Buscar

Mídia e Pertencimento Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

M.A.P.A.
Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
	Acadêmico:
	VINÍCIUS FERREIRA DOMINGOS 
	R.A.:
	 22321694-5
	Curso:
	Bacharelado em Jornalismo 
	Disciplina:
	Sociologia Geral e da Comunicação
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
1.Todos os campos acima (cabeçalho) deverão ser devidamente preenchidos.
2. O aluno deverá utilizar este modelo padrão para realizar a atividade.
3. Esta atividade deverá ser realizada individualmente. Caso identificado plágio de colegas, o trabalho de ambos será zerado. Também serão zerados os trabalhos que conter partes de cópias da Internet ou livros sem as devidas referências e citações de forma correta (as instruções no Material da Disciplina).
4. Objetivo da Atividade: Exercitar a capacidade de síntese, argumentação e criatividade nas respostas dissertativas, respeitando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), incentivando pesquisas em outros materiais além dos propostos pelo curso, contribuindo para a ampliação do conhecimento da disciplina.
5. Para realizar esta atividade, leia atentamente as orientações e atente-se ao comando da questão. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina. Evite respostas curtas e desarticuladas. Ao utilizar o material de apoio, não deixe de citar corretamente a fonte.
6. Formatação exigida:
- O documento deverá ser salvo somente no formato Word.
- Tamanho da fonte: 12
- Espaçamento entre linhas: 1,5
- Tipo de fonte/letra: Arial ou Times New Roman.
- Alinhamento: Justificado.
- Normas de citação e referências consultar: Material da Disciplina.
7. Critérios avaliativos:
- Conteúdo/Características de Redação Científica Gramatical (desenvolvimento, argumentação, conhecimento do tema, clareza nas ideias, linguagem adequada e correlação com os conteúdos estudados).
- Normas de apresentação (Apresentação de citações, referências, entre outros relacionados à ABNT, ortografia, concordância verbal e nominal).
Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir.
1) Após a leitura de Córdova (2015), e considerando o papel da comunicação e da mídia para a formulação do senso crítico, elabore um texto entre 7 e 15 linhas que responda a seguinte pergunta: “Como a mídia se comporta nas interações entre o consumo e a cultura para a construção de um sentido de pertencimento social?”.
As informações recebidas pelas mais diferentes mídias, principalmente pela televisão, exercem forte influência nos hábitos e costumes da população com grande poder de manipulação, ditando regras de conduta e de consumo, constituindo-se num importante veículo de transmissão de informação e de formação de opinião.Os meios midiáticos trabalham para que a sua produção de imagens chegue ao indivíduo de maneira que legitime e afirme não só o consumo, mas também os modos de sociabilidade – uma espécie de orientação sobre como viver e se relacionar em sociedade – nelas inseridos.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre Pertencimento Social. Pesquise, escolha e apresente 1 (um) exemplo real de uma reportagem veiculada na televisão, rádio ou mídias digitais que aborde o tema da construção das identidades culturais no Brasil contemporâneo.
COLOQUE AQUI A REPORTAGEM ESCOLHIDA
 
3) Após analisar a comunicação que você pesquisou, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas determinando de que maneira o consumo, a cultura e a própria mídia colaboraram para a afirmação da identidade cultural do caso escolhido, bem como a sua construção de pertencimento social perante à sociedade de modo geral.
 COLOQUE SEU TEXTO AQUI.
​Orientações:
- O uso deste formulário padrão (formato word), é item obrigatório para esta atividade, a não utilização do mesmo implicará em perda de nota;
- Ao utilizar outros recursos, como o livro desta disciplina, internet, revista ou outros meios, insira nas referências, ao final do formulário;
Referências
COLOQUE AQUI AS REFERÊNCIAS.
0

Outros materiais