Buscar

Estudo de caso - histerectomia total

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSORA: MSC ANA PAULA LUCAS MENDONÇA ALMEIDA
ALUNA: AGDA RENATA BARROS SANTOS 
TURMA: 10 PERIODO B.
Modelo para o estudo de caso
	Curso que está vinculado ao caso:
	Enfermagem
	Disciplina que está vinculada:
	Estágio Supervisionado 2
	Assunto ou diagnóstico:
	Histerectomia total
	Cidade e estado (que ocorreu o caso)
	Lagoa do Ouro - PE
	CASO:
	Paciente, gênero feminino, 42 anos, nega alergias, tabagismo, etilismo, diabetes e hipertensão. Informa não fazer uso de nenhuma medicação de modo continuo. Queixava-se de cólicas intensas e hipermenorreia. Histórico pregresso de cesarianas. Após consulta clínica e exames de imagem, foi encaminhada a equipe de cirurgia para a realização de Histerectomia total.
	Diagnóstico
	Hipermenorreia
	Quais as possíveis condutas?
	Paciente encaminhada para o hospital X para a realização da cirurgia, no entanto na data prevista a autoclave da unidade apresentou problemas de funcionamento e por falta de material esterilizado adequadamente a paciente A precisou retornar a unidade no próximo dia previsto para a realização dos exames. 
No dia Y foi realizado a aferição de sinais vitais, a paciente encontrava-se em estado geral bom, normotensa, normocardica, afebril, epneica. Confirmou-se que a mesma estava de jejum, além de realizar teste para Covid-19 na paciente e sua acompanhante, ambos negativos. Foi realizado a tricotomia da região indicada, higienização, punção venosa periférica. A cirurgia seguiu sem intercorrências, sendo retirado útero, trompas e ovários. Paciente encaminhada ao Pós-operatório, sem intercorrências. Recebendo alta hospitalar após 24h. 
Intervenção de enfermagem: 
- Fase pré-operatória começa: que é quando se toma a decisão de prosseguir com a intervenção cirúrgica e termina com a transferência do paciente para a mesa da sala de cirurgia. A atividades de enfermagem durante esse período pode iniciar com a avaliação emocional, antes do dia da cirurgia ao realizar uma entrevista pré-operatória. Neste período compete ao enfermeiro a realização de um histórico completo, contendo exame físico, a avaliação de riscos e complicações pós-operatória, verificar se foi assinado o termo de consentimento informado, obter exames de hemograma, eletrólitos, tipos sanguíneos e fator Rh já solicitados anteriormente. Questionar sobre patologias e alergias, confirmar jejum, verificar e anotar sinais vitais (SSVV), remover grampos, perucas, maquiagens, joias, próteses, pertences pessoais, rever prontuários, identificar a paciente, sala operatória, realizar tricotomia se necessário, verificar permeabilidade do acesso venoso, auxiliar na colocação da camisola hospitalar. É realizado o esclarecimento de dúvidas sobre o pré-operatório, as pacientes devem ser aconselhadas a interromper o uso dos medicamentos anticoagulantes, dos antiinflamatorio não esteroidais (AINES), bem como o ácido acetilsalicílico e a vitamina E antes da cirurgia para reduzir o risco de sangramento. A gravidez é excluída no dia da cirurgia. Antibióticos profiláticos (cefazolinas) podem ser administrados imediatamente antes da cirurgia e interrompidos no dia seguinte. 
No pré-operatório da histerectomia os fatores psicológicos e emocionais são importantes para a mulher que será submetida ao procedimento cirúrgico. Assim, os profissionais de enfermagem devem estar capacitados para uma assistência de qualidade, englobando estes fatores com uma escuta qualificada para proporcionar à mulher conforto e segurança diante das suas subjetividades. Além disso, a consulta de enfermagem não se restringe ao apoio apenas para o procedimento, como também as orientações a serem seguidas após alta hospitalar.
-Intraoperatório: segue com as intervenções de controle das infecções do sitio cirúrgicos, além do controle da temperatura corporal e seus resultados tanto a hipertermia como a hipotermia. 
- pós-operatório: as recomendações se dirigem para o controle das complicações tais como a constipação, a dor, ao desconforto, a hemorragias e sangramentos vaginais, a dor abdominal e a flatulência e a trombose venosa profunda.
	Considerações importantes
	A Enfermagem deve ficar atenta a cada etapa, além de prestar os cuidados baseados em evidencias cientificas, para assim promover a melhor assistência a mulher submetida a cirurgia de histerectomia.

Continue navegando