Buscar

Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No campo da alfabetização, o pensamento didático-pedagógico foi influenciado por teorias   ganharam maior destaque com a expansão dos ideais iluministas. Nesse contexto, os métodos sintéticos começaram a ser considerados arcaicos e pouco eficientes frente ao novo cenário econômico e social mundial no qual o Brasil buscava se consolidar. Assim, os antigos métodos passaram a ser refutados por muitos professores e progressivamente substituídos por outros mais modernos, nomeados como Métodos analíticos. 
Frente ao exposto, disserte sobre o que são Métodos analíticos.
Resposta esperada
Métodos Analíticos são aqueles que norteiam o início do processo de alfabetização, partindo das maiores unidades da língua: palavras, frases ou textos. Esses métodos privilegiam a compreensão do sentido textual, para então envolver o aluno no trabalho grafo-fonêmico da língua, ou seja, levá-lo ao entendimento do valor sonoro das sílabas e letras. Neles, a leitura e a escrita eram trabalhadas de forma simultânea e o tempo de alfabetização era mais dinamizado em função disso.
Minha resposta
O método analítico pode ser entendido de uma forma global, o aluno é levado a pensar sobre a escrita construindo assim o seu próprio conhecimento por tentativas de escrita de pequenos textos com significado. De acordo com o método analítico o ensino deve iniciar pelo todo, para depois se proceder a análise de suas partes.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Observe que a resposta formulada por você contempla integralmente o esperado.
A BNCC evidencia para a Educação Infantil direitos de aprendizagem, os quais ressaltam o desenvolvimento de competências, as quais visam o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional da criança por meio de cinco campos de experiências. Dentre esses campos de experiência destacamos: “escuta, fala, pensamento e imaginação”. 
Sobre o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” descreva, segundo a BNCC, como a escola deve proceder.
Resposta esperada
*Como a escola deve proceder: na Educação Infantil é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, *potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, *nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.
Minha resposta
Escuta, fala, pensamento e imaginação, partindo deste campo de aprendizado, segundo a BNCC, o professor deve explorar as cantigas populares, brincadeiras de roda, as conversas em grupo, estimulando a fantasia, imaginação e criatividade, seja através da escrita, seja da imitação de histórias através da produção própria do faz de conta.
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Observe que a resposta formulada por você contempla o esperado.

Outros materiais