Buscar

contextualizada literatura infantil (3)

Prévia do material em texto

LITERATURA INFANTIL
 Nome Completo: FRANCISCA ELANE GADELHA PEREIRA
 Matrícula: 01408533
 Curso: PEDAGOGIA 
 É de grande importância a Literatura Infantil, no processo educacional da criança e do adolescente. Pois ela tem em especial, um papel de cumprir como agente transformador da vida deles, de forma espontânea. No convívio diário de leitor e livro, com interações lúdicas, estímulos e diálogos proporcionados dentro da sala de aula. 
 Por isso na escola está o leque que se abre para essa interação ser perfeita, pois não se pode deixar ocultar o livro no conteúdo diário na construção desse processo. Pois é dele que vem a palavra escrita e que atribuímos o conhecimento do que se ler e se entende e de diversos gêneros textuais. Possuindo a responsabilidade, na percepção de formação através do mundo das crianças e dos adolescentes. Ao possuir o domínio da escrita, passarão a ter, habilidades de reflexão, do quer se ler e se escreve pois tudo estará dentro deles.
 Por isso para a professora Mônica resolver a dificuldade dos seus alunos ela deverá implantar em sala, projetos que utiliza a Literatura Infantil, na pratica do letramento vamos conhecer alguns: Como ler em voz alta um texto; narrando a história e pedindo outros alunos para darem continuidade a leitura. O faz de conta; em que ela pedirá para eles criarem personagens em gibi, eles produzirão seu próprio gibi, com desenhos escreverão uma pequena história com o tema livre. Ele ficará na biblioteca para ser lido depois, por outras crianças de outras turmas. 
 Teatro; a professora Mônica poderá ver um clássico da literatura dividir os personagens, o que cada um vai ler para fazer a dramatização. Assim estarão todos da turma envolvidos na leitura da mesma história. Confecção de uma tv, de papelão tipo um cineminha, em que, em equipe, uma vez na semana a turma fara apresentação de um minitelejornal, com ilustração de imagens daquele noticiário, sendo contada em sala. Trabalhando a cotação de história. 
 Construindo o Senhor Livro, que no final do mês, na porta da sala de aula ficará exposto um livro tipo fichário com as redações feitas durante aquele mês pela turma, formando um livro só. Onde outras crianças podem pegar a história ler no intervalo e devolver para o próprio livro. Dividindo emoções a criança escolhe um livro na biblioteca leva para casa para ser lido para a família. E traz na próxima semana por escrito relato do familiar do que achou do livro.
 Vejamos quanto o caminho da literatura é bem amplo, que requer dedicação a uma leitura, pois é algo prazeroso pelo efeito positivo que traz, no seu convívio e na troca que é capaz de trazer de grande conhecimento e crescimento tanto intelectuais como emocional. 
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
ZAPPA, IZABELLA ZAPPA, Tipos de leitura em sala de aula que ajudam a formar leitores na escola. Blog infância e maternidade. 16 de fev. 2021 Disponível em<https://quindim.com.br/blog/tipos-de-leitura-em-sala-de-aula/> Acesso 27 de mai.2022.
GURGEL, TAIS GURGEL, Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade. Blog Escola Nova, 7 de mar.2018 Disponível em<https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade/> Acesso em 27 de mai. 2022
 Downloads.Educação Disponiveem<https://educacao.tce.mt.gov.br/downloads/47/1576/projeto_de_literatura_Mundo_Encantador2015.pdf> Acesso em 27 de mai. 2022

Continue navegando