Buscar

OK - BENZENDEIRA TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) As mulheres curandeiras tem grande importância no mundo, visto que produzem remédios, chás e óleos que beneficiam a nossa saúde. Escolha um chá, remédio ou óleo produzido por curandeiras e descreva a sua composição com uso de conhecimentos da área de Química referentes à tabela periódica.
Num contexto popular, o chá de Ruta graveolens, conhecida mais como arruda comum ou erva-da-graça é nativa dos Bálcãs. A arruda é uma planta originária da região mediterrânea da Europa. O nome “ruta” é derivado da palavra grega “reuo”, que significa “deixar livre”, devido às suas infindáveis propriedades medicinais. Pertence à família Rutaceae. É um dos mais utilizados por curandeiras, por suas propriedades místicas e espirituais, ganhando diversas possibilidades de inserção desta energia em nossas vidas. Cercada por misticismos, a arruda consiste em uma planta de fácil cultivo, de porte subarbustivo, de ciclo perene, muito ramificado e que se desenvolve formando touceiras de até 1,5 metro de altura. As folhas são compostas por uma série de pequenas folhas alternas, pecioladas, carnosas e de cor acinzentada quando velhas e verde-clara quando novas. Suas flores são pequenas, amarelas e agrupadas em inflorescências do tipo corimbo. O fruto é loculicida, com sementes rugosas e pardas. Entre as mais utilizadas, podemos citar a utilização da planta em seu formato natural, seja em ramos individuais ou cultivados em vasos à porta da frente de casas ou comércios; no entanto, suas funções mágicas também são encontradas e muitos famosas através de banhos de descarrego realizados a partir de seus ramos. A crença afirma seus efeitos contra mau-olhado e, comprovadamente de acordo com a medicina, sua eficácia em ações adstringentes, consegue-se um poderoso extrato contra cólicas, dores de cabeça, piolhos, coceiras e ainda em forma de emplasto para combater a tosse. A arruda sempre foi usada por suas propriedades antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e antioxidantes, calmantes, cicatrizantes e seu óleo frequentemente é usado como fragrância em sabonetes e cosméticos. Internamente, consumida em forma de chá, atua contra ansiedade, inchaço nas pernas, insônia, nevralgia, pneumonia, prisão de ventre entre outras. Devido à sua composição a arruda é conhecida também por ter benefícios para a pele. Na Ruta graveolens (arruda) é composta de óleo essencial (limoneno, pineno, ácido anísico, fenol), flavonoides (rutina, quercetina), hipericina, furanocoumarinas (bergapteno, psoraleno), alcaloides (arborina, fagarina, graveolina), tanino, pectina, colina e ferro. A rutina, é uma substância também conhecida como vitamina P. Ela aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a absorção da vitamina C, um nutriente que também é encontrado na planta. A vitamina C atua na melhora da imunidade e é importante para proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.
2) A benzedeira produtora de garrafada é um dos personagens das diversas manifestações religiosas apresentadas no CENSO de 2010. Em consulta a esses dados, disponível no site do IBGE, podemos observar que os dados são brutos indicando o número de participantes em cada religião para o país e para cada estado. Calcule a proporção (ou porcentagem) de membros de cinco manifestações religiosas escolhidas por você em relação ao tamanho da população do país e apresente seu raciocínio.
No Brasil o ato de curar por meios não tradicionais é recente. Segundo o IPHAN, Patrimônio Imaterial é definido como:
Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). tendo em vista que, nas últimas décadas, as pessoas, associadas a suas atividades sociais e culturais comunitárias, passam a ser reconhecidas, sendo capaz de contribuir para composição e a permanência da tradição e da cultura através de suas experiências de vida. 
Segundo o IBGE de 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. A proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária. A religião Católica Romana com 123.280.172 (65,63%), A Espírita com 3.848.876 (2%), sendo doutrina codificada por Hippolyte Léon Denizard Rivail, pedagogo francês, utilizando pseudônimo Allan Kardec. A doutrina é caracterizada mediante fusão de filosofia, religião e ciência, com busca pela melhor compreensão não somente do universo científico, como também do aspecto religioso. Umbanda – 407.331 (0,2%) A Umbanda é religião heterodoxa brasileira, com evolução do polissincretismo religioso permanente no Brasil; esta evolução foi consequência de várias motivações, a incluir de ordem social, que criaram um culto à feição e moda do Brasil. Candomblé – 167.363 (0,09%) O Candomblé também é popular como Canzuá, sendo religião derivada do animismo africano, com culto aos orixás, voduns ou nkisis, a depender da nação. A origem é totêmica e familiar, trata-se de uma das religiões de matriz africana com mais adeptos, em especial pelo Brasil; O Judaísmo com 107.329 (0,06%) do Brasil, e é uma das 3 principais religiões abraâmicas. A definição do Judaísmo se resume a “religião, filosofia e modo de vida” do povo judeu. A origem é na Bíblia Hebraica, e o Judaísmo é explorado nos textos seguintes, como Talmud, é caracterizado por judeus religiosos como expressão do relacionamento e aliança criada entre Deus com os Filhos de Israel. Ela aparece na lista das maiores religiões do mundo também.
3) No Nordeste conhecemos as famosas benzedeiras: mulheres que
preparam, com base em raízes e plantas medicinais, as garrafadas. A
bebida, cuja fórmula foi derivada das receitas originais do século XVI à
base de vinho, mel e ingredientes secretos, também está presente na
medicina indígena e nos ritos afro-brasileiros. Investigue qual a
manifestação r eligiosa que as benzedeiras da sua região pertencem e,
compare as proporções dess a religião entre o país e sua região, com
base nos dados do CENSO de 2010
3) No Nordeste conhecemos as famosas benzedeiras: mulheres que preparam, com base em raízes e plantas medicinais, as garrafadas. A bebida, cuja fórmula foi derivada das receitas originais do século XVI à base de vinho, mel e ingredientes secretos, também está presente na medicina indígena e nos ritos afro-brasileiros. Investigue qual a manifestação religiosa que as benzedeiras da sua região pertencem e, compare as proporções dessa religião entre o país e sua região, com base nos dados do CENSO de 2010.
A história das benzedeiras e rezadeiras aqui da Bahia, após um minucioso estudo, detectei que algumas são ligadas as religiões que vai desde a católica, candomblé, espírita, umbanda ou judaísmo. Entretanto, mesmo baseadas em cultos ou religiões diferentes, as rezadeiras e benzedeiras seguem os mesmos princípios de humildade, solidariedade, justiça e contato diário com o divino. Em geral as rezadeiras e benzedeiras são solicitadas para prestação de serviços espirituais e muitas vezes são também parteiras, ajudando a trazer vidas para a Terra. Elas promovem a cura de doenças que, no geral, se encontram fora do alcance de tratamento pela medicina atual, e são mestras em afastar o mal, e usam a oração como ferramenta de trabalho. Rezas, chás, banhos são preparados com ramos e plantas, colhidas nos quintais ou arredores de suas casas, pois as benzedeiras possuem muito conhecimento sobre a medicina da terra. Com seu trabalho, elas podem resolver conflitos familiares, bençãos a fazendas e animais, acabar com o poder maléfico de um ambiente,espantar o mau-olhado, quebranto, espinhela caída, cobreiro, febre, tristeza, míngua, ar na cabeça, erisipela e dores em geral. Quebrar feitiços e trabalhos de magia negra. é a força da oração delas e o que trazem no coração que dá a elas êxito nos trabalhos. O benzimento vem da ideia de tentar agraciar outra pessoa com um bem, invocando, por meio da palavra, que um bem aconteça a uma determinada pessoa ou grupo, a partir de uma força não natural. As benzedeiras estão ligadas a cultura popular de cada região, são detentoras de um grande saber religioso que trazem na memória recordações de tudo que aprendeu com seus antepassados.
Segundo Brandão (1980), que talvez a melhor maneira de se compreender a cultura popular seja estudar a religião. Ali ela aparece viva e multiforme e, mais do que em outros setores de produção de modos sociais da vida e dos seus símbolos, ela existe em franco estado de luta acesa, ora por sobrevivência, ora por autonomia, em meio a enfrentamentos profanos e sagrados entre o domínio erudito dos dominantes e o domínio popular dos subalternos.
Consequentemente, as benzedeiras estão presentes na cultura da Bahia e por todo país, com seus costumes arraigados e merecem serem reconhecidas como detentoras de saberes por seu ofício, como representantes do patrimônio imaterial nacional. Segundo os dados IBGE divulgados no Censo 2010 as religiões citadas acima no Brasil perfaz um percentual de 67,01% enquanto na região da Bahia o percentual equivale a 66,82%. A pesquisa do censo revela que a população de benzedeiras da Bahia mantém um percentual bastante favorável para essas religiões.

Outros materiais