Buscar

Conceitos sobre Inflamação e Imunidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A inflamação ou processo inflamatório e uma síndrome que se apresenta com alterações imunológicas, bioquímicas e fisiológicas, produzindo no local agredido aumento do fluxo sanguíneo e da permeabilidade vascular, recrutamento leucocitário e liberação de mediadores químicos pró-inflamatórios. E um mecanismo de defesa que visa cessar a causa inicial da lesão celular e as consequências de tal lesão. Logo, o processo inflamatório cessa quando os agentes agressores e os mediadores que foram secretados são destruídos. Esse processo pode ser dividido em agudo ou crônico. De acordo com o texto, diferencie inflamação aguda da inflamação crônica, em pelo menos três aspectos. 
Inflamação aguda:
· Pouca duração: dias
· Vasodilatação e permeabilidade vascular.
· Células polimorfo nucleares
Inflamação crônica:
· Longa duração
· Meses e anos 
· Células mononucleares. 
2) Explique a diferença existentes entre cicatrização de primeira intenção e a de segunda intensão, abordando os aspectos da reepitelização e formação de tecido de granulação. Porque em algumas situações nestes processos há geração de exsudato purulento¿
3) A inflamação e uma resposta natural do corpo que acontece quando organismo se encontra frente a uma infecção por agentes infecciosos como bactérias, vírus ou parasitas, veneno ou quando há alguma lesão por calor, radiação ou trauma. Existem também cinco sinais clássicos do processo inflamatório, chamados de sinais cardinais. Cite quais são estes sinais e porque eles ocorrem¿
4) Macrófagos são células importantes nos organismos animais. Dentre as alternativas abaixo uma delas indica uma importante função destas células. Identifique-a
Possui a função de detectar e fagocitar microrganismos invasores, células mortas e vários tipos de resíduos. 
5) Os produtos derivados dos metabolismo do ácido araquidônico (AA) influenciam uma variedade de processos biológicos, incluindo a inflamação e a hemostasia. Sua síntese e aumentada nos locais da resposta inflamatória, e os agentes que inibem sua síntese diminuem também a inflamação. O conhecimento acerca de cascata do AA e fundamental para compreender o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esteroides. Acerca deste processo, marque a alternativa INCORRETA.
A aspirina e a maioria das drogas anti-inflamatórias não hormonais (AINE’s) como ibuprofeno, inibem a atividade da lipoxifenase e, portanto, todas as sínteses de leucotrienos, exemplo do CTC4. Daí sua eficácia no tratamento da dor e da febre. 
6) O sangue e um tecido constituído por uma substancia intercelular liquida, onde estão presentes algums tipos celulares. Entre as células do sangue, encontramos os eritrócitos, que se caracterizam por: 
Ser uma célula na forma de disco bicôncavo rica em hemoglobina.
7) Observe a imagem abaixo e marque a alternativa que descreve a FASE de cicatrização.
Após a ocorrência do ferimento, inicia-se o extravasamento sanguíneo que preenche a área lesada com plasma o elementos celulares, principalmente plaquetas. A agregação plaquetária e a coagulação sanguínea geram um tampão, rico em fibrina....
8) A inflamação pode ser considerada, em última análise, um recurso necessário para: 
Preparar a área lesionada para o reparo tecidual.
9) Qual a semelhança, entre a célula natural killer e os linfócitos T CD8+¿
Ambos reconhecem e mata células anormais, tais como células tumorais e infectadas por vírus. 
10) Os mecanismos de defesa orgânicos estão ligados a barreiras inerentes aos organismos. A seguir foram feitas afirmações sobre estas barreiras. 
Células, como macrófagos, dotadas de capacidade de produção de anticorpos, são uma importante linha de defesa orgânica. 
Como forma de resposta, e possível consequência lesiva contra a ação de bactérias extracelulares estão a inflamação e o choque séptico, isto e devido a dificuldade de limitar a resposta inflamatória.
11) Na pele o principal representante da imunidade inata e: 
Células de Langerhans
12) Citocina um termo genérico usado para designar um grande grupo de moléculas envolvidas nas respostas imunes. São exemplos de citocinas:
Sistema complemento, interferons, interleucinas, fator estimulador de colônias e fatos de necrose tumoral.
13) Os principais mecanismos de imunidade inata contra bactérias extracelulares são a ativação do complemento, a fagocitose e a resposta inflamatória. Analise a alternativa verdadeira:
Os peptideoglicanos na parede células das bactérias Gram-positivas e o LPS em bactérias Gram-negativas ativam o complemento da via alternativa. 
14) A inflamação e uma resposta natural do corpo que acontece quando o organismo se encontra frente a uma infeção por agente infecciosos como bactérias, vírus ou parasitas, veneno ou quando há alguma lesão por calor, radiação ou trauma. Sobre inflamação aguda e crônica, marque a INCORRETA:
Inflamação crônica se inicia rapidamente, com ação curta, tendo como principais características o edema e a migração de leucócitos (neutrófilos), e os sinais cardinais na inflamação (dor, calor, rubor, edema, e ou perda de função são sempre presentes.
15) Nos vertebrados, excetuando-se as aves, os linfócitos T e B são produzidos. 
Pelos órgãos linfoides primários. 
16) Células responsáveis pela defesa do organismo são chamados de 
Leucócitos 
17) Dentre os mediadores formados a partir do ácido aracdonico e que podem ser inibidos pela ação de anti-inflamatórios esteroidais (corticoides) podemos citar.
Prostaglandinas, leucotrienos e prostaciclinas.
18) Casa um dos diferentes tipos de leucócitos possui uma função especifica. Entre os tipos a seguir, marque aquele que apresenta maior relação com infecções parasitarias e alergias. 
Eosinófilos.
19) Sobre a imunidade definida como resistência a doenças infecciosas, em que o sistema imunológico constituído por células, tecidos e moléculas tem a função de prevenir e erradicar infecções que, frequentemente, colocam em risco a saúde do corpo humano... assinale a alternativa correta relacionada ao mecanismo de imunidade inata. 
A primeira linha de defesa e fornecida pelas barreiras epiteliais, células especializadas e antibióticos naturais, que bloqueiam a entrada dos micro-organismos. 
20) Marque o único leucócito que não e um granulocito: 
Bastonete
21) Indica este mediador:
Histamina 
22) A imunidade inata apresenta como característica a 
Inespecificidade. 
23) Mimetismo moléculas: 
24) Cinco sinais do processo inflamatório, sinais cardinais:
25) Quando falamos sobre a diferença entre soro e vacina, qual deles estimula a produção de anticorpos pelo sistema imunitário tornando a imunuzação ativa. 
26) Na pele o principal representante da imunidade inata e:
27) Analise as alternativa:
28) Exemplo de doença autoimune neurológica. 
29) Sobre uma notícia de cães submetidos a dois gargalos evolutivos, cerca de 20.000 anos atrás. 
30) As moléculas MHC de classe I são encontradas nas células apresentadoras de antígenos profissionais, células dendriticas, macrófagos e linfócitos B. Sua função e apresentar antígenos exógenos para os linfócitos T CD4+:
31) De acordo com Tizard, as doenças autoimunes parecem se desenvolver espontaneamente, e as suas causas predisponentes são variadas. Como causas predisponentes podemos citar.
32) Relacione as colunas e em seguida marque a alternativa que corresponde a sequência; 
33) Complexo principal de histocompatibilidade:
34) Em imunologia o termo tolência significa:
35) Marque a alternativa que indica corretamente o nome dado do tipo de imunidade que se desenvolve quando um antígeno invade nosso corpo e ativa nosso sistema imune. 
36) São causas de falhas do complexo maior de histocompatibilidade. 
37) A inflamação e uma resposta natural do corpo que acontece quando o organismo se encontra frente a uma infecção

Continue navegando