Buscar

Prática 6 - SEPARAÇÃO DO ÁCIDO BENZÓICO E NAFTALENO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE EXTRAÇÃO COM SOLVENTES INERTES E REATIVOS.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relatório Prática 6 de Química Orgânica
Acadêmico (a): Sabrina Gonçalves da Silva 
Título: SEPARAÇÃO DO ÁCIDO BENZÓICO E NAFTALENO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE EXTRAÇÃO COM SOLVENTES INERTES E REATIVOS.
Objetivos: Separar o ácido benzoico do naftaleno através da técnica de extração com solventes inertes e reativos.
Introdução: Solventes quimicamente ativos é a expressão usada para designar um solvente ou uma mistura de solvente com alguma outra substância que tem a propriedade de reagir quimicamente com um composto que se quer extrair, transformando-o em algo solúvel no solvente. Como por exemplo, separar uma mistura de ácido benzoico e naftaleno, que será realizado nesse experimento, basta dissolver a mistura em éter (ambos os componentes são solúveis em éter) e agitar essa solução etérea com uma solução aquosa de hidróxido, carbonato ou bicarbonato de sódio, formando o sal benzoato de sódio, que é muito solúvel em água e insolúvel em éter.
Procedimentos: Parte (1) – Utilização do funil de separação 
1. Testar o funil com solvente a ser utilizado na extração (água sempre de preferência), para assegura que não haja vazamentos. 
2. Com água no funil, executar o movimento giratório, que é utilizado para inicial homogeneização e parcial saída de gases. 
3. Tampar e , com água, treinar os processos de agitação e liberação de gases. 
4. Colocar o funil de separação em repouso, e abrir a torneira para escoamento da água.
Parte (2) – Separação do Naftaleno e Ácido benzoico a) Colocar em um béquer 1g de ácido e 1g de naftaleno, adicionar 20mL de éter etílico. Homogeneizar a solução com um bastão de vidro. b) Transferir a solução para um funil de separação, com o auxílio de um funil de vidro. c) Acrescentar ao funil de separação, 20mL de hidróxido de sódio a 5% e homogeneizar a solução. d) Proceder cuidadosamente a agitação e liberação de gases. Após a operação, retornar o funil de separação para a posição de repouso. Proceder, então, à separação das fases para 2 erlenmeyers, devidamente etiquetados. e) Retornar a fase aquosa para o funil de separação e repetir o processo de extração com 10mL de éter etílico. f) Retornar a fase etérea para o funil de separação e extrair com 10mL de hidróxido de sódio a 5%, procedendo-se novamente aos processos realizados em c) e d). g) Reunir as fases obtidas em e) e f) nos respectivos erlenmeyers Operação a ser realizada com a fase aquosa Acidificar a fase aquosa (em béquer) com ácido clorídrico concentrado (verificar com papel indicador de pH).
Resultados: Ácido benzoico se regenerou e medimos o pH.
Conclusão: Conclui-se que foram separados o ácido benzoico do naftaleno através da técnica de extração com solventes inertes e reativos. E obtivemos um ácido benzoico regenerado.
ROTEIRO DE ESTUDO
DISCIPLINA: Química Orgânica
PROFESSORA: Vera Lúcia Cavalcante Rodrigues TURMAS: A e B
Tema : : SEPARAÇÃO DO ÁCIDO BENZÓICO E NAFTALENO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE
EXTRAÇÃO COM SOLVENTES INERTES E REATIVOS
1- Qual o princípio básico do processo de extração com solventes? 
A técnica de extração envolve a separação de um composto, presente na forma de solução ou suspenso em determinado solvente, através da agitação com um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja imiscível com o solvente que inicialmente contém a substância. Baseia-se no fato de que a solubilidade dos compostos varia em função do solvente.
2- Diferencie extração líquido - líquido contínua e descontínua e extração sólido líquido?
A extração líquido-líquido descontínua é indicada quando existe uma grande diferença de solubilidade do soluto nos dois solventes (grande KD). Na extração líquido-líquido contínua, os solventes orgânicos passa continuamente sobre a solução contendo o soluto levando parte destes consigo, até o balão de aquecimento. A extração contínua sólido-líquido é um método utilizado na purificação e separação dos componentes de uma mistura. A partir deste método é possível isolar um componente puro a partir de uma mistura, através da separação deste componente dos outros constituintes.
3- Por que a água é geralmente usada como um dos solventes na extração líquido-líquido?
Porque a maioria dos compostos orgânica é imiscível em água e porque ela dissolve compostos iônicos ou altamente polares.
4- Quais as características de um bom solvente para que possa ser usado na extração de um composto orgânico em uma solução aquosa?
O solvente tem de ser insolúvel em água, ocorrendo à formação de duas fases distintas. A seleção do solvente dependerá também da solubilidade da substância a ser extraída e da facilidade com que o solvente possa ser separado do soluto.
Os solventes mais comuns que são compatíveis com a água na extração de compostos orgânicos são: éter etílico, benzeno, clorofórmio, tetracloreto de carbono.

Continue navegando