Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Prévia do material em texto

O BEM-ESTAR NO AMBIENTE DE TRABALHO
 NO SETOR BANCÁRIO
Ana Beatriz Ferreira Gomes
01567860
Ciências Contábeis
 O século XXI passa por transformações da estruturação produtiva, e o trabalho bancário foi um dos setores atingidos. Dada a importância de compreender como, neste contexto, encontram-se os bancários no tocante ao seu bem-estar, desenvolveu-se uma pesquisa que investiga o ambiente de trabalho no setor bancário e o bem-estar desses trabalhadores. Como norte teórico da pesquisa utilizou-se o modelo ecológico de saúde mental. Aplicou-se um questionário a 200 bancários, dos quais 58,1% são do sexo masculino, 60,9% são casados e 28,4%, solteiros. Como um dos resultados constatou-se que a quase-totalidade dos fatores ambientais repercutiram positivamente na saúde mental, com exceção das relações interpessoais. Parte da amostra apresentou indicativos de depressão e insatisfação com a vida. Conclui-se que o ambiente de trabalho pode exercer impacto sobre o bem-estar do trabalhador. Os resultados podem ser úteis para fundamentar intervenções profissionais. 
O estresse ocupacional é um fator de exaustão no ambiente laboral e é uma das principais causas de adoecimento, comprometendo o bem-estar psicológico e físico dos colaboradores. Nesse cenário, destaca-se a classe dos bancários, que são submetidos diariamente a uma grande pressão para o cumprimento das metas, exigências de competição do mercado, cobranças e sobrecarga de tarefas. O estresse ocupacional surge perante um momento de bastante desgaste psicológico ou físico e tem sido um estudo de imensa relevância por ser um dos principais fatores de adoecimento na vida profissional, social e afetiva. Esse transtorno afeta constantemente a qualidade do rendimento e da produção, podendo favorecer o baixo desempenho profissional, a alta rotatividade de funcionários e falta de concentração dos colaboradores. 
Na questão das diferenças entre as agências bancárias e unidades administrativas acredito que trabalhar com o público requer sempre uma demanda emocional maior, é necessário manter a distância entre o pessoal e o profissional, fazendo assim com que evite o esgotamento mental. Portanto trabalhar no setor administrativo sem o contato direto com o público, tem suas vantagens.
Falando em resolução de questões ambientais e organizacionais, grande parte das empresas já perceberam o quanto o ambiente de trabalho influencia no desempenho dos colaboradores, desse modo investir em atividades laborativas dentro do ambiente organizacional, promovendo qualidade de vida e satisfação para os funcionários, construindo locais divertidos na empresa, promover eventos fora do ambiente de trabalho oferecendo uma relação de colaborador-empresa, mais saudável e de certo modo, mais produtiva.
Referências:
O ambiente de trabalho no setor bancário: https://www.scielo.br/j/pe/a/6S67jJ99hSjcmy4vXXDbNGB/?lang=pt 
ESTRESSE OCUPACIONAL NO SETOR DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Um estudo com servidores de uma agência bancária :
https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos20/17430313.pdf

Continue navegando