Buscar

Aap3 - Legislação Social e Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap3 - Legislação Social e Trabalhista
1) As férias constituem direito irrenunciável do empregado. Mas é possível, todavia, converter 1/3 das férias em abono pecuniário, conforme art. 143 da CLT (BRASIL, 1943). Isso significa que o trabalhador, em vez de usufruir 30 dias de férias, poderia “vender” 1/3 desses dias, gozando apenas 20 dias. Nos 10 dias restantes o trabalhador laborará normalmente, sendo remunerado também por esses dias, que correspondem ao abono pecuniário.
Frederiksen trabalha no departamento financeiro da Matter in Corp S.A. desde 15/09/2010. Completou mais um período aquisitivo em 14/09/2015. Suas férias foram concedidas em janeiro de 2016, iniciando-se no segundo dia do referido mês. Devido à crise, Frederiksen teve que abrir mão de seu roteiro de viagem e aproveitou as férias para fazer um trabalho extra e reforçar o orçamento familiar. Também solicitou à empresa o abono pecuniário e, por isso, voltou a trabalhar dez dias antes do que deveria.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Frederiksen teria até o dia 30/08/2015 para encaminhar o requerimento do abono pecuniário à empresa.
Alternativa assinalada
2) Nos termos do art. 130 da CLT, o trabalhador tem direito a 30 dias de férias, desde que não tenha mais de cinco faltas injustificadas no período aquisitivo, já que a lei exige o requisito da assiduidade para a aquisição do direito às férias, de tal modo que se o empregado apresentar muitas ausências sem justificativas, as férias poderão sofrer redução de dias.
Considere a seguinte hipótese: Após quatro meses do cumprimento do período aquisitivo de férias, o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa em que Helen trabalha notificou-a de suas férias (com 30 dias de antecedência ao início do gozo). Durante o período trabalhado, Helen teve seis faltas não justificadas.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
e) As férias de Helen serão calculadas de acordo com a legislçao e neste caso ela tem direito a 24 dias de férias.
Alternativa assinalada
3) Segundo a legislação trabalhista, todo empregado formal tem direito ao gozo de férias anuais remuneradas com um terço a mais que seu salário normal. Esse é um período de descanso anual, concedido ao empregado que trabalhar 12 meses consecutivos para o mesmo empregador. A finalidade das férias é reduzir e/ou eliminar o estresse físico e mental causado pela rotina de trabalho. Após cumprir o período aquisitivo, a empresa tem 12 meses para efetuar a concessão do direito ao trabalhador.
BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 11. Ed. São Paulo: LTr, 2017.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O pagamento da remuneração relativa às férias deve ser feito até dois dias antes do início do gozo.
II. A empresa poderá conceder o abono de férias a qualquer funcionário (ainda que contratados em regime de jornada parcial) que o solicitar com a devida antecedência.
III. O empregado que tiver dez faltas justificadas durante o período aquisitivo terá direito a 24 dias de férias.
IV. O trabalhador pode requerer o abono pecuniário até 15 dias antes do término do período aquisitivo. 
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
b) I e IV apenas. Alternativa assinalada
4) A forma como o trabalhador deve receber seus vencimentos é regulamentada por determinadas leis, muitas vezes desrespeitadas pelo empregador. Na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por exemplo, está especificado que o salário deve ser pago em espécie, ou seja, em dinheiro e na moeda corrente do Brasil. A regulamentação do pagamento de salários é relativa, inclusive, ao dia e horário. Nesse sentido, a CLT determina que o pagamento dos vencimentos seja em dia útil e no próprio local do trabalho, dentro do horário de serviço ou imediatamente após o encerramento deste, exceto quando é efetuado por depósito em conta bancária.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) O salário deve ser pago ao empregado até o 5º dia útil subsequentemente ao mês trabalhado. Alternativa assinalada

Outros materiais