Buscar

PCC Brasil Império

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - PCC
Aluno (a): VERA SANTOS SILVA RA: 2049060
Turma: 3º SEMESTRE 2021
Curso: HISTÓRIA - Polo de Tocantinópolis -To.
Disciplina: HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é entender diferentes sociabilidades e a construção de imaginários por meio da relação entre conhecimento histórico e educação, elaborando um tema de seminário para os alunos. 
O Brasil império foi um período da história brasileira que começou logo depois da Independência do Brasil, declarada em 1822 ,quando D. Pedro I fez o grito da independência, nas margens do rio Ipiranga, na cidade de São Paulo e estendeu-se até 1889, quando a República foi proclamada.
Com a mudança da família real portuguesa para o Brasil na virada de 1807 para 1808, quando Portugal foi invadido pelas tropas napoleônicas. Com isso, a família real estabeleceu-se no Rio de Janeiro e iniciou uma série de transformações que elevou o Brasil em um novo patamar.
No entanto, o ponto de partida para a independência do Brasil ocorreu apenas em 1820, quando foi iniciada em Portugal a Revolução Liberal do Porto; onde a burguesia portuguesa reivindicava o retorno do rei D. João VI para Portugal e exigia a revogação das medidas que garantiam maior liberdade econômica ao Brasil.
A partir daí, surgiu uma insatisfação dos brasileiros em relação a Portugal, dando início ao processo de independência do Brasil, liderado por Dom Pedro, nomeado por seu pai como regente do país. Entretanto, com os problemas entre Portugal e Brasil Dom Pedro proclamou a independência do Brasil. Que então, converteu-se em uma monarquia, e Dom Pedro foi coroado imperador, tornando-se Dom Pedro I. 
Após todo esse processo de tramites para a independência, o Brasil sofreu muitas transformações politicas e sociais, conflitos e rebeliões em diversas partes do país, além da Guerra do Paraguai. Então, o Brasil foi dividido em três períodos imperais: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Período.
Nos primeiros anos da monarquia, a vida política do Brasil concentrava-se em torno de três grupos políticos: liberais moderados, liberais exaltados e restauradores, cada um com suas próprias convicções políticas. Durante o Primeiro Reinado e o Período Regencial, esses grupos converteram-se em dois, liberais e conservadores, os quais controlaram nossa política no Segundo Reinado.
Havia muitas tensões políticas no país envolvendo diferentes questões. Os federalistas, que defendiam maior autonomia para as províncias, enquanto outros defendiam a centralização do poder para que as províncias não tivessem autonomia; alguns eram monarquistas, enquanto outros eram republicanos. Ou seja, todo o processo de ascensão à independência do Brasil não foi fácil, pois ocorreram diversos conflitos e rebeliões como foi apresentado pela disciplina de Historia do Brasil império.
Para uma melhor compreensão da formação do imaginário a pesquisa sobre o Brasil império pode ser descrita no contexto histórico através do cinema, das produções fílmicas e seus contextos, analisando as intenções destas produções. Seguindo-se a uma análise sobre a formação do imaginário social sobre o império brasileiro, através do entendimento de todo os acontecimentos históricos que desenrolaram durante o período imperial, desde as figuras marcantes de reis e príncipes, a rebeliões de rebeldes e revolucionários por mudanças sociais de um país rumo a sua independência. 
Portanto, os filmes, o cinema pode ser usado pelos professores como ferramenta de ensino trazendo uma reflexão histórica conceituando o imaginário e sua função social, resultando na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Tema: Historia imperial.
O seminário tem como objetivo: a leitura e análise de textos um olhar sobre a história do Império do Brasil, desde sua fundação em 1822 até seus momentos finais em 1889.
Passos: Os grupos serão divididos em três equipes para a leitura e pesquisa com o intuito de esclarecer sobre os três períodos imperiais : Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Período. 
Cada grupo ira explanar todos os acontecimentos de cada período com a apresentação seminário em sala de aula com recursos tecnológicos e visuais.
No final das apresentações serão debatidas as dúvidas e será aberto para discussão com toda a turma para compreensão da temática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LYRA, Maria de Lourdes Vianna. A utopia do poderoso império. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1994.
MALERBA, Jurandir. A corte no exílio: interpretação do Brasil joanino (1808-1821). São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

Continue navegando