membros, passando a fazer parte do espaço Schengen de livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, o mais rapidamente possível “O nosso plano é que todos os critérios 
sejam atendidos até 2019”, afirma o Primeiro-Ministro croata.
 
 
Sobre o Acordo de Schengen, com base nas videoaulas e no material da disciplina, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Todos os Estados-membros da União Europeia fazem parte da Área Schengen
B Apenas Estados-membros do bloco europeu podem ser parte da Zona Schengen
C A Irlanda e o Reino Unido não fazem parte da Área Schengen, embora participem da União Europeia (antes da votação do plebiscito que permitiu o Brexit, indicando a futura saída do Reino Unido da União Europeia)
D A Bósnia, a Albânia e a Turquia fazem parte da Área Schengen
E A Grécia e a Hungria não fazem parte da Área Schengen
Questão 9/12 - Estudos Migratórios
"A nova Lei de Imigração evoluiu em muitos pontos quando comparada ao Estatuto de Estrangeiro, norma editada na Era Vargas que regulamentou a chegada de estrangeiros até 2017, porém, o decreto que regulamentou o texto não foi devidamente discutido antes de sua edição."
 
 
Avalie as alternativas abaixo sobre o Estatuto do Estrangeiro, a Lei de Migrações que mais tempo ficou vigente no Brasil, assinalando a alternativa correta:
Nota: 10.0
A O Estatuto do Estrangeiro resultou da aprovação da Constituição de 1988, tendo sido assinado já em um contexto democrático.
B O Estatuto do Estrangeiro prevê o direito à educação aos filhos de migrantes e à saúde a todos os imigrantes.
C O Estatuto determina medidas de inclusão do imigrante na comunidade de destino.
D O Estatuto foi criado em um contexto de ditadura e possui traços que criminalizam o imigrante e o visualiza como uma ameaça à segurança nacional.
E O Estatuto aborda o tema dos emigrados, ou seja, dos brasileiros que residem fora do Brasil e concede a eles o direito a votar nas eleições presidenciais.
Questão 10/12 - Estudos Migratórios
 “Já ouviu falar do povo Roma? O maior grupo de apátridas já visto, foi o povo Roma. Um dos principais grupos que não tiveram um reconhecimento nacional no continente europeu é o povo Roma, cuja origem na Europa é estimada por volta de 1100 d.C”.
 
 
Como são chamados os descendentes do povo roma, que são considerados um dos maiores grupos de apátridas do mundo?
Nota: 10.0
A Eslavos
B Ciganos
C Palestinos
D Judeus
E Muçulmanos
Questão 11/12 - Estudos Migratórios (questão opcional)
"O Brasil passou a reconhecer a Venezuela como um país em situação de "grave e generalizada ameaça aos direitos humanos", informou nesta quarta-feira (19 de junho de 2019) o coordenador do Comitê Nacional dos Refugiados (Conare), Bernardo Laferté. A medida, adotada na 
semana passada, pretende agilizar a análise dos pedidos de refúgio de venezuelanos no Brasil – foram mais de 60 mil apenas em 2018, segundo dados divulgados pela ONU."
 
 
Com base no material da disciplina e na contextualização acima, avalie as afirmativas sobre a execução da política migratória brasileira e os órgãos envolvidos, indicando a alternativa correta:
Nota: 0.0
A A questão migratória é executava pela ação de três ministérios: da Fazenda, das Relações Exteriores e do Trabalho e Emprego.
B O Conselho Nacional de Imigrações (CNIg) é responsável por emitir resoluções sobre questões migratórias e é um órgão autônomo, sem vinculação com qualquer Ministério.
C Outro agente importante para a política de migração é o Comitê Nacional para os Refugiados - Conare, que foi extinto pela NovaLei de Migrações
D O Ministério da Justiça tem a responsabilidade de emitir decisões relacionadas à questão laboral, ou seja, de trabalho, do migrante.
E O Ministério das Relações Exteriores desempenha várias funções como definir as orientações em relação à migração humanitária e oferecer apoio consular aos emigrados.
Questão 12/12 - Estudos Migratórios (questão opcional)
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), lançam nesta segunda-feira (17 de junho) o “Guia de Orientação em Direitos Humanos”, voltado a refugiados e migrantes venezuelanos no 
contexto da resposta humanitária do Brasil. Pautado no princípio de que migrantes são sujeitos de direitos, com proteções asseguradas independentemente da situação migratória, o guia contempla tópicos como documentação, direitos trabalhistas e proteção. Sendo assim, vai ao 
encontro da política migratória brasileira que garante acesso igualitário e livre do migrante a serviços, programas e benefícios sociais, bens públicos, educação, assistência jurídica integral pública, trabalho, moradia, serviço bancário e seguridade social.
 
Fonte: Nações Unidas. Ministério da Mulher e OIM lançam guia de orientação em direitos humanos. Disponível em: https://nacoesunidas.org/ministerio-da-mulher-e-oim-lancam-guia-de-orientacao-em-direitos-humanos/. Acesso em 24 jun. 2019.
 
Sobre a política migratória analise as afirmativas abaixo:
I. A política migratória é entendida como uma política pública e em uma de suas definições é compreendida como um conjunto de ações do Estado com a finalidade de regular a entrada, a permanência e a saída de não-nacionais do território de um Estado.
II. A política migratória inclui somente definições sobre a estadia de cidadãos estrangeiros que ingressam no território nacional e não contempla os direitos dos cidadãos nacionais que residem em outro país (emigrantes).
III. A política migratória sempre será aberta, ou seja, não haverá restrições há entrada de pessoas de outros países em nenhuma fronteira, exceto em casos de conflitos.
 
 
 
Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas:
Nota: 0.0
A As afirmativas I, II e III
B Apenas as afirmativas I e II
C Apenas as afirmativas I e III
D Apenas a afirmativa I
E Apenas a afirmativas II
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 110.
A primeira é verdadeira porque o Mercosul se limitava em seus primeiros anos a discutir questões de mercado de trabalho quando se tratava de migrações. A segunda é verdadeira porque passou-se a discutir um documento para regular a questão de trabalho, que
culminou na criação da Declaração Sociolaboral do Mercosul. A terceira também é correta porque o Estatuto da Cidadania foi aprovado para criar a ideia de uma cidadão sul-americano com certos direitos, o que foi germinado pelos Acordos de Residência.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 110-114.
'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 64.
Você acertou!
A primeira afirmativa está errada porque na primeira etapa a migração ocorre da Europa para as Américas. A segunda é verdadeira pois quando o governo deseja expandir o crescimento econômico ele desenvolve uma politica expansionista para colocar mais
dinheiro nas mãos das pessoas. Por outro lado quando ele quer controlar preços, ele precisa reduzir a demanda, fazendo políticas contracionistas. A segunda é falsa porque a política monetária trata da quantidade de moeda na economia e não dos gastos e fontes
de receitas do governo, que é objeto da política fiscal. A terceira é verdadeira pois a definição da taxa de juros, a taxa de redesconto, o compulsório bancário, as operações no mercado aberto mediante compra e venda de título são mecanismos de política
monetária.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 64-66.
'
Você acertou!
A alternativa correta é aquela que indica que as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A asserção I é verdadeira porque dentro das regulações internacionais de direitos humanos, entende-se que os migrantes, igualmente aos
nacionais, devem ter os seus direitos fundamentais garantidos pelos Estados, mesmo nos casos de imigrantes indocumentados. A 1ª Assembleia Geral de Alto Diálogo em Migrações Internacionais e Desenvolvimento, realizada de 2006, modificou a visão sobre as
migrações e solidificou a perspectiva das vantagens da mobilidade de pessoas, se assegurados os direitos dos indivíduos que migram (OIM, 2013). A asserção II também é verdadeira e é uma justificativa da primeira, uma vez que a Corte Interamericana de Direitos
Humanos, situada na cidade de San José, “declarou que a obrigação de respeitar e garantir os direitos humanos vincula os Estados, independentemente de quaisquer circunstâncias ou considerações, inclusive do status migratório das pessoas” (Correa; Antunes,
2005, p. 45). Como vimos na aula cinco, o processo de internacionalização dos direitos humanos está associado “a dois sistemas: o universal e o regionalizado” (Correa; Antunes, 2005, p. 40). O segundo está “dividido em quatros sistemas de alcance continental: o
europeu, o interamericano, o asiático e o africano. Enquanto o universal é formado pelas decisões oriundas da ONU” (Correa; Antunes, 2005, p. 40). De um modo geral, as regulamentações desses sistemas partem do princípio que é dever dos Estados a respeitar e
garantir os direitos fundamentais de todos os indivíduos, sem exceção.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Estudos Migratórios com a profa. Prof.ª Ludmila Culpi. Tema 2: Conferências de Direitos Humanos dos Migrantes.
'
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 197.
A primeira está correta pois um exemplo dessas migrações forçadas ocorreu durante os últimos anos das Guerras Púnicas entre Roma e Cartago, resultando na fuga dos cartagineses, um dos primeiros grupos de refugiados identificado. A segunda é falsa pois a
primeira vez que se usou o termo refugiados não foi com os palestinos, mas com o huguenotes, que eram protestantes, após a permissão da prática da religião protestante, o que os obrigou a migrar. A terceira é verdadeira porque esses eventos, a Primeira Guerra
e a Revolução Russa e a separação entre a Índia e o Paquistao geraram muitos refugiados no mudo.
 
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 197-198.
'
Você acertou!
A afirmação I está correta porque em 1948, foi firmada uma Convenção Relativa ao Estatuto dos Apátridas, com vistas a garantir direitos a esse grupo, que define em seu Art. 1 que “entende-se por «apátrida» a pessoa que nenhum Estado considera como seu
nacional por efeito da lei” (ONU, 1954). Nesse documento é estipulado que os Estados que recebem os apátridas devem tratá-los da mesma forma que os nacionais em todos os aspectos. A afirmação II está correta porque a apatridia significa a ausência de uma
nacionalidade, ou seja, o indivíduo que, por alguma razão, não está sob a proteção jurídica de nenhum Estado. A nacionalidade é um laço que une o indivíduo ao Estado e “fornece às pessoas um senso de identidade, mas, ainda mais importante, possibilita o
exercício de uma vasta gama de direitos. ”
(Más, 2011, p. 10). Não possuir nacionalidade, ou seja, ser apátrida é algo negativo e pode impactar significativamente os envolvidos. Se o Estado deixa de existir, pode desaparecer também a cidadania. Os cidadãos nacionais não estariam mais sujeitos aos
direitos e deveres desse Estado, deixando os indivíduos órfãos de uma proteção soberana. A afirmação III está incorreta porque o artigo 7 da Carta da ONU não trata da questão da apatridia. Como vimos no decorrer das aulas, a Declaração Universal de Direitos
Humanos de 1948, por sua vez, prevê que nenhum indivíduo pode ser privado de sua nacionalidade. Já em 1961, uma Convenção foi firmada apontandoque como não existe um tratado que assegure que uma pessoa não ficará sem nacionalidade, o Estado que
receber essa pessoa deve conceder a ela a nacionalidade deste, para que a pessoa não seja um apátrida (Más, 2011). A afirmação IV está correta porque o organismo internacional que deve se encarregar dos apátridas é o Alto-comissariado das Nações Unidas
para os Refugiados (ACNUR). O “ACNUR tem mandato universal sobre questões relativas à apatridia, mas a agência não dispõe da capacidade operacional para se envolver sempre que necessário, tampouco tem um processo formalizado para a supervisão e
aplicação plena da Convenção de 1954” (Ribeiro et al., 2013, p. 428).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 5. Estudos Migratórios com a profa. Prof.ª Ludmila Culpi. Tema 4: A questão dos Apátridas.
'
A afirmação I está correta, porque um dos elementos mais celebrados da nova lei de migração brasileira é que finalmente indica os direitos dos imigrantes no país, em seu art. 4º: “Ao imigrante é garantida, em condição de igualdade com os nacionais, a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...]” (Brasil, 2017). A afirmação II está correta porque a Lei de Migração também aponta os direitos dos emigrados brasileiros, corrigindo as lacunas observadas em legislações
anteriores. A afirmação III está incorreta porque a lei migratória de 2017 “em seu artigo 1 define migrante, imigrante, emigrante, visitante, apátrida e residente fronteiriço” (Culpi, 2017, p. 198). A afirmação IV está correta porque a Lei de 2017 prevê o tratamento
diferencial para a regularização de nacionais do Mercosul.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 4. Estudos Migratórios com a profa. Prof.ª Ludmila Culpi. Tema 4: A nova Lei de Migrações de 2017.
'
Fonte: “Os imigrantes vão roubar nossos empregos”. Disponível em: https://spbancarios.com.br/10/2018/os-imigrantes-vao-roubar-nossos-empregos. Acesso em 24 jun. 2019.
A primeira afirmativa é falsa porque não há disputa entre os dois grupos, conforme a teoria da segmentação, pois os trabalhadores imigrantes procuram trabalhos em atividades de remuneração mais baixa, que muitas vezes não estão sendo ocupadas por
nacionais, o que confirma a veracidade da afirmativa 2. A afirmativa 3 é errada, pois não existe disputa e os trabalhadores imigrantes em geral não são mais qualificados e não ocupam postos melhor remunerados. A afirmativa 4 é incorreta, porque embora haja
relação pacífica a causa não é porque os trabalhadores imigrantes buscam por trabalhos melhor remunerados. A quinta é falsa pois não existe disputa pelos mesmos postos, menos nos postos de trabalho que exigem menor especialização.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 45-46.
'
Fonte: EuroNews. Croácia quer entrar no Espaço Schengen em 2019. Disponível em: https://pt.euronews.com/2018/02/14/croacia-quer-entrar-no-espaco-schengen-em-2020. Acesso em 26 jun. 2019.
Você acertou!
A primeira afirmativa está errada, pois não são todos os 28 Estados-membros que fazem parte da Zona Schengen, a exemplo da Irlanda, Reino Unido e Croácia. A segunda é falsa pois a Suíça não é Estado-Membro e faz parte do bloco. A terceira é verdadeira,
porque Irlanda e Reino Unido embora façam parte do bloco, não são membros da Área Schengen, tendo acordos diferenciados com a União Europeia. A quarta é falsa pois nenhum dos 3 países indicados faz parte da Área Schengen. A quinta é errada porque a
Grécia e a Hungria são membros da Área Schengen.
 Fonte: Vídeoaula 3.
'
Fonte. Decreto que regulamentou nova Lei de Migrações não foi bem discutido. Disponível em: https://juristas.com.br/2019/06/05/decreto-que-regulamentou-a-lei-de-migracao-nao-foi-bem-discutido-dizem-advogados/. Acesos em 26 jun. 2019.
Você acertou!
A primeira afirmativa é falsa pois o Estatuto não foi criado em um contexto democrático, mas em um contexto ditatorial. A segunda é errada porque essa Lei não previa o direito a educação e a saúde aos imigrantes, sendo mais atrasado que a própria Constituição. A
terceira é falsa porque o Estatuto não mencionava a ideia de integrar o imigrante, mediante aulas de idioma ou auxiliando na inclusão no mercado de trabalho. A quarta é a correta porque foi criada em meio a ditadura tendo em seu texto elementos que criminalizam
o migrante. A última está errada porque a Lei não mencionava os brasileiros que residem fora, os chamados emigrantes.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 144.
'
 Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 186.
Você acertou!
Este povo é constituído por várias etnias, que hoje encontra-se em diversas partes da Europa, sendo considerados ciganos. Esses indivíduos puderam ter cidadania reconhecida em alguns Estados europeus, contudo não estabelecem residência em um Estado
porque a maioria deles é adepta ao nomadismo. Hoje esse povo está localizado sobretudo nos países do Leste Europeu. Há uma estimativa de que haja aproximadamente 9 milhões de descentes da etnia Roma na Europa.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 186.
'
Fonte: G1. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/06/19/conare-reconhece-grave-e-generalizada-ameaca-aos-direitos-humanos-na-venezuela-para-agilizar-analise-de-pedidos-de-refugio.ghtml. Acesso em 26 jun. 2019.
A primeira está errada, pois quem executa a questão migratória são o Ministério da Justiça e não da Fazenda, do Trabalho e das Relações Exteriores. A segunda é falsa porque o CNIg está vinculado ao Ministério da Justiça. A Terceira está errada porque o
CONARE não foi extinto pela Nova Lei de Migrações. A quarta é falsa porque é o Ministério do Trabalho que trata da questão da justiça e não da Justiça. A última está correta porque o Ministério das Relações Exteriores determina as questões das migrações
humanitárias e de apoio aos emigrados.
 
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 151.
'
A primeira é verdadeira porque a política migratória é uma política pública e refere-se a entrada e saída de não nacionais de território nacional. A segunda é falsa pois a política migratória inclui também a defesa do direito dos emigrantes que são os nacionais que
vivem em outro país. A terceira é falsa porque em muitos casos a política migratória é restrititiva, ou seja, muitas vezes impede a entrada de nacionais de alguns países e não apenas em caso de guerra.
Fonte: CULPI, Ludmila. Estudos migratórios. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019, p. 34-35.
'
(
Roteiro de Estudo
)
Avaliações
*
Trabalhos
+
Livro da oferta
,
Aula Ao Vivo
-
Tutoria
.
Fórum
/
Chat
0
Rádio Web
1
Avisos
ESTUDOS MIGRATÓRIOS
javascript:%20void(0)
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso/home
http://www.uninter.com/
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/roteiro-de-estudo/e8cUaSvVxUIiPX0FoQhZPA%3D%3D
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/5
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertamoipobra
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/salavirtualofertaconferencia
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/4
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/interacaoControle/2
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/chat
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/radiowebusuario
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/aviso

Outros materiais