Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
	NOME: 
	MATRÍCULA:
	CURSO: PODOLOGIA
	POLO: 
CONHECENDO O MICROSCÓPIO ÓPTICO
O presente relatório descreverá as atividades ministradas na aula prática pela professora Juliane Glória, ocorrida no dia 30 de julho de 2022, onde foram abordados os seguintes temas: Conhecendo o Microscópio Óptico, Tecido Epitelial, Divisão Celular. O Primeiro assunto aqui abordado será microscópio óptico e como ele se classifico. O Microscópio óptico é um instrumento utilizado para visualizar objetos muitos pequenos, ele tem a função de aumentar a imagem de objetos invisíveis a olho nu. Suas partes se dividem em: lentes oculares, revolver, lentes objetivas, pinça, platina, condensador, charriot, braço, diafragma, macrométrico, micrométrico, fonte luminoso, canhão, pé ou base.
 As lentes oculares têm a função de aumento de 10X e é por meio delas que nós podemos observar a imagem ampliada. O revolver é a peça giratória que suporta as lentes objetivas, é onde fazemos a troca das objetivas, sempre manuseando o revólver, nunca forçando as objetivas. As objetivas são um conjunto de lentes que servem para ampliar o objeto analisado conforme a necessidade o que permite a visualização de detalhes. A pinça tem o objetivo de fixar a lâmina com o material a ser analisado. A platina é onde se apoia a lâmina para observação da amostra.
O condensador é o sistema de duas lentes convergentes que orientam e distribui a luz emitida no campo de visão do microscópio. O diafragma regula a quantidade de luz que atinge o campo de visão, por conta de uma abertura regulável que aumenta ou diminui. O condensador junto com o diagrama permite o controle da concentração do feixe de luz que incide na amostra melhorando a nitidez da imagem. Charriot serve para movimentar a lâmina. 
Braço também chamado de coluna, faz parte da estruturação do instrumento. Parafuso macrométrico usado para regular a altura da platina, obtendo uma visualização mais grosseira, já o micrométrico que também tem a função de regular a altura tem uma focalização mais fina e limitada. Canhão também conhecido como tubo é o suporte das lentes oculares, tem a função de ajustar os espaços entre os olhos. Pé ou base é a parte de apoio do microscópio.
Portando, a aula pratica é de muita importância para nosso aprendizado enquanto alunos, pois nos aproxima do meio em que iremos enquanto profissional formado. Além de nos proporcionar a interação social com os colegas e troca de experiências.
TECIDO EPITELIAL
O tecido Epitelial é formado por células unidas umas às outras através de junções intercelulares ou proteínas integrais da membrana. Sua principal função é revestir a superfície externa do corpo, as cavidades corporais internas e os órgãos. O tecido epitelial pode ser classificado em dois: Epitelial de revestimento e glandular. O epitelial de revestimento pode ser classificado em Simples, Estratificado e Pseudoestratificado. Exemplo:
Traquéia: A traqueia é revestida internamente por um Epitélio de Revestimento Cilíndrico Pseudo-Estratificado Ciliado, apresentando também células produtoras de muco, o qual é movimentado devido ao batimento ciliar
Rim: é formado por tecidos epiteliais simples cúbico que frequentemente formam pequenos tubos como é o caso dos túbulos renais
O tecido epitelial glandular possui forma de glândulas, que na maioria das vezes é responsável por secretar substâncias. Se classificam em Glândula endócrina, exócrina e mista. Exemplo
Ovarios: São as glândulas endócrinas reprodutivas das mulheres, está localizado na região da pelve, em cada lado do útero.
Testiculos: São as glândulas endócrinas que faz parte do sistema reprodutivo do homem, está localizado no saco escrotal atrás do penis
 
DIVISÃO CELULAR
 Divisão celular – MITOSE
A mitose é dividida em duas células iguais, e em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. 
Intérfase é a fase antes da divisão celular, o período em que há crescimento a duplicação do DNA e a formação dos cromossomos duplos, partir daí começa a divisão celular
Prófase, é a primeira fase, onde acontece a condensação dos cromossomos e eles se tornam mais curtos e grossos, depois de duplicados na Intérfase são chamados de cromátides-irmãs, ou seja, um cromossomo copiado, unidos pelo centrômero, visíveis ao microscópio, desaparecem os nucléolos; o fuso mitótico, um conjunto de microtúbulos localizados nos polos da célula, formando fibras. Ao fim desta fase o rompimento da carioteca, as cromátides são distribuídas pelo citoplasma.
Metáfase, é a fase intermediaria, nessa fase as fibras alcançam a região ocupada pelo núcleo. Alguns microtúbulos das fibras polares se unem a estruturas protéicas presentes na região do centrômero, denominadas cinetócoros. Assim, há um deslocamento progressivo das cromátides para a região equatorial da célula, formando a placa metafásica, ou placa equatorial, onde estas ficam alinhadas.
Anáfase É a separação dos centrômeros, que vão para os pólos opostos da célula, com a ajuda das fibras do fuso, de forma que seus microtúbulos se encurtam.
Telófase, é a última fase, verifica a reorganização do nucléolo.
Células filhas. Citocinese a divisão feita de dentro para fora, para formar duas células novas.

Outros materiais