Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA
1No campo da alfabetização, o pensamento didático-pedagógico foi influenciado por teorias   ganharam maior destaque com a expansão dos ideais iluministas. Nesse contexto, os métodos sintéticos começaram a ser considerados arcaicos e pouco eficientes frente ao novo cenário econômico e social mundial no qual o Brasil buscava se consolidar. Assim, os antigos métodos passaram a ser refutados por muitos professores e progressivamente substituídos por outros mais modernos, nomeados como Métodos analíticos. 
Frente ao exposto, disserte sobre o que são Métodos analíticos.
Resposta esperada
Métodos Analíticos são aqueles que norteiam o início do processo de alfabetização, partindo das maiores unidades da língua: palavras, frases ou textos. Esses métodos privilegiam a compreensão do sentido textual, para então envolver o aluno no trabalho grafo-fonêmico da língua, ou seja, levá-lo ao entendimento do valor sonoro das sílabas e letras. Neles, a leitura e a escrita eram trabalhadas de forma simultânea e o tempo de alfabetização era mais dinamizado em função disso.
2A BNCC evidencia para a Educação Infantil direitos de aprendizagem, os quais ressaltam o desenvolvimento de competências, as quais visam o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança por meio de cinco campos de experiências. Dentre esses campos de experiência destacamos: “escuta, fala, pensamento e imaginação”. 
Sobre o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” descreva, segundo a BNCC, como a escola deve proceder.
Resposta esperada
*Como a escola deve proceder: na Educação Infantil é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, *potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, *nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.

Continue navegando