Buscar

VT - LIVRO A LUTA PELO DIREITO - JHERING 06 05 22

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSO – CAMPUS NITERÓI/SG/ITAIPÚ 
VT – FILOSOFIA E HISTÓRIA DO DIREITO – TURNO: NOTURNO
DATA DE ENTREGA: 06/05/2022 IMPRORROGÁVEL (PARA MEU EMAIL INSTITUCIONAL – UNIVERSO) ATÉ 23:59H.
PROF.ª: CLAUDIA LEMOS
GRUPO: ________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(MÁXIMO DE 10 ALUNOS E MÍNIMO DE 8 ALUNOS)
OBS.1: O REFERIDO VT VALE 10 PONTOS
OBS.2: O TRABALHO DEVE SER FEITO EM FORMA DE DISSERTAÇÃO (INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO - OU SEJA - INÍCIO, MEIO E FIM).
VT 06/05/2022 – TEXTO DO CAPÍTULO IV (EM PDF) - A LUTA PELO DIREITO (RUDOLF VON JHERING)
Na citação abaixo e com muita propriedade, o autor dispõe neste contexto de um momento muito atual que temos testemunhando a todo tempo. Desta forma, transcrevo a citação do autor: 
“O senso de justiça é a raiz da grande árvore; se a raiz não vingar, se secar nas pedras e na areia árida, tudo o mais não passa de ilusão - quando vem a tempestade, a árvore inteira será desenraizada. 
Mas o tronco e o topo têm a vantagem de serem vistos, enquanto as raízes se escondem no solo e se furtam ao olhar.
A influência desintegradora que as leis injustas e as más instituições jurídicas exercem sobre a força moral do povo age sob a terra, em todas as regiões, que alguns diletantes políticos não julgam dignas de sua atenção; para eles, só importa o imponente topo; do veneno que sobe da raiz ao topo não têm a menor noção. 
Mas o despotismo sabe onde deve bater para derrubar a árvore; em seguida, ele deixa o topo intacto, mas destrói as raízes.
Com agressões ao direito privado, com maus tratos aos indivíduos, o despotismo começou por toda parte; assim que terminou sua tarefa, a árvore caiu por si mesma.
Por isso é que ele deve resistir e os romanos sabiam bem o que faziam; o atentado ao pudor e à honra de uma mulher serviu de motivo para por fim à realeza e ao decenvirato.
Para perturbar a livre autoestima dos camponeses através de pressão e violenta oposição, basta colocar o cidadão sob a tutela da polícia, a permissão para viajar sob a dependência de um passe, distribuir os impostos conforme o capricho - um Maquiavel não poderia ter dado melhor receita a toda a autoestima viril a matar toda a força moral do povo e assegurar a entrada do despotismo sem a menor resistência. 
A mesma porta, pela qual entram o despotismo e a arbitrariedade, está aberta, muitas vezes, para o inimigo externo. Naturalmente, não será fechada, e só quando o inimigo passar por ele é que chegarão os sábios ao conhecimento tardio de que a força moral e o senso de justiça de um povo poderão formar, contra o inimigo externo, a mais eficaz defesa.”
De forma contextualizada e, diante da supracitada transcrição dos ensinos do autor, EXPLIQUE: o que se entende por despotismo, de que forma podemos e/ou devemos lutar ou aceitar o mesmo. E, segundo a visão do autor... Quem são “as raízes” e quem são o dito “topo” da referida “árvore”?
Segundo Rudolf Von Ihering o direito é uma força viva, que está em constante transformação, sendo transformada pela sociedade. Ele acrescenta que o direito é o meio e o fim, sendo a finalidade a paz, e o meio para se alcançar a paz são as lutas. 
O autoritarismo e arbitrariedade como alguns políticos fazem leis, buscando seus próprios interesses, se faz necessário que sociedade como um todo reaja a fim de não deixar tomar proporções maiores, a ponto de destruir uma nação. A forma de combater é lutando, defendendo o direito, que é mesma coisa de defender o direito individual, pois quando se tem um direito lesado, o cidadão também é prejudicado, por isso é necessário lutar por eles, por menor que sejam. 
Portanto quando todos tem essa iniciativa de não aceitar autoritarismo, arbitrariedade e qualquer lesão ao seu direito, começa a se construir uma sociedade justa que sabe da sua responsabilidade, ao ponto de conseguir desfazer qualquer nível de injustiça. Exemplos disso são as várias conquistas das mulheres, a abolição da escravidão e outros mais. Todos esses direitos conquistados mediante a incessante luta contra o sistema colocado e, contra aqueles que pensam que exercem o poder sozinhos, entre eles os políticos e outros tipos de autoridade. São o topo da árvore conforme disse Rudolf Von Ihering, e as raízes só poderia ser toda a sociedade, essa sim tem o poder em suas mãos sustentando todo o Estado.
ATENÇÃO:
O TRABALHO DEVE SER ENVIADO DIGITALIZADO (PDF) E UMA ÚNICA RESPOSTA POR GRUPO!
· NÃO SERÁ ACEITO TRABALHO INDIVIDUAL.

Outros materiais