Buscar

PAPER TURMA- TERÇA - FLC2855- HID - LILIAN RITA - MARLENE P DE OLIVEIRA- BRASIL IMPERIAL E SEU PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA

Prévia do material em texto

BRASIL IMPERIAL E O SEU PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA 
LILIAN RITA DE FREITAS RODRIGUES¹ 	Comment by Franciele Corrêa de Lima: IMPORTANTE: EDITEM APENAS OS NOMES DOS ACADÊMICOS AQUI. NÃO FAÇAM NADA NO RODAPÉ. JÁ ESTÁ PRONTO!!! JÁ EDITEI.
MARLENE PADILHA DE OLIVEIRA¹
Franciele Correa de Lima Gerva²
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo analisar o Brasil Império e o seu Processo de Independência, mostrando como era o Brasil Império suas características e quando e como ocorreu o processo de independência.   Realizando-se uma pesquisa bibliográfica e online e com o método qualitativo pesquisando em artigos online e livros. Os resultados encontrados neste artigo deixaram claro porque o Brasil deixou de ser colônia de Portugal e passou a ser uma grande nação.  
Palavras-chave:  Brasil, Império e Independência.
1. INTRODUÇÃO
O período da história denominado Brasil Império começou logo após a Independência do Brasil datada no ano de 1822 quando às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil. (Macedo, 2020).
Segundo Alves (2019) a independência do Brasil foi um dos fatos que marcaram o fim do domínio português deixando o Brasil apto a tomar suas próprias decisões como nação independente. Sendo proclamada sua independência dia 07 de setembro de 1822. 
Queiroz (2021) afirma que o Brasil Império durou de 1822 a 1889, marcado por grandes transformações econômicas e políticas. Neste período foi a formação de grandes instituições, que permanecem até os dias de hoje, como as Forças Armadas e o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. 
O processo de Independência do Brasil foi diferente das demais colônias da América porque a família imperial portuguesa se instalou de 1808 a 1820, tornando-se uma luta diferente em nosso território. (Queiroz,2021, pg.22).
Para este artigo utilizou uma pesquisa bibliográfica qualitativa baseada no livro História do Brasil II de Rafael Ricarte da Silva, também a leitura online dos artigos Independência do Brasil de Jessica Alves, Primeiro Reinado de Márcia Macedo e Brasil Império de Tulio Queiroz.  Abordando assuntos de como ocorreu o Brasil Império e de que forma ocorreu o processo de independência do Brasil.  
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
2.1 As fases do Brasil Império 
Conforme Queiroz (2021) o período do Brasil Império teve início com o processo de Independência que durou de 1821 a 1825 e terminou com a Proclamação da República em 1889. Em 1822 o que era “Reino Unido de Portugal” tornou-se oficialmente o Império do Brasil o qual estabeleceu como forma de governo uma monarquia constitucional parlamentarista, ficando assim determinado que Dom Pedro I como primeiro Imperador do Brasil. Tradicionalmente, dividimos o Brasil Império em três fases: Primeiro Reinado (1822-1831), Período Regencial (1831-1840) e Segundo Reinado (1840-1889).
O Primeiro Reinado durou de 07 de setembro de 1822 até dia 07 de abril de 1831. Durante este período a fase da monarquia instituída no Brasil tinha como monarca líder Dom Pedro I (1798- 1834), governando o Brasil como Imperador e abdicando ao trono em favor de seu filho Pedro de Alcântara, que depois tornou-se Dom Pedro II imperador do Brasil (1825- 1891). Em 1824 foi instituída a primeira Constituição brasileira no governo de Dom Pedro I (MACEDO, 2020, pg. 45). 
Já o Período Regencial caracterizou um momento na história do Brasil marcado entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Período este que teve início após Dom Pedro I deixar o trono no ano de 1831 até o que denominou-se Golpe da Maioridade, quando Dom Pedro II passou a governar o Império do Brasil. Este espaço de tempo foi marcado por intensos conflitos políticos e sociais que aconteceram em diversas partes do território do Império Brasileiro. O período Regencial expandiu-se no tempo até 1840, quando Dom Pedro II teve sua maioridade antecipada fazendo ocupar o trono do Império Brasileiro. (Silva, 2016, pg.27).
(...)apontou-se o período regencial do Brasil como um dos períodos mais agitados. Durante este período foram travadas iniciativas de adotar políticas liberais que garantisse às liberdades individuais. Tentativas que acabaram gerando confrontos em lideranças regionais (SILVA 2016, pg.56).
Segundo MACEDO (2020), o Segundo Reinado destacou-se por ser uma época em que Dom Pedro II assumiu o poder do país, este espaço de tempo durou de 23 de julho de 1840 até 15 de novembro de 1889. Este período iniciou com o golpe da Maioridade de Dom Pedro II que fez com que ele assumisse o trono com 14 anos de idade (a lei brasileira permitia que a maioridade para assumir o trono fosse de 18 anos), Dom Pedro II governou o Brasil de 1840 até 1889.
 
2.2 Independência do Brasil
Com a independência do Brasil declarada no dia 07 de setembro de 1822 o Brasil se declarou não mais colônia de Portugal e sim um império independente. A independência do Brasil foi resultado de uma série de transformações que o país enfrentou a partir do Período Joanino e teve como grandes nomes Pedro de Alcântara e José Bonifácio (SILVA,2016, pág. 68).
O mesmo autor descreve a independência do Brasil como ponto de partida o grito da independência realizado por o então Pedro de Alcântara (depois nomeado Dom Pedro I no Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, em 07 de setembro de 1822. O Brasil tornou-se uma monarquia com o então Imperador Dom Pedro I.
De acordo com Silva (2016) a independência do Brasil foi causada por vários fatores, entre eles o não acordo entre deputados portugueses e deputados brasileiros nas Cortes de Lisboa, o descontentamento gerado pelo monopólio comercial português e o ideal iluminista a respeito da liberdade dos povos.
Macedo, (2020, pg. 56) específica que:
(...) as causas são que a família real chegou no Brasil durante o Período Napoleônico e após o fim dessa era, no ano de 1815 nos países da Europa, os portugueses fizeram pressão para que o imperador voltasse para casa. No Brasil existiam dois movimentos políticos importantes, um era a favor de que houvesse a Revolução Republicana Liberal Abolicionista, o outro era formado por uma elite agrária muito conservadora. O movimento Republicano e Abolicionista ganhou força.
A independência do Brasil teve como grande ponto de partida a Revolução Liberal do Porto, que tinha intenções para o Brasil diferentes das que a elite brasileira possuía. Essa divergência de interesses fez com que essa camada social passasse a defender a ideia de ruptura do laço existente com a metrópole. Os fatos que levaram a isso foram a transferência da Corte portuguesa e Período Joanino e a Revolução Liberal do Porto (SILVA,2016, pg.88).
2.3 Processo de Independência do Brasil
Silva (2016) afirma que o processo de independência do Brasil ocorreu no Período Joanino, ou seja, período em que a Família Real Portuguesa esteve no Brasil. No ano de 1815 o Brasil se elevou de Colônia para Reino Unido. Em 1820 a Revolução Liberal do Porto (Portugal) exigia o retorno do rei português. Com o retorno de Dom João VI para Portugal, Dom Pedro ocupou o cargo de Príncipe regente do Brasil. 
As cortes portuguesas solicitaram o retorno do Príncipe regente junto com Dom João VI. Durante o dia denominado de “Dia do Fico”, Dom Pedro certificou a todos que ficaria no Brasil. No chamado “Cumpra-se”, determinou-se que as ordens portuguesas só seriam cumpridas no Brasil se fossem determinadas pelo então regente Dom Pedro (Queiroz, 2021, pg. 19). 
Para Silva (2018), a Família Real chegou ao Brasil, no dia 22 de janeiro de 1808, em Salvador- BA. Ele cumpriu a exigência feita pelos ingleses e estabeleceu o Decreto de Abertura dos Portos do Brasil aos países amigos de Portugal. Foram realizadas inúmeras tentativas de realizar a Independência do Brasil de forma mais rápida. 
A Independência do Brasil foi declarada pelo então Regente Dom Pedro enquanto fazia uma viagem de Santos para São Paulo. A Frase ``Independência ou morte” foi dita por Dom Pedro próximo ao riacho Ipiranga. Também conhecida como “O grito do Ipiranga” em 07 de setembro de 1822. Episódio muito importanteque corresponde ao “Dia do Fico”. Depois disso, em 09 de janeiro de 1823 Dom Pedro traçou uma série de medidas que mudariam definitivamente o rumo da história do Brasil. Convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou as tropas portuguesas a voltarem para Portugal (...) “sendo assim nenhuma ordem ou lei entraria em vigor sem o aval do Imperador Dom Pedro” (SILVA, 2016, pg. 115). 
3. METODOLOGIA
Logo após a escolha do tema, O Brasil Império e o Processo de Independência do Brasil, buscamos conteúdo em plataformas digitais como o Google acadêmico passando depois pela leitura bibliográfica de artigos e livros. 
Classificamos nosso trabalho como qualitativo onde se busca a coleta de dados e para nortear a escolha do recorte temporal Brasil Império e Processo de Independência que utilizamos no nosso artigo, fizemos uma pesquisa bibliográfica com o livro História do Brasil II de Rafael Ricarte da Silva, também a leitura online dos artigos Independência do Brasil de Jessica Alves, Primeiro Reinado de Márcia Macedo e Brasil Império de Tulio Queiroz.  
Figura 01 - Interior da Cadeia Velha- Constituinte de 1823.
 Fonte: Site da Câmara dos Deputados. Acesso em 15 de julho de 2022. 
 Disponível em: https://www.camara.leg.br/midias/image/2020/05/cadeia-velha.jpg.
       	A imagem acima foi retirada do da publicação do site Da Câmara dos Deputados do Brasil que nos mostra o interior da Cadeia Velha, local que abrigou a Constituinte de 1823 e depois tornou-se a Câmara dos Deputados do Brasil. 
          Conforme o site da Câmara dos Deputados do Brasil datado do ano de 2018, a primeira experiência parlamentar brasileira foi a Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, instalada em 3 de maio de 1823 no Rio de Janeiro. Esta data deu origem ao dia do Parlamento. 
 Figura 02 - Grito da Independência.
.  Fonte: Ficheiro Pedro Américo. Disponível em:
 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/41/Pedro_Am%C3%A9rico_-_Independ%C3%AAncia_ou_Morte_-_cores_ajustadas.jpg/800px-Pedro_Am%C3%A9rico_-_Independ%C3%AAncia_ou_Morte_-_cores_ajustadas.jpg. Acesso em 15 de julho de 2022.
 	A imagem acima ilustrada é da publicação do site Ficheiro Pedro Américo, imagem retrata um dos dias considerados pelos historiadores como um dos fatos mais importantes para a Independência do Brasil. Imagem simbólica do “Grito” de Independência retratada no quadro "Independência ou Morte” do pintor Pedro Américo.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Ao efetuar o presente estudo, podemos perceber o quanto é importante rever os fatos históricos que construíram o Brasil até os dias de hoje. O processo de separação do Brasil de seu colonizador Portugal foi um processo lento e árduo.  
	Silva (2016, pg.75), afirma que o Brasil recém saído do período de dominação colonial buscava constituir se como nação, com isso fazia-se necessário a construção de uma identidade para o Brasil e seu povo. O Primeiro Reinado e o Governo Regencial não haviam deixado uma ideia positiva de uma nação brasileira. O descontentamento das oligarquias regionais e as revoltas ocorridas no período colocaram à prova a nova unidade política do país.
A elite política do país, eminentemente formada por homens letrados, preocupada com a fragmentação que poderia resultar dos constantes conflitos e busca por autonomia por partes das províncias, buscou construir uma identidade nacional capaz de unir toda a diversidade populacional existente no país. Para isso, fundaram o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), chancelado pelo imperador D. Pedro II, em 1838, no Rio de Janeiro (SILVA, 2016, pg. 78).
Para Silva (2016), a construção da imagem do jovem imperador foi cuidadosamente construída pelos membros do IHGB. D. Pedro II era representado a partir de sua naturalidade brasileira e descendente de linhagens tradicionais da Europa.  
5. CONCLUSÃO
Com base no que foi apresentado em nosso trabalho, podemos identificar e concluir que o Brasil passou por vários períodos conturbados para se tornar uma nação independente. Que o desligamento com seu colonizador Portugal não foi de maneira fácil e amistosa.    
REFERÊNCIAS
ALVES, Jéssica. Independência do Brasil. 2019. Disponível em : WWW.Educamaisbrasil.com.br. Acesso em 20 de julho de 2022. 
CÂMARA, Deputados. Disponível em:  https://www.camara.leg.br/. Acesso em: 30 de outubro de 2022.
MACEDO, Márcia. Primeiro Reinado. 2020. Disponível em:    WWW.Educamaisbrasil.com.br. Acesso em 20 de julho de 2022. 
QUEIROZ, Túlio. Brasil Império. 2016. Disponível em: WWW.Educamaisbrasil.com.br. Acesso em 20 de julho de 2022. 
SILVA, Rafael Ricarte. História do Brasil II. Sobral: Inta, 2016.  
 
1 Nome dos Acadêmicos
2 Nome do Professor Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – História (FLC2855HID) – PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: O BRASIL E A AMÉRICA LATINA. – 06/12/2022

Continue navegando