Buscar

ENFERMAGEM E PSICOLOGIA 23 (2)

Prévia do material em texto

Trabalho de Psicologia 
INTEGRANTES: RAFAEL, KÉSIA, ALESSANDRA, NÁGILA E ELLEN.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: O IDOSO
PROFESSORA: ELIZÂNGELA 
Grupo 05
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 
A Psicologia do Desenvolvimento Humano, estuda o desenvolvimento do ser humano nos aspectos: intelectual, social, físico, emocional, desce o nascimento até a idade adulta. Ela estuda como a cognição se desenvolve e como o comportamento muda durante a fase de crescimento, trazendo uma multiplicidade de conhecimentos para o campo da psicologia aplicada. Uma das grandes referências do desenvolvimento humano. Considerado um dos pais do construtivismo. Biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget, desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo dividia em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Em outras palavras, esse campo do conhecimento serve para evidenciar comportamentos normais e prejudiciais, incentivando melhorias e corrigindo falhas.
Psicologia do desenvolvimento: o idoso
O envelhecimento é um processo que é parte integrante do ciclo de vida. Como sabemos até então, se a pessoa não parte para o um universo novo, da velhice não pode fugir. Ultimamente, as pesquisas, estatísticas e a própria realidade nos mostram que as pessoas vem apresentando uma sobrevida mais longa. Isso significa dizer que o número de pessoas com mais de 60 anos tem aumentado gradativamente e, paralelamente a isso, elas não estão deixando de lado a busca por melhor qualidade de vida. É por isso que o desenvolvimento do idoso e o processo de envelhecimento merecem cada vez mais destaque nas políticas públicas, com relação aos direitos e deveres referentes aos idosos e a forma de um bem viver.
O ENVELHECIMENTO
 O envelhecimento humano e o desenvolvimento do idoso ocorre em três níveis fundamentais: biológico, psicológico e social. 
ÁREA BIOLÓGICA – Essa área está relacionada com as mudanças fisiológicas e com a diminuição das capacidades de vitalidade do organismo como um todo. Vemos que no decorrer do avançar da idade, as estruturas que formam o corpo humano, como o sistema esquelético e outros, vão se atrofiando. Com isso, há necessidade de serem implementadas ações e cuidados terapêuticos que favoreçam e aumentam o vigor do organismo humano para que o idoso possa manter suas atividades vitais em funcionamento com um certo grau de qualidade e possa desfrutar de uma vida mais saudável.
24/10/2022
ÁREA PSICOLÓGICA – aqui está todo o comportamento das pessoas em relação à si, aos outros e à sociedade em geral. Essas alterações necessitam de adaptações constantes, visto que nessa fase há um aumento na dependência das pessoas de se tornarem dependentes de outras pessoas. Geralmente observamos que o idoso passa por um processo de não aceitação em virtude de se ter a necessidade de precisar ser dependente. Isso acontece normalmente com pessoas que estavam acostumadas a serem “donas do próprio espaço” e, de uma hora para outra, precisam depender de outras para poder manter um bem viver.
ÁREA SOCIAL – o envelhecimento social está diretamente associado e relacionado às normas e/ou eventos sociais que levam em consideração a idade cronológica, o desempenho de determinadas atividades ou tarefas do grupo etário e dão um sentido a vida de cada um. Como por exemplo, citamos que o casamento traduz-se em um evento que geralmente ocorre na juventude ou no inicio da idade adulta. Assim como o nascimento dos filhos é mais comum até os trinta ou trinta e cinco anos de vida.
O envelhecimento é algo normal e que acontece com todas as pessoas, mas mesmo assim existem ainda aquelas que negligenciam esse fato e acabam por destratar e invalidar os idosos, o governo por sua parte também não se preocupa com os mais velhos, contribuindo assim para uma alta taxa de depressão e suicídio por parte da população idosa, que se sente inútil para a sociedade.
A enfermagem no cuidado do idoso
Na formação do pessoal de enfermagem deve-se investir amplamente no preparo para a assistência aos idosos, já que são geralmente portadores de diversos distúrbios psico-sócio-econômicos, constituindo-se clientes mais complexos, que exigem do enfermeiro mais tempo para a prestação dos cuidados. Os idosos costumam ser portadores de múltiplas enfermidades, tendo uma média de aproximadamente 3,7 diagnósticos por idoso.
25/10/2022
A Enfermagem Gerontológica, abrange os conhecimentos específicos de enfermagem acrescidos daqueles relacionados ao processo do envelhecimento, sendo o campo da Enfermagem que se especializa na assistência ao idoso. A equipe de enfermagem deve zelar para que o idoso consiga aumentar os hábitos saudáveis, diminuir e compensar as limitações inerentes da idade, confortar-se com a angústia e debilidade da velhice, incluindo o processo de morte.
Deve ainda a enfermeira atuar estimulando o autocuidado, atuando na prevenção e não-complicação das doenças inevitáveis, individualizando o cuidado a partir do princípio de que cada idoso vai apresentar um grau diferente de dependência, diferindo assim a maneira de assistência. Considerando os fatos relatados, mostra-se necessária e urgente a divulgação e discussão das diferenças que o aumento da população idosa acarretará na sociedade como um todo, principalmente na área da saúde, salientando-se o novo papel dos idosos em nossa sociedade, para que tanto os profissionais quanto a população em geral possam atender de maneira satisfatória novas demandas.
Por fim tanto os profissionais da psicologia quanto os da enfermagem devem trabalhar juntos para contribuir para a melhor qualidade de vida da população idosa, que precisa de todo o suporte possível para lidar com os possíveis problemas que surgirão com a velhice, tanto os problemas físicos quanto os mentais.
OBRIGADO!!!!!!!!!

Continue navegando