Buscar

técnicas de Conservação, Preservação e Gestão de Documentos discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:766969)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação4,00
Prova55691174
Qtd. de Questões2
Nota10,00
1Desde 1944 que a Biblioteca Nacional, referência na biblioteconomia brasileira, utiliza recursos da microfilmagem como forma de preservação. As obras microfilmadas são do período imperial, século XIX. Também é utilizado o recurso da microfilmagem para preservar coleções muito consultadas, incompletas, deterioradas e existentes somente em acervos particulares. Descreva as características que fazem a microfilmagem ser vantajosa como método de preservação em bibliotecas.
Resposta esperada
*Dentre as características, podemos destacar a durabilidade do método com relação à digitalização, pois a microfilmagem permanece mais tempo a serviço da informação. *Outra característica é a longevidade do documento original que fica garantido. *Por fim, a característica da fidelidade aos originais, ou seja, a microfilmagem é idêntica e autentica ao original.
2Cassares (2000) estabelece que os documentos que sofrem danos e apresentam processo de deterioração, progressivamente, vão se perdendo até o final de sua condição informacional e material. Para evitar esse desfecho, interrompe-se o processo através de intervenções que levam à estabilização do documento. Cite as medidas de conservação que podem ser empregadas para preservar o documento. FONTE: CASSARES, N. C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do estado/Imprensa oficial, 2000.
Resposta esperada
*Ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, *por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos, *como a higienização, os reparos e o acondicionamento.

Outros materiais