Buscar

LABORATÓRIO DE GESTÃO PROJETOS DE CONSULTORIA ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 - LABORATÓRIO DE GESTÃO: PROJETOS DE CONSULTORIA
PERGUNTA:
A segunda fase do processo de consultoria empresarial diz respeito às etapas que compõem a implementação das atividades propostas na fase inicial. Dentre as etapas, temos: o diagnóstico, o plano de ação e a intervenção. Cada uma dessas etapas concentram algumas atividades de grande relevância, em especial temos a coleta e análise de dados e informações e a elaboração do plano de ação da intervenção. Dessa forma, vamos agora demonstrar o conhecimento adquirido nesta unidade e apresentar as seguintes proposições: cite e explique dois (2) métodos de coleta de dados, e ao menos dois (2) princípios que fundamentam a análise das informações. Apresente também como pode ser elaborado um plano de ação e os três (3) níveis de planejamento que podem ser direcionados às necessidades da empresa. Realize uma pesquisa complementar para auxiliá-lo a elaborar a sua resposta.
RESPOSTA:
Sabemos que os métodos para coleta e dados são:
1) Qualitativo: - mais atrelado às impressões pessoais (abstratas e intangíveis) de cada pessoa envolvida e sempre a necessidade de uma medição seja por formulários, entrevistas, pesquisas em grupo ou ferramentas de qualificação.
2) Quantitativo: - mais atrelado aos dados e informações quantificadas ou mensuráveis, principalmente com esquemas numéricos como relatórios para comparação, gerenciamento, consulta de todos os tipos de informações (vendas, gerenciamento, tempo, valores monetários.
Levando em consideração os autores Crocco e Guttmann (2017), podemos considerar os princípios fundamentais para análise das informações:
· Eficiência
· Objetividade
· Comparabilidade
· Abrangência
· Precisão
· validade 
- EFICIÊNCIA: Pode ser considerada o centro na tríade ETC (escopo, tempo e custos) sempre considera os custos e o tempo necessários para coletar e analisar os dados de um determinado número de fontes para aumento de eficácia. 
 - OBJETIVIDADE: Apresenta se os dados coletados demonstram com clareza e precisão as virtudes e desvios esperados, se os resultados obtidos são de fato independentes as posições particulares do consultor e dos pesquisados. Quanto mais pessoas e pontos de vistas diferentes são envolvidos, permitindo-se a análise crítica, maior a objetividade. 
Utilizando a matéria, podemos observar que temos algumas ferramentas que nos auxiliam na execução dos planos e são elas: SMART, PDCA e 5W2H. Onde cada uma delas pode ser utilizada em cenários diferentes, porém dependendo da situação a ferramenta 5W2H seja bem mais completa e abrangente.
· 5W2H: (What, Why, Where, When, Who, How, How Much): uma ferramenta em formato de checklist que convida o planejador a pensar e estruturar os processos considerando: o que fazer, por que fazer, onde fazer, quando fazer, por quem será feito, como será feito e quanto custará. 
Sobre os três níveis de planejamento temos:
 - Estratégico, que envolve a alta administração da empresa, objetivos de longo prazo e estratégias; 
- Tático, que é o desdobramento do planejamento estratégico em ações de médio prazo, voltadas aos departamentos, gerenciadas pelos gerentes; 
- Operacional, que são a execução das subtarefas para garantir que os objetivos do tático sejam alcançados, consequentemente, do estratégico. Os objetivos do operacional são de curto prazo e envolvem os analistas, técnicos, enfim, a "linha de frente" da organização

Continue navegando