Buscar

METODOLOGIA TRABALHO CIENTÍFICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA TRAB. CIENTÍFICO
Do ponto de vista das formas utilizadas para conhecer a realidade, há diferenças entre o processo para a aquisição de conhecimento científico e conhecimento filosófico?
A teoria do conhecimento é uma área de estudo fascinante, podemos perceber que através dela foi que praticamente se desenvolve a ciência de forma geral e, assim, se desenvolve a humanidade. Obviamente que nos primórdios das civilizações não tínhamos um desenvolvimento da acelerado como hoje mas, é ai que a teoria do conhecimento entra para contribuir com a sistematização científica e sua evolução. Podemos perceber essa percepção de ciência desde os pré-socráticos e uma sistematização da mesma com os socráticos. Isso está muito claro nos diálogos socráticos como apresentado no livro texto “Do ponto de vista filosófico, entender o que é o conhecimento exige compreender como é possível conhecer algo. Uma primeira resposta que marcou o início do desenvolvimento de uma teoria do conhecimento remonta aos diálogos socráticos de Platão, em especial a obra Teeteto, a qual versa sobre o exame da natureza em geral do conhecimento, que ficou conhecido como o conceito tripartite (ou em três partes): conhecer é possuir uma crença, verdadeira e justificada.” (Teoria do Conhecimento, Unip, pág. 9). Vimos também a importância da teoria do conhecimento questionar sobre crença, verdade e justificação se posicionando a respeito desses temas.
Portanto para chegar a ideia de conhecimento precisamos passar por essas três etapas do conhecimento, ou seja, crença, verdade e justificação. A crença faz com que o sujeito transmita o mundo, isto é, sua realidade segundo suas percepções, tomando cuidado com a atribuição de crenças à terceiros. O conceito de verdade pode ser relativo por isso deve-se estudar os seus vários conceitos. Por fim a justificação está posta para relacionar o conceito entre crença e verdade para ver se a justificação é verdadeira.
A filosofia da ciência tem uma evolução histórica se comparando a ciência tradicional, pois é fácil perceber a preocupação dos filósofos com a metodologia científica, quando eles começam a abandonar as ideias mitológicas do surgimento do cosmos. Onde atribuía-se todos os acontecimentos da “physis” aos deuses, agora procuram comprovar pelas leis naturais e suas investigações.
O conhecimento é uma forma de apreensão da realidade. Os seres humanos vivem como as outras espécies da natureza, mas diferente delas, criam para si, representações da realidade. O que distingue o conhecimento científico dos demais é o método usado para se fazer ciência. O método científico cumpre a função de impedir ou reduzir ao máximo todo o tipo de erro ou ambiguidade. O conhecimento científico possui uma pretensão de verdade a partir da verificação e da validação de seu método. Portanto, a filosofia e a ciência caminham juntas no rigor, na necessidade lógica e no uso da razão. Entretanto, o método científico, apesar de ter sido produzido filosoficamente, não se aplica integralmente à produção de conhecimento filosófico. A atividade filosófica é uma reflexão crítica sobre as bases que tornam todas as formas de conhecimento possíveis. E, para além disso, volta-se também para a reflexão crítica sobre sua própria atividade e construção. 
Destarte, percebo que embora a filosofia e ciência tem algumas separações no método de pesquisa, elas de certa forma são indissociáveis pois estão calcadas na curiosidade, na observação etc., requisitos esses indispensáveis à investigação quer seja científica ou filosófica. Esse entendimento contribui muito para a formação do aluno, uma vez que, tanto no ensino médio, quanto na vida acadêmica a vida estudantil pauta-se nas questões do conhecer e pesquisar.
BIBLIOGRAFIA
Teoria do Conhecimento / Renato Bulcão de Moraes, Marco 
Antonio Loschiavo Leme de Barros – São Paulo: Editora Sol, 2020.

Continue navegando