Logo Passei Direto
Buscar

AP3 1 - Avaliação Formativa Processual -PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL

User badge image
Gisele Moura

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com Antunes (1995, p.121) '[...] o ato de produção e reprodução da vida humana realiza-se pelo trabalho. É a partir do trabalho, em sua cotidianeidade, que o homem torna-se ser social, distinguindo-se de todas as formas não humanas' (Antunes, 1995, p.121). Nessa perspectiva analise as assertivas abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O profissional de Serviço Social trabalha diretamente com as demandas da classe trabalhadora que são alheias à sua realidade de vida.
II___ O profissional de Serviço Social é concebido, nessa perspectiva, como um ser social que trabalha, sob dada condição concreta.
III___ A gênese do Serviço Social está baseada no trabalho, assim como sua elevação em relação à sua própria base e aquisição de autonomia.
A. Apenas o item III está correto.
B. Apenas o item I está correto.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

Sem deixar de considerar a complexidade e as controvérsias do sistema filosófico elaborado por Hegel, foi enorme sua importância para o entendimento do trabalho na formação do pensamento social, na medida em que sua abordagem permitiu analisar o trabalho em relação a dois polos distintos: tanto de exteriorização do sujeito quanto de interiorização do social. Nessa perspectiva analise as assertivas abaixo:
Estão corretas apenas:
I___ Como processo de exteriorização do sujeito, o trabalho caracteriza-se, concomitantemente, como separação e fusão, negação e negação da negação.
II___ O homem afirma-se ontologicamente por sua capacidade de recusa (separação, negação).
III___ O homem atinge a plena e inteira satisfação na sua condição de trabalhador, uma vez que, pelo resultado de seu labor e pelas interações que este último promove, constrói um universo comum que unifica as coisas e os homens (fusão, negação da negação).
IV___ Sendo o trabalho categoria fundante do ser social, o homem se torna passivo diante das suas condições de trabalho.
A. I, II, III e IV.
B. I, II e IV.
C. I, III e IV.
D. I, II e III.
E. II, III e IV.

O capitalismo, a partir do seu processo de desenvolvimento, crise e recriação, vem determinando, de maneira perversa, uma conjuntura na qual o trabalho tem seu sentido subvertido, afetando diretamente a vida do ser social, na medida em que limita suas possibilidades de desenvolvimento e cerceia as chances de ampliação de uma 'vida cheia de sentido' (Antunes, 1995), desvalorizando suas potencialidades. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ Na análise sobre o modo de produção capitalista e suas determinações, devem-se problematizar os traços predominantes na configuração do capitalismo contemporâneo, apreendidos numa relação de continuidade e ruptura, associando traços antigos e novos, que promovem um desenvolvimento desigual e combinado no qual coexistem, se convertem e se amalgamam formas arcaicas e modernas.
II___ A atual crise do capital, seus antigos e reatualizados modelos de produção/reprodução e de acumulação incidem na construção das subjetividades, constituindo um sujeito que adere, acriticamente, ao fetiche oriundo do processo de financeirização do capital, não apenas respondendo, mas incorporando sua racionalidade como modo de ser, pensar e agir.
III___ No processo de desenvolvimento do modo de produção capitalista, apesar das muitas mudanças nele ocorridas que afetam diretamente a organização do trabalho e, em consequência, os trabalhadores, o que na realidade aconteceu foi uma mutação no padrão de acumulação, e não no modo de produção em si, que prosseguiu com a intensificação e a exploração do trabalho.
A. Apenas o item I está correto.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Os itens I, II e III estão corretos.
D. Apenas o item III está correto.
E. Apenas os itens II e III estão corretos.

O trabalho, enquanto categoria ontológica, não pode ser reduzida apenas à questão de transformação da natureza, pois possui características socialmente determinadas. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O trabalho necessita ser apreendido a partir da sua função social de caráter coletivo, pois as necessidades de outros indivíduos fazem com que o trabalho apresente sua finalidade social, de caráter coletivo.
II___ No capitalismo, aquilo que é produzido pelo trabalhador na esfera privada torna-se social a partir das necessidades coletivas, constituindo os laços sociais entre os indivíduos, os quais estão mediatizados pela mercadoria que produzem, adquirindo um significado monetário, financeiro, ou seja, de um valor socialmente determinado.
III___ A monetarização das mercadorias necessita ser compreendida no contexto do desenvolvimento da divisão social do trabalho, pois é nesse cenário que os indivíduos produzem objetos por intermédio do trabalho, que, por sua vez, são possuidores de valor de troca.
IV___ É necessário situar a divisão social do trabalho e o próprio trabalho em uma condição fundada no valor de troca, sendo que esse último torna-se, na sociedade do capital, a pedra angular da sua reprodução.
A. II, III e IV.
B. I, III e IV.
C. I, II, III e IV.
D. I, II e III.
E. I, II e IV.

A análise sobre a gênese do Serviço Social como profissão é impensável fora dos marcos da ordem burguesa, da sua sociabilidade e suas inerentes contradições fundadas na propriedade privada dos meios de produção e na apropriação privada da riqueza socialmente produzida. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ Não há como contestar: as protoformas do Serviço Social brasileiro, seu aperfeiçoamento e sua institucionalização - que lhe garantiram o estatuto de profissão na divisão sociotécnica do trabalho -, estiveram sempre e organicamente vinculados à manutenção da ordem.
II___ É preciso compreender a gênese do Serviço Social organicamente vinculada à sociabilidade burguesa, configurando um processo que, no caso brasileiro, irá se desenvolver no início do século XX, especificamente na década de 1930, período no qual são fundadas as protoformas do Serviço Social brasileiro, década que também marca a gênese das políticas sociais no Brasil.
III___ É no terreno sócio-histórico de ampliação dos serviços e constituição das grandes instituições estatais e privadas, racionalização, tecnização e especialização das ações profissionais, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar as formas de controle das mazelas sociais, que o Serviço Social surgiu como uma profissão privilegiada e socialmente legitimada para lidar com a 'questão social'.
A. Apenas o item III está correto.
B. Os itens I, II e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Apenas o item I está correto.

A partir das determinações colocadas pelo capital, o Estado é chamado a intervir para lidar com as consequências trazidas pela perversidade desse modo de produção, que, contraditoriamente, explora e degrada o trabalhador, ao mesmo tempo que necessita dele para sua produção e reprodução. As respostas do Estado à 'questão social emergente' serão diversas. Dessa maneira, podemos identificar claramente a função do surgimento e do desenvolvimento do Serviço Social na conjuntura brasileira. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ A análise sobre a gênese do Serviço Social como profissão é impensável fora dos marcos da ordem burguesa, da sua sociabilidade e suas inerentes contradições fundadas na propriedade privada dos meios de produção e na apropriação privada da riqueza socialmente produzida.
II___ As protoformas do Serviço Social brasileiro, seu aperfeiçoamento e sua institucionalização - que lhe garantiram o estatuto de profissão na divisão sociotécnica do trabalho -, estiveram sempre e organicamente vinculados à manutenção da ordem.
III___ É preciso compreender a gênese do Serviço Social organicamente vinculada à sociabilidade burguesa, configurando um processo que, no caso brasileiro, irá se desenvolver no início do século XX, especificamente na década de 1930, período no qual são fundadas as protoformas do Serviço Social brasileiro, década que também marca a gênese das políticas sociais no Brasil.
A. Apenas o item I está correto.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Apenas o item III está correto.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

O objetivo principal de Lukács é capturar o desenvolvimento e a diferenciação crescentes do ser social, que têm sua gênese no próprio trabalho, considerada como categoria indispensável à vida humana. Sobre isso analise as proposições abaixo:
Estão corretas apenas:
I___ Categoria fundante na gênese e no desenvolvimento do ser social.
II___ Atividade específica do ser humano, que permite a sua autocriação.
III___ Atividade dispensável para o desenvolvimento humano.
IV___ Atividade que serve meramente à sobrevivência humana.
V___ Única atividade responsável pelo desenvolvimento humano.
A. I, II, IV e V.
B. I e II.
C. I, II e III.
D. I, II, III e IV.
E. I, III e IV.

Para Lukács (2013), o trabalho, por se tratar de uma atividade originária, contém em germe todas as outras determinações que constituem a essência do que é novo no ser social em relação aos seres orgânicos e inorgânicos. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O trabalho é a categoria que permite investigar o complexo concreto de sociabilidade como forma de ser e adquire, consequentemente, prioridade ontológica na sua análise.
II___ A prioridade ontológica atribuída ao trabalho em relação a outras formas de atividade é definida da seguinte forma: o trabalho é antes de tudo, em termos genéticos, o ponto de partida para tornar-se [devir] homem do homem, para a formação das suas faculdades, sendo que jamais se deve esquecer o domínio sobre si mesmo.
III___ A identificação feita por Lukács do trabalho como a 'célula geratriz' não significa limitar a vida social ao trabalho, ao contrário, esta identificação prova que a progressiva diferenciação da vida social em uma 'multiplicidade de complexos heterogêneos' radica no trabalho como atividade originária
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas o item I está correto.
C. Apenas o item III está correto.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.

Para o trabalhador, o material e o instrumento com que trabalha são estranhos, o seu trabalho objetiva-se em algo que não lhe pertence, quer dizer, o produto se apresenta como propriedade alheia - combinação de material alheio, instrumento alheio e trabalho alheio. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O trabalho assalariado, trabalho produtor de capital, é trabalho vivo que produz como poderes estranhos perante a si mesmo, como valores existentes por si, independentes dele, tanto as condições objetivas de sua efetivação como atividade quanto os momentos objetivos de sua existência como capacidade de trabalho.
II___ Os meios de trabalho apresentam-se frente ao trabalhador como formas de existência que o dominam e são dele independentes: a unidade coletiva na cooperação, a combinação na divisão do trabalho, a utilização das forças naturais e das ciências, dos produtos do trabalho como maquinaria, tudo isto se contrapõe aos trabalhadores individuais, de forma autônoma, como um ser alheio, objetivo, que lhes preexiste.
III___ A força produtiva social do trabalho se desenvolve com o modo de produção capitalista e cresce perante o trabalhador a riqueza acumulada como capital, portanto, como domínio sobre a capacidade de trabalho viva, como valor dotado de poder e vontade próprios.
A. Apenas o item I está correto.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Apenas o item III está correto.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

De acordo com Habermas, o esquema analítico de Marx, baseado na teoria do valor trabalho, foi, no passado um instrumento eficiente para explicar o funcionamento do capitalismo, contudo, tornou-se insuficiente para explicar o capitalismo atual. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo.
Marque a alternativa correta:
I___ O esquema analítico de Marx tornou-se insuficiente para explicar o capitalismo atual, caracterizado por uma crescente intervenção estatal e pela incorporação da ciência e da técnica como principal força produtiva.
II___ Se a sociedade não é mais autônoma, nem autorregulada pela economia, pelo mercado, e depende cada vez mais da intervenção política do Estado, regulando as relações entre capital e trabalho, então Estado e economia estão tão imbricados e interligados que a crítica à sociedade não pode ser uma crítica unilateral.
III___ A ciência e a tecnologia são considerados os vetores centrais da produção, o trabalho perde o seu papel de unidade dominante de produção de riqueza e assim os conhecimentos técnicos e científicos passam a assumir o papel de principal força produtiva.
A. Apenas os itens I e II estão corretos.
B. Apenas o item I está correto.
C. Os itens I, II e III estão corretos.
D. Apenas o item III está correto.
E. Apenas o item II está correto.

Lukács, com o propósito de investigar a gênese do ser social, inicialmente procura analisar os vínculos e as diferenciações entre o ser meramente orgânico e o ser social. Tal gênese pressupõe a passagem de um nível de ser a outro, um 'salto ontológico' que, ao contrário da continuidade normal do desenvolvimento, representa uma ruptura.
Marque a alternativa correta:
I___ O autor afirma que só é possível investigar a gênese do ser social por meio de uma experiência que reproduza os momentos de transição entre o animal e o ser humano.
II___ O momento predominante no salto ontológico entre o mundo natural e o estabelecimento da vida especificamente humana reside no trabalho.
III___ O trabalho se apresenta como meio da autocriação do ser humano como ser humano: no trabalho estão contidas todas as determinações que constituem a essência do novo no ser social.
A. Apenas o item III está correto.
B. Apenas os itens II e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Os itens I, II e III estão corretos.
E. Apenas o item I está correto.

A sociedade capitalista tem como objetivo a produção de valores de troca, ou seja, a produção, a reprodução e a valorização do capital. Nesse sentido, analise as proposições abaixo.
Marque a alternativa correta:
I___ Para o desenvolvimento do capital é preciso o trabalhador livre que permita o intercambio da sua força de trabalho por dinheiro.
II___ O desenvolvimento do capitalismo pressupõe a separação do homem dos meios de produção para sua reprodução material.
III___ O produtor é alijado dos meios de produção necessários a sua reprodução, e precisa vender sua força de trabalho a fim de se reproduzir.
IV___ O trabalhador é reduzido a mero produtor de valor de troca, o que implica a negação de sua existência natural.
A. I, II e IV.
B. I e IV.
C. I e III.
D. I e II
E. I, II, III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com Antunes (1995, p.121) '[...] o ato de produção e reprodução da vida humana realiza-se pelo trabalho. É a partir do trabalho, em sua cotidianeidade, que o homem torna-se ser social, distinguindo-se de todas as formas não humanas' (Antunes, 1995, p.121). Nessa perspectiva analise as assertivas abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O profissional de Serviço Social trabalha diretamente com as demandas da classe trabalhadora que são alheias à sua realidade de vida.
II___ O profissional de Serviço Social é concebido, nessa perspectiva, como um ser social que trabalha, sob dada condição concreta.
III___ A gênese do Serviço Social está baseada no trabalho, assim como sua elevação em relação à sua própria base e aquisição de autonomia.
A. Apenas o item III está correto.
B. Apenas o item I está correto.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

Sem deixar de considerar a complexidade e as controvérsias do sistema filosófico elaborado por Hegel, foi enorme sua importância para o entendimento do trabalho na formação do pensamento social, na medida em que sua abordagem permitiu analisar o trabalho em relação a dois polos distintos: tanto de exteriorização do sujeito quanto de interiorização do social. Nessa perspectiva analise as assertivas abaixo:
Estão corretas apenas:
I___ Como processo de exteriorização do sujeito, o trabalho caracteriza-se, concomitantemente, como separação e fusão, negação e negação da negação.
II___ O homem afirma-se ontologicamente por sua capacidade de recusa (separação, negação).
III___ O homem atinge a plena e inteira satisfação na sua condição de trabalhador, uma vez que, pelo resultado de seu labor e pelas interações que este último promove, constrói um universo comum que unifica as coisas e os homens (fusão, negação da negação).
IV___ Sendo o trabalho categoria fundante do ser social, o homem se torna passivo diante das suas condições de trabalho.
A. I, II, III e IV.
B. I, II e IV.
C. I, III e IV.
D. I, II e III.
E. II, III e IV.

O capitalismo, a partir do seu processo de desenvolvimento, crise e recriação, vem determinando, de maneira perversa, uma conjuntura na qual o trabalho tem seu sentido subvertido, afetando diretamente a vida do ser social, na medida em que limita suas possibilidades de desenvolvimento e cerceia as chances de ampliação de uma 'vida cheia de sentido' (Antunes, 1995), desvalorizando suas potencialidades. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ Na análise sobre o modo de produção capitalista e suas determinações, devem-se problematizar os traços predominantes na configuração do capitalismo contemporâneo, apreendidos numa relação de continuidade e ruptura, associando traços antigos e novos, que promovem um desenvolvimento desigual e combinado no qual coexistem, se convertem e se amalgamam formas arcaicas e modernas.
II___ A atual crise do capital, seus antigos e reatualizados modelos de produção/reprodução e de acumulação incidem na construção das subjetividades, constituindo um sujeito que adere, acriticamente, ao fetiche oriundo do processo de financeirização do capital, não apenas respondendo, mas incorporando sua racionalidade como modo de ser, pensar e agir.
III___ No processo de desenvolvimento do modo de produção capitalista, apesar das muitas mudanças nele ocorridas que afetam diretamente a organização do trabalho e, em consequência, os trabalhadores, o que na realidade aconteceu foi uma mutação no padrão de acumulação, e não no modo de produção em si, que prosseguiu com a intensificação e a exploração do trabalho.
A. Apenas o item I está correto.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Os itens I, II e III estão corretos.
D. Apenas o item III está correto.
E. Apenas os itens II e III estão corretos.

O trabalho, enquanto categoria ontológica, não pode ser reduzida apenas à questão de transformação da natureza, pois possui características socialmente determinadas. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O trabalho necessita ser apreendido a partir da sua função social de caráter coletivo, pois as necessidades de outros indivíduos fazem com que o trabalho apresente sua finalidade social, de caráter coletivo.
II___ No capitalismo, aquilo que é produzido pelo trabalhador na esfera privada torna-se social a partir das necessidades coletivas, constituindo os laços sociais entre os indivíduos, os quais estão mediatizados pela mercadoria que produzem, adquirindo um significado monetário, financeiro, ou seja, de um valor socialmente determinado.
III___ A monetarização das mercadorias necessita ser compreendida no contexto do desenvolvimento da divisão social do trabalho, pois é nesse cenário que os indivíduos produzem objetos por intermédio do trabalho, que, por sua vez, são possuidores de valor de troca.
IV___ É necessário situar a divisão social do trabalho e o próprio trabalho em uma condição fundada no valor de troca, sendo que esse último torna-se, na sociedade do capital, a pedra angular da sua reprodução.
A. II, III e IV.
B. I, III e IV.
C. I, II, III e IV.
D. I, II e III.
E. I, II e IV.

A análise sobre a gênese do Serviço Social como profissão é impensável fora dos marcos da ordem burguesa, da sua sociabilidade e suas inerentes contradições fundadas na propriedade privada dos meios de produção e na apropriação privada da riqueza socialmente produzida. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ Não há como contestar: as protoformas do Serviço Social brasileiro, seu aperfeiçoamento e sua institucionalização - que lhe garantiram o estatuto de profissão na divisão sociotécnica do trabalho -, estiveram sempre e organicamente vinculados à manutenção da ordem.
II___ É preciso compreender a gênese do Serviço Social organicamente vinculada à sociabilidade burguesa, configurando um processo que, no caso brasileiro, irá se desenvolver no início do século XX, especificamente na década de 1930, período no qual são fundadas as protoformas do Serviço Social brasileiro, década que também marca a gênese das políticas sociais no Brasil.
III___ É no terreno sócio-histórico de ampliação dos serviços e constituição das grandes instituições estatais e privadas, racionalização, tecnização e especialização das ações profissionais, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar as formas de controle das mazelas sociais, que o Serviço Social surgiu como uma profissão privilegiada e socialmente legitimada para lidar com a 'questão social'.
A. Apenas o item III está correto.
B. Os itens I, II e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Apenas o item I está correto.

A partir das determinações colocadas pelo capital, o Estado é chamado a intervir para lidar com as consequências trazidas pela perversidade desse modo de produção, que, contraditoriamente, explora e degrada o trabalhador, ao mesmo tempo que necessita dele para sua produção e reprodução. As respostas do Estado à 'questão social emergente' serão diversas. Dessa maneira, podemos identificar claramente a função do surgimento e do desenvolvimento do Serviço Social na conjuntura brasileira. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ A análise sobre a gênese do Serviço Social como profissão é impensável fora dos marcos da ordem burguesa, da sua sociabilidade e suas inerentes contradições fundadas na propriedade privada dos meios de produção e na apropriação privada da riqueza socialmente produzida.
II___ As protoformas do Serviço Social brasileiro, seu aperfeiçoamento e sua institucionalização - que lhe garantiram o estatuto de profissão na divisão sociotécnica do trabalho -, estiveram sempre e organicamente vinculados à manutenção da ordem.
III___ É preciso compreender a gênese do Serviço Social organicamente vinculada à sociabilidade burguesa, configurando um processo que, no caso brasileiro, irá se desenvolver no início do século XX, especificamente na década de 1930, período no qual são fundadas as protoformas do Serviço Social brasileiro, década que também marca a gênese das políticas sociais no Brasil.
A. Apenas o item I está correto.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Apenas o item III está correto.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

O objetivo principal de Lukács é capturar o desenvolvimento e a diferenciação crescentes do ser social, que têm sua gênese no próprio trabalho, considerada como categoria indispensável à vida humana. Sobre isso analise as proposições abaixo:
Estão corretas apenas:
I___ Categoria fundante na gênese e no desenvolvimento do ser social.
II___ Atividade específica do ser humano, que permite a sua autocriação.
III___ Atividade dispensável para o desenvolvimento humano.
IV___ Atividade que serve meramente à sobrevivência humana.
V___ Única atividade responsável pelo desenvolvimento humano.
A. I, II, IV e V.
B. I e II.
C. I, II e III.
D. I, II, III e IV.
E. I, III e IV.

Para Lukács (2013), o trabalho, por se tratar de uma atividade originária, contém em germe todas as outras determinações que constituem a essência do que é novo no ser social em relação aos seres orgânicos e inorgânicos. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O trabalho é a categoria que permite investigar o complexo concreto de sociabilidade como forma de ser e adquire, consequentemente, prioridade ontológica na sua análise.
II___ A prioridade ontológica atribuída ao trabalho em relação a outras formas de atividade é definida da seguinte forma: o trabalho é antes de tudo, em termos genéticos, o ponto de partida para tornar-se [devir] homem do homem, para a formação das suas faculdades, sendo que jamais se deve esquecer o domínio sobre si mesmo.
III___ A identificação feita por Lukács do trabalho como a 'célula geratriz' não significa limitar a vida social ao trabalho, ao contrário, esta identificação prova que a progressiva diferenciação da vida social em uma 'multiplicidade de complexos heterogêneos' radica no trabalho como atividade originária
A. Os itens I, II e III estão corretos.
B. Apenas o item I está correto.
C. Apenas o item III está correto.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.

Para o trabalhador, o material e o instrumento com que trabalha são estranhos, o seu trabalho objetiva-se em algo que não lhe pertence, quer dizer, o produto se apresenta como propriedade alheia - combinação de material alheio, instrumento alheio e trabalho alheio. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:
Marque a alternativa correta:
I___ O trabalho assalariado, trabalho produtor de capital, é trabalho vivo que produz como poderes estranhos perante a si mesmo, como valores existentes por si, independentes dele, tanto as condições objetivas de sua efetivação como atividade quanto os momentos objetivos de sua existência como capacidade de trabalho.
II___ Os meios de trabalho apresentam-se frente ao trabalhador como formas de existência que o dominam e são dele independentes: a unidade coletiva na cooperação, a combinação na divisão do trabalho, a utilização das forças naturais e das ciências, dos produtos do trabalho como maquinaria, tudo isto se contrapõe aos trabalhadores individuais, de forma autônoma, como um ser alheio, objetivo, que lhes preexiste.
III___ A força produtiva social do trabalho se desenvolve com o modo de produção capitalista e cresce perante o trabalhador a riqueza acumulada como capital, portanto, como domínio sobre a capacidade de trabalho viva, como valor dotado de poder e vontade próprios.
A. Apenas o item I está correto.
B. Apenas os itens I e II estão corretos.
C. Apenas o item III está correto.
D. Apenas os itens II e III estão corretos.
E. Os itens I, II e III estão corretos.

De acordo com Habermas, o esquema analítico de Marx, baseado na teoria do valor trabalho, foi, no passado um instrumento eficiente para explicar o funcionamento do capitalismo, contudo, tornou-se insuficiente para explicar o capitalismo atual. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo.
Marque a alternativa correta:
I___ O esquema analítico de Marx tornou-se insuficiente para explicar o capitalismo atual, caracterizado por uma crescente intervenção estatal e pela incorporação da ciência e da técnica como principal força produtiva.
II___ Se a sociedade não é mais autônoma, nem autorregulada pela economia, pelo mercado, e depende cada vez mais da intervenção política do Estado, regulando as relações entre capital e trabalho, então Estado e economia estão tão imbricados e interligados que a crítica à sociedade não pode ser uma crítica unilateral.
III___ A ciência e a tecnologia são considerados os vetores centrais da produção, o trabalho perde o seu papel de unidade dominante de produção de riqueza e assim os conhecimentos técnicos e científicos passam a assumir o papel de principal força produtiva.
A. Apenas os itens I e II estão corretos.
B. Apenas o item I está correto.
C. Os itens I, II e III estão corretos.
D. Apenas o item III está correto.
E. Apenas o item II está correto.

Lukács, com o propósito de investigar a gênese do ser social, inicialmente procura analisar os vínculos e as diferenciações entre o ser meramente orgânico e o ser social. Tal gênese pressupõe a passagem de um nível de ser a outro, um 'salto ontológico' que, ao contrário da continuidade normal do desenvolvimento, representa uma ruptura.
Marque a alternativa correta:
I___ O autor afirma que só é possível investigar a gênese do ser social por meio de uma experiência que reproduza os momentos de transição entre o animal e o ser humano.
II___ O momento predominante no salto ontológico entre o mundo natural e o estabelecimento da vida especificamente humana reside no trabalho.
III___ O trabalho se apresenta como meio da autocriação do ser humano como ser humano: no trabalho estão contidas todas as determinações que constituem a essência do novo no ser social.
A. Apenas o item III está correto.
B. Apenas os itens II e III estão corretos.
C. Apenas os itens I e II estão corretos.
D. Os itens I, II e III estão corretos.
E. Apenas o item I está correto.

A sociedade capitalista tem como objetivo a produção de valores de troca, ou seja, a produção, a reprodução e a valorização do capital. Nesse sentido, analise as proposições abaixo.
Marque a alternativa correta:
I___ Para o desenvolvimento do capital é preciso o trabalhador livre que permita o intercambio da sua força de trabalho por dinheiro.
II___ O desenvolvimento do capitalismo pressupõe a separação do homem dos meios de produção para sua reprodução material.
III___ O produtor é alijado dos meios de produção necessários a sua reprodução, e precisa vender sua força de trabalho a fim de se reproduzir.
IV___ O trabalhador é reduzido a mero produtor de valor de troca, o que implica a negação de sua existência natural.
A. I, II e IV.
B. I e IV.
C. I e III.
D. I e II
E. I, II, III e IV.

Prévia do material em texto

31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 1/20
Iniciado em Wednesday, 31 Aug 2022, 20:13
Estado Finalizada
Concluída em Wednesday, 31 Aug 2022, 21:43
Tempo
empregado
1 hora 30 minutos
Notas 19,00/20,00
Avaliar 9,50 de um máximo de 10,00(95%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
De acordo com Antunes (1995, p.121) "[...] o ato de produção e reprodução da vida humana realiza-se pelo trabalho. É a partir do trabalho, em
sua cotidianeidade, que o homem torna-se ser social, distinguindo-se de todas as formas não humanas" (Antunes, 1995, p.121). Nessa
perspectiva analise as assertivas abaixo: 
I___ O profissional de Serviço Social trabalha diretamente com as demandas da classe trabalhadora que são alheias à sua realidade de vida. 
II___ O profissional de Serviço Social é concebido, nessa perspectiva, como um ser social que trabalha, sob dada condição concreta. 
III___ A gênese do Serviço Social está baseada no trabalho, assim como sua elevação em relação à sua própria base e aquisição de autonomia. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas o item III está correto. 
B. Apenas o item I está correto. 
C. Apenas os itens I e II estão corretos. 
D. Os itens I, II e III estão corretos. 
E. Apenas os itens II e III estão corretos. 
Sua resposta está correta.
Questão 8 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP3 
A resposta correta é: Apenas os itens II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 2/20
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Sem deixar de considerar a complexidade e as controvérsias do sistema filosófico elaborado por Hegel, foi enorme sua importância para o
entendimento do trabalho na formação do pensamento social, na medida em que sua abordagem permitiu analisar o trabalho em relação a
dois polos distintos: tanto de exteriorização do sujeito quanto de interiorização do social. Nessa perspectiva analise as assertivas abaixo: 
I___ Como processo de exteriorização do sujeito, o trabalho caracteriza-se, concomitantemente, como separação e fusão, negação e negação da
negação. 
II___ O homem afirma-se ontologicamente por sua capacidade de recusa (separação, negação). 
III___ O homem atinge a plena e inteira satisfação na sua condição de trabalhador, uma vez que, pelo resultado de seu labor e pelas interações
que este último promove, constrói um universo comum que unifica as coisas e os homens (fusão, negação da negação). 
IV___ Sendo o trabalho categoria fundante do ser social, o homem se torna passivo diante das suas condições de trabalho. 
Estão corretas apenas: 
Escolha uma opção:
A. II, III e IV. 
B. I, II, III e IV. 
C. I, III e IV. 
D. I, II e III. 
E. I, II e IV. 
Sua resposta está incorreta.
Questão 3 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - NAF 
A resposta correta é: I, II e III.
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/view.php?id=646837
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 3/20
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O capitalismo, a partir do seu processo de desenvolvimento, crise e recriação, vem determinando, de maneira perversa, uma conjuntura na qual
o trabalho tem seu sentido subvertido, afetando diretamente a vida do ser social, na medida em que limita suas possibilidades de
desenvolvimento e cerceia as chances de ampliação de uma "vida cheia de sentido" (Antunes, 1995), desvalorizando suas potencialidades.
Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo: 
I___ Na análise sobre o modo de produção capitalista e suas determinações, devem-se problematizar os traços predominantes na configuração
do capitalismo contemporâneo, apreendidos numa relação de continuidade e ruptura, associando traços antigos e novos, que promovem um
desenvolvimento desigual e combinado no qual coexistem, se convertem e se amalgamam formas arcaicas e modernas. 
II___ A atual crise do capital, seus antigos e reatualizados modelos de produção/reprodução e de acumulação incidem na construção das
subjetividades, constituindo um sujeito que adere, acriticamente, ao fetiche oriundo do processo de financeirização do capital, não apenas
respondendo, mas incorporando sua racionalidade como modo de ser, pensar e agir. 
III___ No processo de desenvolvimento do modo de produção capitalista, apesar das muitas mudanças nele ocorridas que afetam diretamente a
organização do trabalho e, em consequência, os trabalhadores, o que na realidade aconteceu foi uma mutação no padrão de acumulação, e
não no modo de produção em si, que prosseguiu com a intensificação e a exploração do trabalho. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas os itens I e II estão corretos. 
B. Apenas os itens II e III estão corretos. 
C. Os itens I, II e III estão corretos. 
D. Apenas o item III está correto. 
E. Apenas o item I está correto. 
Sua resposta está correta.
Questão 17 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP3 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 4/20
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A economia capitalista representa a totalidade das relações de produção entre as pessoas, ou seja, a união do processo técnico material com
suas formas sociais. Não podemos entender o modo de produção capitalista descolado das relações de produção entre as pessoas. Nessa
perspectiva analise as proposições abaixo: 
I___ A vida social, política e intelectual é condicionada pelo modo de produção da vida material. 
II___ A consciência do homem é determinada pelo seu ser social. 
III___ A vida social, política e intelectual é condicionada pelo modo de vida cultural e intelectual dos homens. 
IV___ O mundo no qual o homem vive é um produto histórico, mediado pelo trabalho. 
Estão corretas apenas: 
Escolha uma opção:
A. I, II e III. 
B. I, II, III e IV. 
C. I, III e IV. 
D. I, II e IV. 
E. II, III e IV. 
Sua resposta está correta.
Questão 11 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - NAF 
A resposta correta é: I, II e IV.
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/view.php?id=646837
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 5/20
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O trabalho, enquanto categoria ontológica, não pode ser reduzida apenas à questão de transformação da natureza, pois possui características
socialmente determinadas. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo: 
I___ O trabalho necessita ser apreendido a partir da sua função social de caráter coletivo, pois as necessidades de outros indivíduos fazem com
que o trabalho apresente sua finalidade social, de caráter coletivo. 
II___ No capitalismo, aquilo que é produzido pelo trabalhador na esfera privada torna-se social a partir das necessidades coletivas, constituindo
os laços sociais entre os indivíduos, os quais estão mediatizados pela mercadoria que produzem, adquirindo um significado monetário,
financeiro, ou seja, de um valor socialmente determinado. 
III___ A monetarização das mercadorias necessita ser compreendida no contexto do desenvolvimento da divisão social do trabalho, pois é nesse
cenário que os indivíduos produzem objetos por intermédio do trabalho, que, por sua vez, são possuidores de valor de troca. 
IV___ É necessário situar a divisão social do trabalho e o próprio trabalho em uma condição fundada no valor de troca, sendo que esse último
torna-se,na sociedade do capital, a pedra angular da sua reprodução. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. I, III e IV. 
B. II, III e IV. 
C. I, II e IV. 
D. I, II e III. 
E. I, II, III e IV. 
Sua resposta está correta.
Questão 9 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP2 
A resposta correta é: I, II, III e IV.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 6/20
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A análise sobre a gênese do Serviço Social como profissão é impensável fora dos marcos da ordem burguesa, da sua sociabilidade e suas
inerentes contradições fundadas na propriedade privada dos meios de produção e na apropriação privada da riqueza socialmente produzida.
Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo: 
I___ Não há como contestar: as protoformas do Serviço Social brasileiro, seu aperfeiçoamento e sua institucionalização - que lhe garantiram o
estatuto de profissão na divisão sociotécnica do trabalho -, estiveram sempre e organicamente vinculados à manutenção da ordem. 
II___ É preciso compreender a gênese do Serviço Social organicamente vinculada à sociabilidade burguesa, configurando um processo que, no
caso brasileiro, irá se desenvolver no início do século XX, especificamente na década de 1930, período no qual são fundadas as protoformas do
Serviço Social brasileiro, década que também marca a gênese das políticas sociais no Brasil. 
III___ É no terreno sócio-histórico de ampliação dos serviços e constituição das grandes instituições estatais e privadas, racionalização,
tecnização e especialização das ações profissionais, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar as formas de controle das mazelas sociais, que o
Serviço Social surgiu como uma profissão privilegiada e socialmente legitimada para lidar com a "questão social". 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas o item III está correto. 
B. Apenas os itens II e III estão corretos. 
C. Os itens I, II e III estão corretos. 
D. Apenas os itens I e II estão corretos. 
E. Apenas o item I está correto. 
Sua resposta está correta.
Questão 18 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP3 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 7/20
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A partir das determinações colocadas pelo capital, o Estado é chamado a intervir para lidar com as consequências trazidas pela perversidade
desse modo de produção, que, contraditoriamente, explora e degrada o trabalhador, ao mesmo tempo que necessita dele para sua produção e
reprodução. As respostas do Estado à "questão social emergente" serão diversas. Dessa maneira, podemos identificar claramente a função do
surgimento e do desenvolvimento do Serviço Social na conjuntura brasileira. Nessa perspectiva analise as proposições abaixo: 
I___ A análise sobre a gênese do Serviço Social como profissão é impensável fora dos marcos da ordem burguesa, da sua sociabilidade e suas
inerentes contradições fundadas na propriedade privada dos meios de produção e na apropriação privada da riqueza socialmente produzida. 
II___ As protoformas do Serviço Social brasileiro, seu aperfeiçoamento e sua institucionalização - que lhe garantiram o estatuto de profissão na
divisão sociotécnica do trabalho -, estiveram sempre e organicamente vinculados à manutenção da ordem. 
III___ É preciso compreender a gênese do Serviço Social organicamente vinculada à sociabilidade burguesa, configurando um processo que, no
caso brasileiro, irá se desenvolver no início do século XX, especificamente na década de 1930, período no qual são fundadas as protoformas do
Serviço Social brasileiro, década que também marca a gênese das políticas sociais no Brasil. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas os itens I e II estão corretos. 
B. Apenas os itens II e III estão corretos. 
C. Apenas o item III está correto. 
D. Apenas o item I está correto. 
E. Os itens I, II e III estão corretos. 
Sua resposta está correta.
Questão 9 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP3 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 8/20
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A centralidade do trabalho torna-se pedra angular para o Serviço Social, a partir da sua condição de trabalhador e, sobretudo, pela direção
social da qual a profissão e seus trabalhadores são legatários, o que confere à profissão uma determinabilidade posta nas relações sociais de
produção, e tem, no trabalho, como qualquer outro trabalhador, as protoformas de constituição de um ser social. Nessa perspectiva analise as
proposições abaixo: 
I___ Debater a questão do trabalho é essencial para a profissão, tendo em vista que ao elegermos um projeto ético-político sob bases críticas
faz-se necessário compreender a dinâmica do serviço social, que para a reprodução do capital em todas suas esferas é um elemento base, visto
que é por meio do trabalho que o processo de produção se erige e sustenta. 
II___ O assistente social, como trabalhador, defronta-se com um cotidiano marcado e tensionado pelas formas bárbaras de exploração do
trabalho, o que situa as duas classes na disputa de projetos distintos. 
III___ A emergência da "questão social" torna-se ao mesmo tempo matéria-prima do trabalho profissional do assistente social, bem como uma
expressão que rebate insistentemente na sua condição de vida. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas os itens II e III estão corretos. 
B. Os itens I, II e III estão corretos. 
C. Apenas os itens I e II estão corretos. 
D. Apenas o item III está correto. 
E. Apenas o item I está correto. 
Sua resposta está correta.
Questão 8 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - NAF 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/view.php?id=646837
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 9/20
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O objetivo principal de Lukács é capturar o desenvolvimento e a diferenciação crescentes do ser social, que têm sua gênese no próprio
trabalho, considerada como categoria indispensável à vida humana. Sobre isso analise as proposições abaixo: 
I___ Categoria fundante na gênese e no desenvolvimento do ser social. 
II___ Atividade específica do ser humano, que permite a sua autocriação. 
III___ Atividade dispensável para o desenvolvimento humano. 
IV___ Atividade que serve meramente à sobrevivência humana. 
V___ Única atividade responsável pelo desenvolvimento humano 
Estão corretas apenas: 
Escolha uma opção:
A. I, II e III. 
B. I, III e IV. 
C. I, II, III e IV. 
D. I e II.
E. I, II, IV e V. 
Sua resposta está correta.
Questão 4 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP2 
A resposta correta é: I e II.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 10/20
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Segundo Lucáks, a teleologia deve ser compreendida como uma categoria posta e guiada através da consciência ao estabelecer um fim. Sobre
a referida categoria, analise as proposições abaixo: 
I___ É a partir da teleologia que o homem projeta na sua consciência as formas daquilo que, em breve, será seu trabalho objetivado. 
II___ Os elementos simples do processo de trabalho são a atividadeorientada a um fim ou o trabalho mesmo, seu objeto e seus meios. 
III___ O processo de trabalho é a atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer as
necessidades humanas. 
IV___ Teleologia, remete a crença em um ser superior que permite através da vida dos homens apropriarem-se da natureza e trabalharem sobre
ela. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. I, III e IV. 
B. II, III e IV. 
C. I, II e III. 
D. I, II e IV. 
E. I, II, III e IV. 
Sua resposta está correta.
Questão 8 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP2 
A resposta correta é: I, II e III.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 11/20
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Para Lukács (2013), o trabalho, por se tratar de uma atividade originária, contém em germe todas as outras determinações que constituem a
essência do que é novo no ser social em relação aos seres orgânicos e inorgânicos. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo: 
I___ O trabalho é a categoria que permite investigar o complexo concreto de sociabilidade como forma de ser e adquire, consequentemente,
prioridade ontológica na sua análise. 
II___ A prioridade ontológica atribuída ao trabalho em relação a outras formas de atividade é definida da seguinte forma: o trabalho é antes de
tudo, em termos genéticos, o ponto de partida para tornar-se [devir] homem do homem, para a formação das suas faculdades, sendo que
jamais se deve esquecer o domínio sobre si mesmo. 
III___ A identificação feita por Lukács do trabalho como a "célula geratriz" não significa limitar a vida social ao trabalho, ao contrário, esta
identificação prova que a progressiva diferenciação da vida social em uma "multiplicidade de complexos heterogêneos" radica no trabalho
como atividade originária 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Os itens I, II e III estão corretos. 
B. Apenas o item I está correto. 
C. Apenas o item III está correto. 
D. Apenas os itens II e III estão corretos. 
E. Apenas os itens I e II estão corretos. 
Sua resposta está correta.
Questão 1 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP2 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 12/20
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Para o trabalhador, o material e o instrumento com que trabalha são estranhos, o seu trabalho objetiva-se em algo que não lhe pertence, quer
dizer, o produto se apresenta como propriedade alheia - combinação de material alheio, instrumento alheio e trabalho alheio. Nesse contexto,
analise as assertivas abaixo: 
I___ O trabalho assalariado, trabalho produtor de capital, é trabalho vivo que produz como poderes estranhos perante a si mesmo, como
valores existentes por si, independentes dele, tanto as condições objetivas de sua efetivação como atividade quanto os momentos objetivos de
sua existência como capacidade de trabalho. 
II___ Os meios de trabalho apresentam-se frente ao trabalhador como formas de existência que o dominam e são dele independentes: a
unidade coletiva na cooperação, a combinação na divisão do trabalho, a utilização das forças naturais e das ciências, dos produtos do trabalho
como maquinaria, tudo isto se contrapõe aos trabalhadores individuais, de forma autônoma, como um ser alheio, objetivo, que lhes preexiste. 
III___ A força produtiva social do trabalho se desenvolve com o modo de produção capitalista e cresce perante o trabalhador a riqueza
acumulada como capital, portanto, como domínio sobre a capacidade de trabalho viva, como valor dotado de poder e vontade próprios. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas o item I está correto. 
B. Apenas os itens I e II estão corretos. 
C. Apenas o item III está correto. 
D. Apenas os itens II e III estão corretos. 
E. Os itens I, II e III estão corretos. 
Sua resposta está correta.
Questão 7 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP3 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 13/20
Questão 13
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre a categoria trabalho, enquanto fundante do ser social na perspectiva marxista analise as proposições abaixo: 
I___ O trabalho, além de ser uma atividade fundante para o ser social, pois lhe confere determinado estatuto, diferenciando-o dos demais
animais existentes na natureza, possibilita a transformação da natureza e, por consequência, a sua transformação enquanto ser humano. 
II___ Só é lícito falar do ser social quando se compreende que a sua gênese, o seu distinguir-se da sua própria base, o processo de tornar-se
algo autônomo, se baseiam no trabalho, isto é, na continuada realização de posições teleológicas. 
III___ Além da função social, o homem possui a capacidade de projetar finalidades (teleologia), ou seja, a capacidade de construir, no âmbito da
consciência, determinada forma que será objetivada no concreto (objetivo), como um resultado da sua prévia ideação (abstrata), construção
mental antecipada na mesma consciência que a materializa por meio do intercâmbio homem-natureza. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas os itens I e II estão corretos. 
B. Apenas os itens II e III estão corretos. 
C. Apenas o item III está correto. 
D. Os itens I, II e III estão corretos. 
E. Apenas o item I está correto. 
Sua resposta está correta.
Questão 7 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP2 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 14/20
Questão 14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
De acordo com Habermas, o esquema analítico de Marx, baseado na teoria do valor trabalho, foi, no passado um instrumento eficiente para
explicar o funcionamento do capitalismo, contudo, tornou-se insuficiente para explicar o capitalismo atual. Nessa perspectiva analise as
proposições abaixo. 
I___ O esquema analítico de Marx tornou-se insuficiente para explicar o capitalismo atual, caracterizado por uma crescente intervenção estatal e
pela incorporação da ciência e da técnica como principal força produtiva. 
II___ Se a sociedade não é mais autônoma, nem autorregulada pela economia, pelo mercado, e depende cada vez mais da intervenção política
do Estado, regulando as relações entre capital e trabalho, então Estado e economia estão tão imbricados e interligados que a crítica à
sociedade não pode ser uma crítica unilateral. 
III___ A ciência e a tecnologia são considerados os vetores centrais da produção, o trabalho perde o seu papel de unidade dominante de
produção de riqueza e assim os conhecimentos técnicos e científicos passam a assumir o papel de principal força produtiva. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas os itens I e II estão corretos. 
B. Os itens I, II e III estão corretos. 
C. Apenas o item III está correto. 
D. Apenas o item II está correto. 
E. Apenas o item I está correto. 
Sua resposta está correta.
Questão 3 - PROCESSOS DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP1 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 15/20
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O Assistente Social além de atender a demanda que se lhe apresenta na forma de expressõesda "questão social", se vê como parte dessa
realidade e também sofre com as determinações decorrentes da forma como a sociedade está organizada. Nesse contexto, considere as
proposições abaixo: 
I___ A sociabilidade em curso não apenas engessa o profissional nas suas relações de trabalho assalariado/estranhado, mas também,
simultaneamente, endurece sua alma crítica (vista como desnecessária), retira dele as condições objetivas para que ele se qualifique mais
profundamente, para além do imediatamente posto no cotidiano profissional, submetendo-o a uma esfera meramente operativa. 
II___ Mesmo com a regulamentação do Serviço Social como uma profissão liberal, que dispõe de estatutos legais e éticos que lhe atribuem
autonomia teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, está sujeito a um contrato de trabalho com organismos empregadores,
públicos ou privados, pelo qual se afirma como trabalhador assalariado. 
III___ As ações repetitivas, rotineiras e acríticas, os imediatismos, a fragmentação do trabalho, a urgência em dar respostas, a necessidade de
buscar soluções individuais, sendo responsabilizado pelo seu sucesso ou fracasso, acarreta doenças profissionais, submetidos que estão à
pressão para resolver os problemas que requisitam respostas imediatas e urgentes. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas o item I está correto. 
B. Apenas os itens II e III estão corretos. 
C. Apenas o item III está correto. 
D. Apenas os itens I e II estão corretos. 
E. Os itens I, II e III estão corretos. 
Sua resposta está correta.
Questão 15 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - NAF 
A resposta correta é: Os itens I, II e III estão corretos.
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/view.php?id=646837
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 16/20
Questão 16
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Foi no terreno sócio-histórico de ampliação dos serviços e constituição das grandes instituições estatais e privadas, racionalização, tecnização e
especialização das ações profissionais, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar as formas de controle das mazelas sociais, que o Serviço
Social surgiu como uma profissão privilegiada e socialmente legitimada para lidar com a questão social. 
I___ O Serviço Social surge porque existe uma questão social emergente, a qual pode ser interpretada de diversas maneiras, como sendo a
expressão de desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediadas por disparidades nas relações de gênero,
características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da
civilização. 
II___ A profissionalização do assistente social se dá justamente quando sua atuação passa a ocorrer no contexto de organismos e instâncias
alheios às matrizes originais das protoformas do Serviço Social, apesar de ter mantido esse referencial, o qual determinou sua prática por vários
anos. 
III___ O mercado de trabalho criado para o assistente social é como executor das políticas sociais, e a massividade da relação profissional
assalariada marca o caráter efetivamente não liberal de seu exercício. 
IV___ A afirmação e o desenvolvimento de um estatuto profissional se darão com a inter-relação de dois aspectos: o das demandas socialmente
colocadas para o assistente social e o das reservas próprias de forças teóricas e prático-sociais 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. I e II 
B. I, II e III. 
C. I, II, III e IV. 
D. I e III. 
E. I e IV. 
Sua resposta está correta.
Questão 19 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP3 
A resposta correta é: I, II, III e IV.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 17/20
Questão 17
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Apesar de o Brasil ter adotado tardiamente o receituário neoliberal das chamadas políticas de ajuste estrutural, não foram minimizadas as
consequências sociais, expressas na deterioração das políticas sociais e no agravamento das condições sociais da população, processos que se
retroalimentam. Nessa perspectiva, assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas proposições abaixo no que se apresenta como o chamado
custo social de ajuste no país: 
( ) Combinação perversa entre reestruturação da economia e do setor público. 
( ) Geração de novas situações de exclusão social. 
( ) Agravamento das já precárias condições sociais da parcela que está em situação de pobreza. 
( ) Melhoria das condições de vida da classe trabalhadora. 
( ) O desenvolvimento do país trouxe diminuição das desigualdade sociais. 
Assinale a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. V, V, V, V, V. 
B. V, F, V, F, V. 
C. V, V, V, F, F. 
D. F, V, V, F, F. 
E. F, V, F, F, F. 
Sua resposta está correta.
Questão 11 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP3 
A resposta correta é: V, V, V, F, F.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 18/20
Questão 18
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O aumento da produtividade do trabalho social sob o capital se manifesta como poder dominador das condições objetivas do trabalho sobre o
trabalho vivo, mas também vem acompanhado da emergência e crescente diferenciação de esferas. No que se refere ao pensamento de Duayer
e Postone, enumere os itens abaixo: 
( ) O trabalho, embora fundante, torna-se proporcionalmente decrescente no conjunto de complexos que compõem o ser social. 
( ) A centralidade que o trabalho assume no capitalismo constitui a contradição primordial desse sistema, cada vez mais evidente na moderna
sociedade capitalista. 
( ) Sublinha que a constituição histórica específica que o trabalho assume no capitalismo - como uma classe de mediação social característica e
distintiva desta sociedade - determina a "centralidade do trabalho". 
( ) A peculiaridade da estrutura social sob o capital é ser constituída pelo trabalho, pela qualidade historicamente específica do trabalho no
capitalismo. Portanto, as relações específicas e características do capitalismo só existem por meio do trabalho. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Duayer, Postone, Postone, Duayer. 
B. Duayer, Duayer, Postone, Postone. 
C. Postone, Duayer, Duayer, Postone 
D. Duayer, Postone, Duayer, Postone. 
E. Postone, Postone, Duayer, Duayer. 
Sua resposta está correta.
Questão 5 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP2 
A resposta correta é: Duayer, Duayer, Postone, Postone.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 19/20
Questão 19
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Lukács, com o propósito de investigar a gênese do ser social, inicialmente procura analisar os vínculos e as diferenciações entre o ser
meramente orgânico e o ser social. Tal gênese pressupõe a passagem de um nível de ser a outro, um "salto ontológico" que, ao contrário da
continuidade normal do desenvolvimento, representa uma ruptura. 
I___ O autor afirma que só é possível investigar a gênese do ser social por meio de uma experiência que reproduza os momentos de transição
entre o animal e o ser humano. 
II___ O momento predominante no salto ontológico entre o mundo natural e o estabelecimento da vida especificamente humana reside no
trabalho. 
III___ O trabalho se apresenta como meio da autocriação do ser humano como ser humano: no trabalho estão contidas todas as determinações
que constituem a essência do novo no ser social. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. Apenas o item III está correto. 
B. Os itens I, II eIII estão corretos. 
C. Apenas os itens II e III estão corretos. 
D. Apenas os itens I e II estão corretos. 
E. Apenas o item I está correto. 
Sua resposta está correta.
Questão 2 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP2 
A resposta correta é: Apenas os itens II e III estão corretos.
31/08/2022 21:45 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=3845417&cmid=646831 20/20
Questão 20
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A sociedade capitalista tem como objetivo a produção de valores de troca, ou seja, a produção, a reprodução e a valorização do capital. Nesse
sentido, analise as proposições abaixo. 
I___ Para o desenvolvimento do capital é preciso o trabalhador livre que permita o intercambio da sua força de trabalho por dinheiro. 
II___ O desenvolvimento do capitalismo pressupõe a separação do homem dos meios de produção para sua reprodução material. 
III___ O produtor é alijado dos meios de produção necessários a sua reprodução, e precisa vender sua força de trabalho a fim de se reproduzir. 
IV___ O trabalhador é reduzido a mero produtor de valor de troca, o que implica a negação de sua existência natural. 
Marque a alternativa correta: 
Escolha uma opção:
A. I e IV. 
B. I e III. 
C. I e II 
D. I, II e IV. 
E. I, II, III e IV. 
Sua resposta está correta.
Questão 15 - PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I - AP3 
A resposta correta é: I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina