Buscar

Semantica e Pragmatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(1A) A semana tem sete dias. 
(1B) A semana tem três dias.
Você provavelmente diria que 1A é enunciado verdadeiro e 1B é um enunciado falso. Para a Semântica, ambos são verdadeiros; a Pragmática deverá explicar por que apenas o primeiro nos parece verdadeiro. Analise o exemplo em questão, desde o ponto de vista da Semântica e da Pragmática, tentando explicar essa diferença de interpretação.
A Semântica estuda o sentido das palavras que estão em determinado contexto e seguem uma sintaxe específica. Nos exemplos "(A)- A semana tem sete dias e (B) a semana tem três dias" a semântica lhe permite saber que ambas afirmações ditas em um determinado contexto serão verdadeiras, a partir do postulado de que as sentenças se estruturam logicamente. Desta forma, a semana tem sete dias, logo possui três dias .
A pragmática estuda a intenção essencial (ou implícita) no que é dito pela frase. Não se preocupa com o sentido que as palavras, ou a sintaxe, lhe dão, mas na intenção última de quem usou essas palavras. Sendo assim, de acordo com a pragmática, cada referencia deverá ter apenas um sentido, por isso apenas o enunciado "(A)- A semana tem sete dias” nos parece verdadeiro.
A semântica procura o sentido da frase, a pragmática o motivo pelo qual a frase foi dita.

Outros materiais