Buscar

AD1 ED E TRAB - CASSIA JESUS DA SILVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2019.2
Disciplina: Educação e Trabalho
Aluno (a): CASSIA JESUS DA SILVA Matr.:18212080156
Polo: BELFORD ROXO 
 
1ª Questão: No texto de Demerval Saviani (aula1) percebemos que o trabalho é produto das relações humanas, tendo adquirido distintos formatos ao longo da história da humanidade. Disserte sobre o conceito de trabalho, demonstrando a forma que o trabalho adquire na sociedade capitalista. Disserte também como ocorreu a separação entre trabalho e educação, a que objetivos atende e como essa separação se configura na atual sociedade de mercado.
 Para Saviani, o ato de agir sobre a natureza transformando-a em função das necessidades humanas é o que se conhece como o nome de trabalho. Pode-se então, dizer que a essência do homem é o trabalho. A essência humana não é uma dádiva divina ou natural, é produzida pelo próprio homem: um processo histórico. A existência do homem depende de sua própria produção. O homem tem a necessidade de se formar e aprender a ser homem, através de suas próprias descobertas e construção.
 Na sociedade capitalista, podemos perceber que houve uma separação de classes, onde a burguesia como detentora de terras e meios de produção, utiliza a força de trabalho do proletário para adquirir seus lucros. O trabalhador aprendia enquanto trabalhava, e era condicionado à aprendizagem que visava garantir a produção capitalista e lucros da burguesia. A educação intelectual era direcionada apenas a classe dominante, a qual era responsável por governar. Classe essa que tinha como seu sustento a exploração da classe operária como garantia de sobrevivência.
 Com o surgimento das máquinas, as tarefas se tornam mais simples e repetitivas. Através da Revolução Industrial, houve a então necessidade de profissionais capacitados para realizar manutenção, reparos, ajustes, etc. Foram ofertados inicialmente pelas empresas, juntamente com ensino básico, cursos profissionais que visavam suprir as necessidades do processo produtivo, formando profissionais capacitados a realizar as novas tarefas.
 Na sociedade atual, a relação entre educação e trabalho ainda existe com finalidade maior de suprir as necessidades do capitalismo. Com a competitividade hoje existente no mercado de trabalho, criou – se a necessidade de buscar o ensino como forma garantir um emprego melhor, garantindo o sustento das famílias. A educação intelectual, obtida com aprendizagem das ciências humanas, ainda é algo defendido pelo Estado apenas para a classe dominante, enquanto o proletário, deve continuar suprindo as necessidades burguesas e gerando lucro através da exploração de seu trabalho.
2ª Questão: Com base no pensamento de Antonio Gramsci, de que forma a burguesia garante a continuidade da exploração do trabalho assalariado (classe trabalhadora)?
 Para a continuidade da exploração da classe trabalhadora, a burguesia visa garantir hegemonia econômica (detenção dos meios de produção) e hegemonia cultural (influenciais culturais e intelectuais).
 Ao assalariado é garantido, e visto como forma de educação necessária, apenas aquilo que garante que ele desenvolva suas atividades de trabalho. O interesse é baseado apenas na oferta de formação técnica.
 O aumento da desigualdade social ocorre pela falta de interesse do Estado em ofertar uma educação que vise a formação humana, isso é o que garante a exploração da mão-de-obra, financia e dá continuidade ao que é necessário para a manutenção do sistema capitalista. 
3° Questão: Nascimento e Sbardelotto (2008) destacam em seu texto alguns conceitos importantes formulados pelo teórico italiano Antonio Gramsci, cujo pensamento exerceu profunda influência sobre os intelectuais em educação do Brasil a partir da segunda metade do século XX. Com base no texto das aulas 2 e 3, disserte sobre a proposta de educação defendida por Gramsci, apresentando sua finalidade e a diferença da proposta defendida pelos liberais.
 A proposta de educação defendida por Gramsci, era de uma educação unitária, que visasse a formação educacional e a formação profissional sendo garantida da mesma forma para todos, independentemente da classe social ao qual pertenciam. Para Gramsci era essencial que houvesse uma educação capaz de garantir o surgimento de intelectuais na classe trabalhadora, que fossem assim capazes de modificar a estrutura do capitalismo. A finalidade é garantir a superação da alienação do trabalho, construindo uma nova organização política, econômica e cultural, muito diferente da proposta dos liberais que visa o acúmulo de riquezas e na exploração do trabalho. 
 Os liberais defendem uma formação humana, baseada na formação técnica, que é oferecida pelo Estado, visa garantir o lucro da iniciativa privada. Não há oferta de uma educação que garanta a construção crítica ao individuo, para que ele possa desenvolver corretamente seu papel na sociedade.

Outros materiais