Buscar

Discursiva

O processo de Alfabetização e Letramento é um dos ensinamentos mais complexos que temos dentro do sistema escolar. Para saber como se dá o processo de aprendizagem da leitura e escrita, surgiram os métodos de alfabetização. A escolha e a elaboração dos métodos de alfabetização têm como objetivo permitir e facilitar a aprendizagem da leitura e escrita.

Karina, é professora e começou a trabalhar com uma turma de alfabetização. Após realizar uma sondagem inicial, decidiu utilizar o método fonético para alfabetizar os seus alunos. Partindo dessa premissa, escreva um texto reflexivo entre 10 e 15 linhas, sobre o método fonético destacando os pontos positivos e negativos de utilizar esse método no processo de alfabetização e letramento


💡 1 Resposta

User badge image

Karine Sales

Em relação ao processo de alfabetização e letramento através do método fonético é possível caracterizá-lo com a metodologia que prioriza o som das letras, métodos trabalhados desde a educação infantil, visando preparar a criança na fase de alfabetização. A alfabetização fonética tem o método que corresponde a aprendizagem dos sons fonéticos para diferenciar as letras, mas não é algo que ocorre automaticamente, sendo parte de um processo que passa por várias etapas: identificação dos sons de cada letra, formação de palavras, aprendendo a montar frases, montagem de texto. Há diversos recurso para motivar essa prática, como uso de músicas, instrumentos musicais, vídeos e jogos. 

 Mas o uso do método fonético na alfabetização possui as seguintes vantagens: articulação adequada dos fonemas, estimulação da oralidade, direcionamento da leitura e também dos vocabulários, aprendizagem significativas e elaboração verbal. O trabalho com o método fônico apresenta uma certa dificuldade quando se trata do vocabulário, pois há muitas variações na língua portuguesa, sendo que isso acaba dificultando em certo momento da aprendizagem. A partir dessa variação é possível constatar que a desvantagem desse método ocorre no momento em que o mesmo se depara com palavras que não são escritas foneticamente (quanto aos sons), além do fato que é um recurso para a aprendizagem da leitura e não da mesma interpretação. 

6
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais