Buscar

Teníase: Infecção Intestinal por Parasitas

Prévia do material em texto

Teníase 
Professor: Widson Leite 
1
Teníase 
A teníase é uma infecção intestinal ocasionada principalmente por dois grandes parasitas hermafroditas conhecidos como taenia solium e taenia saginata. Vale lembrar que que esses parasitas apresenta uma longevidade (10 anos) isso faz com que aconteça uma grande taxa de transmissão.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/
Fatores de riscos
Exposição a fezes de animais;
Viagem a países em desenvolvimento;
Ingestão de carne crua ou mal cozinhada – especialmente de porco e vaca.
Sintomas
A maioria dos portadores são assintomáticos. No entanto, na fase aguda, o paciente infectado por esquistossomose pode apresentar diversos sintomas, como:
Náuseas;
Fraqueza;
Diarreia;
Falta de apetite;
Perda de peso.
Diagnóstico 
A teníase é diagnosticada por meio da análise dos sintomas do paciente e do exame de fezes, no qual se analisa a presença de proglotes e ovos no material. 
Fonte: maislaudo.com.br
Tratamento
O tratamento é medicamentoso, com uso de vermífugos como:
 Mebendazol 
 Albendazol
Flubendazol
Hospedeiro definitivo
O único hospedeiro definitivo de ambas as tênias (fase adulta do parasito) é o homem, em cujo intestino delgado se alojam. 
Fonte: publica.ciar.ufg.br
Hospedeiro intermediário 
Os hospedeiros intermediários de Taenia solium são os suínos e os de T. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura.
Fonte: publica.ciar.ufg.br
Reprodução
As tênias são hermafroditas, isto é, possuem os dois sexos presentes no mesmo indivíduo. Não há fêmeas ou machos, e cada proglótide colabora com óvulos e com espermatozoides, ocorrendo então a fecundação no interior de cada proglótide.
Ciclo de vida
O ciclo de vida da teníase começa quando um ser humano infectado evacua em um local sem saneamento básico e libera para o meio ambiente ovos ou proglotes grávidas (segmento do corpo da tênia que contém órgãos reprodutores) misturados às fezes. 
Ciclo de vida
Fonte: mdsaude.com
Controle de teníase
Como visto, a teníase é uma doença bastante relacionada com as condições de criação dos animais e o saneamento básico de uma região. Portanto, são considerados medidas que podem controlar a teníase:
Construção de sistemas de esgoto;
Melhoria nas condições de criação de animais;
Promoção de uma inspeção rígida em locais de abate e comércio de carnes;
Investimento em campanhas de conscientização da população a respeito de hábitos de higiene e das formas como essa verminose é transmitida.
Referências 
ACHA, P., SZIFRES, B. Zoonosis y enfermedades transmisibles comunes al hombre y a los animales 2 ed. Washington : OPS/OMS, 1986. 989p.
BAHIA. Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia. Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia. Esquitossomose. 2022. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/suvisa/vigilancia-epidemiologica/doencas-de-transmissao-vetorial/esquistossomose/#. Acesso em: 17 out. 2022.
CANTO, Eduardo Leite do; CANTO, Laura Celloto. Ciências naturais: Aprendendo com o cotidiano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 248 p. 
MANZANO, Maria Carolina Rodella. Ectoparasita. Disponível em: https://www.infoescola.com/biologia/ectoparasita/. Acesso em: 17 out. 2022.
PINHEIRO, Pedro. Teníase – Ciclo, Sintomas e Tratamento. Disponível em: https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/parasitoses/teniase-cisticercose/#:~:text=O%20ciclo%20de%20vida%20da,%C3%B3rg%C3%A3os%20reprodutores)%20misturados%20%C3%A0s%20fezes.. Acesso em: 17 out. 2022.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Teníase. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/teniase.htm. Acesso em: 18 out. 2022.

Continue navegando