Buscar

Fórum 1 - Metodologia Científica B- Fórum Avaliativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum 1 - Metodologia Científica – B- Fórum Avaliativo
Opção 1:
A vacinação e uma importante ferramenta. Muito eficaz, ela já erradicou doenças antes fatais ao ser humano, porém, mesmo se provando a solução para diversos problemas de saúde, ainda é alvo de senso comum, o que estamos vendo na atual pandemia.
Por volta de 1904, um surto de varíola assolava a cidade de Rio de Janeiro, com isso, foi aprovado uma resolução onde a vacinação se tornava obrigatória, muitas pessoas temiam a vacina por consequências dos boatos mentirosos que circulavam na região, e com a obrigatoriedade, muitas pessoas se revoltaram, pois não aceitavam que fossem obrigadas a se vacinar, dando início a Revolta da Vacina. Hoje, mais de 100 anos depois, a vacina ainda e alvo de senso comum e fake news, o que refletiu em um grande número de pessoas que deixaram de se vacinar por receio.
Temos em mãos uma possibilidade grandiosa, a vacina e definitivamente uma fórmula para a erradicação de doenças pelo mundo, portanto, precisamos estar bem informados sobre ela e não se deixar cair em notícias errôneas sobre a mesma. possuímos diversas fontes sobre a vacinação para nos informarmos melhor, como por exemplo a OMS e sites especializados no combate a fake news como o "Fato ou Fake" criado pela Globo e o "E-Farsas".
Opção 2:
Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na República Popular da China, denominada Covid-19. O corona vírus e eficazmente combatido com uma vacina, mas junto a vacinação, vimos uma campanha de fake News.
A vacinação iniciou-se no dia 08/12/2020, trazendo a nós uma esperança de termos nossas vidas "normais" de volta, o que não esperávamos era uma gigantesca gama de notícias e informações errôneas sobre a vacinação viesse a bombardear tudo ou qualquer meio de comunicação, o que causou um receio enorme no mundo, notícias e informações erradas, compartilhadas e divulgadas por uma campanha anti vacina, fizeram que inúmeras pessoas se deixassem de vacinar por medo, mesmo com a pandemia em números exorbitantes, muitos resolveram esperar do que se vacinar.
Hoje o mundo possui mais de 2 bilhões de vacinados, com isso vemos um declínio dos números de contaminados e mortos. Portanto, hoje vivemos uma pandemia ainda maior que a do covid-19, a pandemia da desinformação, a mesma que fez governos não implantar um combate mais eficaz de vacinação e colocou pessoas em um dilema, vacinar ou não?
Possuímos organizações competentes para buscarmos informações, não apenas sobre a vacinação, mas diversos outros assuntos, devemos no informar por meios confiáveis e imparciais, para evitar que sejamos manipulados por quem não quer o bem comum.

Continue navegando