Buscar

Trabalho Josué educação trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo do semestre na aula de Educação, Ciência, Trabalho e Tecnologia nós tivemos discussões bastante interessantes e importantes que envolviam assuntos que são trazidos desde antigamente e permanecem em nossas vidas até o cotidiano. Levando essas discussões a diante e considerando os textos disponíveis nós decidimos partir do preceito da ciência fazendo uma ligação entre pontos em comum dos quatro textos. Assim, ao lermos os textos nós pudemos notar que os conceitos de senso comum e senso crítico perpassam e se ligam a noções diversas.
Para tanto vale destacar aqui o que os textos se referem ao que se compreende de senso comum, senso crítico e bom senso. No texto “Pesquisa e construção de conhecimento” se tem uma ideia de que o senso comum não é cientifico, ou seja, ele é um senso que as pessoas aceitam sem discutir, mas ele não é totalmente descartável, pois é através dele que conseguimos organizar a nossa vida com base no que é comum em certo contexto social. Com ele nós não precisamos de formações para compreender e realizar tarefas que são aprendidas de geração a geração, logo ele pode vir a se tornar um facilitador na assimilação de tarefas e pensamentos em comum.
Em relação ao senso crítico, o mesmo texto vai trazer a obra “Senso Crítico”, do autor David Carraher, como embasamento para a discussão. Além de trazer vários pontos de suma importância, é imprescindível apresentar relevantes ensinamentos acerca da formação do senso crítico e da importância de gerar questionamentos, ao leitor, nos mais variados tipos de discurso, como, por exemplo, na educação focando a formação de docentes e discentes questionadores. 
Quando o texto aborda o bom senso ele traz uma relação com a sabedoria, fazendo ligação entre a percepção da realidade que adquirimos com o avanço da idade. A partir disso, o bom senso é definido como: “caracterizado pela percepção simples, mas adequada, da realidade”, enquanto a sabedoria é “De modo geral, correlaciona-se com a idade, caminho natural para acumular e aperfeiçoar a experiência, o que também lhe pode incutir certa tendência conservadora”.

Outros materiais