Buscar

Lista 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÁGUA
01 – Qual a importância da turbidez na análise de qualidade da água? Qual índice de 
turbidez define a potabilidade ou não da água?
A turbidez é um parâmetro muito importante para análise da qualidade da água, visto que a turbidez mede a dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, quanto mais partículas suspensas na água maior a sua turbidez, essas partículas que podem ser matéria suspensa de qualquer natureza. Turbidez acima de 5 ppm torna a água fora dos padrões de potabilidade.
02 – O que é a dureza da água e como é definida?
Uma água é dita dura quando contém grande quantidade de sais de Ca e Mg nas formas de bicarbonatos, sulfatos, cloretos e nitratos. A dureza da água é definida pelas concentrações desses cátions, acima de 150mg/L a água é classificada como dura. Teores entre 150 e 75mg/L, como moderadas e, abaixo de 75mg/L é chamada de água mole.
03 – Qual a importância do oxigênio dissolvido na análise de qualidade da água? Qual 
sua solubilidade usual?
O oxigênio dissolvido em água é muito importante para a análise da qualidade da água, visto que não se pode deixar de ter oxigênio na água, pois essa substância é vital para toda a fauna e flora presentes na água. Quando se tem baixa de oxigênio na água é um sinal que pode ser pelo fato de existir poluentes, onde as bactérias consumem o oxigênio no processo de decomposição da matéria orgânica.
 A água tem uma solubilidade próxima de 9,1 ppm a 20°C, podendo varia por causa da temperatura, salinidade e pressão.
04 – O que são DBO e DQO?
Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO): é a medida da quantidade de oxigênio necessária ao metabolismo das bactérias aeróbias que destroem a matéria orgânica.
Demanda Química de Oxigênio (DQO): permite a avaliação da carga de poluição por esgotos domésticos e industriais em termos de quantidade de oxigênio necessária para a sua oxidação total em dióxido de carbono (CO2) e água, mediante a utilização de oxidantes fortes (como dicromato de potássio e ácido sulfúrico).
05 – Comente o que seria padrão potabilidade de acordo com o pH
O pH é padrão de potabilidade, e as águas para abastecimento público devem apresentar valores entre 6 e 9,5. Valores fora do padrão pode gerar problemas desde saúde até problemas para tratar a água, sendo sempre necessário adequar a água na faixa desejável.
06 – O que a pesquisa de coliforme indica em termos de qualidade da água?
O teor de coliformes é um indicador eficaz no controle de qualidade do tratamento de água do ponto de vista bacteriológico, para prevenir doenças de transmissão hídrica.
07 – Qual principal coagulante usado no tratamento de água e qual seu papel?
Sulfato de alumínio é o agente coagulante mais utilizado no tratamento de água, tem como objetivo neutralizar as cargas elétricas, promovendo a colisão que gera a coagulação/floculação, em que partículas coloidais se tornam partículas maiores e se sedimentam pelo efeito da gravidade, sendo assim mais simples de se limpar a água.
08 – Qual a importância do reuso de água no meio industrial?
A importância para o reuso é a redução de custos, e muitas vezes, a asseguração do abastecimento de água, minimizando a dependência de água obtida de mananciais, sujeitos a variação de nível em função das condições climáticas.
09 – Qual a utilização pode ser dada ao lodo produzido nas estações de tratamento de 
água? 
O lodo decantado retorna ao reator biológico onde é misturado ao efluente bruto rico em poluentes orgânicos, aumentando, assim, a eficiência do processo.
CERVEJA
10 – Qual a importância econômica e industrial do setor de fabricação de cervejas? 
O setor possui grande relevância para nossa economia pois gera direta e indiretamente 2,7 milhões de empregos, já são mais de 1000 empresas registradas no segmento e a produção total representa 2% do PIB com faturamento de R$100 bilhões anualmente.
11 – O que a legislação brasileira define como sendo cerveja?
A legislação brasileira define cerveja como uma bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto de malte por ação da levedura cervejeira.
12 – Qual a diferença técnica entre a cerveja de baixa e de alta fermentação?
Cerveja tipo Lager são as chamadas cervejas de baixa fermentação, pois são feitas com uma levedura que age sob baixas temperaturas e na parte inferior do tanque de fermentação.
Cerveja tipo Ale são as cervejas produzidas com levedura que agem em temperaturas mais elevadas e na superfície do líquido e, por isso, elas são chamadas cervejas de alta fermentação.
13 – O que é o malte de cevada?
O malte de cevada é um dos principais ingredientes da cerveja sendo produzido a partir dos grãos de cevada. Na produção de cerveja, o malte é a fonte de amido, um tipo de açúcar que será fermentado pelas leveduras para produzir o álcool e outros componentes importantes dessa bebida.
14 – O que é o fermento cervejeiro e quais suas propriedades desejadas?
Fermento é o nome genérico de microrganismos, também conhecidos por leveduras, que são utilizados na indústria cervejeira graças à sua capacidade de transformar açúcar em álcool.
Muitas propriedades são desejadas, entre elas serem geneticamente estáveis durante os ciclos, serem capazes de fermentar em tempo hábil, obter níveis ideais de álcool, facilmente removidas do meio de fermentação, e a possibilidade de serem reutilizadas em outras fermentações, apresentando mínimo de autólise e alta viabilidade. 
15 – Quais as funções do lúpulo na cerveja?
O lúpulo é uma trepadeira perene cujas flores fêmeas apresentam grande quantidade de resinas amargas e óleos essenciais, que conferem à cerveja o sabor amargo e o seu aroma característico. Além de bacteriostático, pode-se dizer que o lúpulo é o ‘’tempero’’ da cerveja.

Outros materiais